Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Estágio
Início do conteúdo da página

Estágio

Publicado: Quinta, 02 de Agosto de 2018, 15h48 | Última atualização em Segunda, 27 de Agosto de 2018, 15h03 | Acessos: 333

A Diretoria Adjunta de Extensão (DAEX) é o setor responsável pelos trâmites relativos aos estágios dos alunos do Câmpus.

Leia atentamente os itens abaixo de acordo com sua solicitação: 

(I) para começar a estagiar; 

(II) para prorrogar o período de estágio; 

(III) para entregar o relatório de encerramento do estágio; 

(IV) para interromper o estágio antes do prazo; ou 

(V) para solicitar aproveitamento de atividades como estágio obrigatório.

 

 

(I) Para começar a estagiar:

 

ANTES DE INICIAR O ESTÁGIO, as documentações deverão ser entregues na DAEX – Sala A 114 e aguardar a aprovação para o início das atividades.

Não será validado, para fins de cômputo de carga horária, qualquer período anterior ao de celebração do Termo de Compromisso.

  • 03 (três) vias do Termo de Compromisso, preenchidas e assinadas pela empresa concedente e pelo estudante; se o estágio for concedido por Agência de Integração, preencher 4 vias;
  • 03 (três) vias do Plano de Atividades de Estágio,preenchidas e assinadas pelo supervisor designado pela empresa concedente (profissional do quadro pessoal da empresa, responsável pela orientação e supervisão do estagiário); caso seja pela Agência de Integração não precisa do plano de atividades, pois este já consta no Termo de Compromisso.
  • 02 (duas) vias do Convênio de Concessão de Estágio (optativo), preenchidas e assinadas pela empresa concedente.

 

Observações:  

  • Caso a empresa concedente não ofereça ao estagiário uma apólice de seguro contra acidentes pessoais, o aluno deverá solicitar junto à DAEX sua inclusão no seguro oferecido pelo Instituto através do preenchimento de Requerimento de Matrícula.
  • O prazo médio para tramitação do processo é de 05 (cinco) dias úteis. Assim que a documentação estiver pronta, o estudante será informado via e-mail, para retirar as vias da autorização para estagiar.

(II) Para prorrogar/renovar um estágio em andamento:

Para prorrogar o período de estágio inicialmente previsto, o estudante precisa entregar na DAEX a seguinte documentação, pelo menos uma semana antes do encerramento do prazo original do estágio.

  • 03 (três) vias do Termo Aditivo de Estágio, assinado pelo estudante, pelo supervisor de estágio da empresa e por mais um funcionário/testemunha da empresa. Caso o estágio tenha sido concedido por uma Agência de Integração, serão necessárias 04 (quatro) vias, devidamente preenchidas e assinadas pela agência, pela empresa e pelo aluno. 

Observações: No Termo Aditivo, a data de início do novo período de estágio precisa, obrigatoriamente, começar no dia seguinte ao final do período original do estágio: ou seja, se seu estágio se encerraria no dia 15, obrigatoriamente o novo período tem que começar no dia 16. Se o período total do estágio exceder 12 meses, é preciso que a empresa indique o período do recesso de 30 dias do estagiário.

(III) Para entregar o relatório de conclusão do estágio

Para concluir o estágio curricular, uma vez cumprida a carga horária obrigatória, é preciso apresentar o relatório de estágio. É importante que o(a) estudante prepare seu Relatório de Estágio ao longo da sua experiência na empresa, e que solicite ao professor orientador o acompanhamento e correção do relatório durante esse período.

O estudante tem o prazo máximo de 01 (um) meses, a contar do término do estágio, para apresentar seu Relatório de Estágio, atendendo aos padrões estabelecidos pelo IFSP.

- Relatório de Estágio (Química) – modelo

- Relatório de Estágio (Automação Industrial/Engenharias) – modelo

Observações:  O prazo médio para tramitação do processo é de 15 (quinze) dias úteis, contados a partir da data de entrega do relatório à DAEX. O estudante será informado via e-mail de eventuais pendências ou da conclusão do processo de avaliação do relatório de estágio.

(IV) Para interromper o estágio antes do prazo

O estudante ou a empresa que decidam rescindir o termo de compromisso de estágio antes do prazo previsto deverão formalizar seu pedido por escrito, entregando a DAEX a seguinte documentação:

  • Termo de Rescisão de Estágio. Se o termo de compromisso de estágio foi realizado via Agência de Integração, o estudante deverá procurar o modelo oferecido pela agenciadora e entregá-lo preenchido a DAEX.

(V) Para solicitar aproveitamento das atividades profissionais

Caso o estudante já trabalhe na área, poderá solicitar a validação do tempo de trabalho como estágio curricular obrigatório.

Somente será permitido como aproveitamento das atividades aquelas exercidas com data posterior ao período de sua habilitação para o estágio obrigatório dentro do curso e com duração igual ou superior à carga horária mínima de estágio.

 

Para fazer a solicitação, o estudante deve apresentar a DAEX:

Em caso de sócio/proprietário de empresa:

  • Cópia do Contrato Social da Empresa
  • Cópia do Cartão CNPJ

 

Em caso de dúvidas sobre qualquer um desses trâmites, entrar em contato com a DAEX, pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou pelo telefone (16) 3946-1177.

registrado em:
Fim do conteúdo da página