Página inicial > Últimas Notícias > IFSP Sertãozinho participa de reunião de comissão permanente na Câmara Municipal de Ribeirão Preto

• Publicado: Segunda, 13 de Junho de 2022, 19h13
  • Última atualização em Segunda, 13 de Junho de 2022, 19h13

Comissão de Ciência e Tecnologia, Desenvolvimento Econômico, Relações Internacionais e de Consumo convidaram representantes do APL da Cervejas Artesanais para apresentação das ações

Na tarde do dia 08 de junho a Comissão de Ciência e Tecnologia, Desenvolvimento Econômico, Relações Internacionais e de Consumo, realizou uma reunião com representantes de cervejarias artesanais de Ribeirão Preto e do Instituto Federal de São Paulo, câmpus Sertãozinho. A Mesa foi composta por André Dias, representando o IFSP Sertãozinho, Jean Rodrigues, professor responsável pelo Centro Multidisciplinar de Tecnologia Cervejeira, Augusto Balieiro da Cervejaria Walfänger e Tio Limongi da Cervejaria SP 330 e conduzida pelo vereador e presidente da comissão, Marcos Papa (Podemos).

A história da cerveja em Ribeirão Preto foi apresentada por Balieiro, que destacou que desde 1890 a história da cidade envolve cervejarias importantes, passando pela Antarctica, Cervejaria Paulista, até a primeira artesanal produzida no município, a Colorado. Hoje Ribeirão conta com 11 cervejarias artesanais. Os eventos futuros foram divulgados por Tio Limongi, que citou o South Beer Cup, e o concurso Paulista de Cerveja, cuja intenção é fortalecer a cerveja da região e estado. Também citou outros eventos que serão realizados ainda este ano. O Instituto Federal foi um dos grandes aliados na obtenção do APL Cervejeiro. Segundo Jean Rodrigues, o APL é designado para regiões que tenham certa vocação econômica, desenvolvendo uma cadeia produtiva. E Ribeirão foi avaliado por manter laços de governança, ou seja, uma união entre Instituto Federal, ACIRP, Supera Parque e Sebrae, com um setor bem representado reunindo fornecedores e mão de obra, além do histórico secular do município com a cerveja. Foi citado também por André Dias os diversos projetos de pesquisa desenvolvidos no IFSP Sertãozinho e o investimento realizado pela Secretaria de Desenvolvimento de SP para o apoio às atividades do Centro Multidisciplinar de Tecnologia Cervejeira.

A reunião contou com a presença do vereador e membro da comissão, Mauricio Gasparini (União), representantes da ACIRP, e do suplente do vereador André Rodini (Novo), Emilio Cury e foi transmitida pela TV Câmara e pelo Youtube (https://youtu.be/WLB0_tBm_ic).