Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Estudantes do IFSP Campus Sertãozinho batem novamente recorde nacional e são campeões do Torneio Centauri de Foguetes
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Estudantes do IFSP Campus Sertãozinho batem novamente recorde nacional e são campeões do Torneio Centauri de Foguetes

  • Publicado: Quarta, 11 de Setembro de 2024, 13h03
  • Última atualização em Quarta, 11 de Setembro de 2024, 13h08

A Equipe Aerospace, composta pelos estudantes Hendrus Santos de Souza e Hélio Vinícius Bizio Corrêa, ambos do 3º ano do curso Técnico em Química Integrado ao Ensino Médio, foi a campeã do 3º Torneio Centauri de Foguetes. A equipe alcançou a marca histórica de 537,5 metros com seu lançamento, superando o recorde nacional anterior de 494,7 metros, que também pertencia a eles. Esta é a 3ª vez no ano que a equipe bate o recorde nacional: em maio, eles alcançaram 494,3 metros na Copa Sudeste de Foguetes, em Lavras-MG; no início de agosto, durante a 52ª Jornada Nacional de Foguetes, em Barra do Piraí-RJ, eles atingiram 494,7 metros. Agora, pela 1ª vez na história, um lançamento atinge oficialmente a marca de mais de 500 metros.

img1

A competição foi realizada no dia 31 de agosto em Itapetininga-SP e consistia em construir e lançar obliquamente foguetes a partir de uma base de lançamento, com o objetivo de alcançar a maior distância possível. O foguete é construído pelos estudantes com garrafas PET (descartável ou retornável) e tem como combustível, para o nível 4, uma mistura de vinagre e bicarbonato de sódio em qualquer proporção. Cabe aos estudantes projetar o foguete, aperfeiçoando sua aerodinâmica, estabilidade e massa, bem como melhorar a base de lançamento e a eficiência da reação propulsora.

O estudante Hendrus Santos destacou que o Torneio Centauri foi muito especial, principalmente pelo respeito, cuidado e admiração demonstrados pela comissão organizadora. ‘Agradeço pelo reconhecimento dos nossos esforços e por todo o carinho que recebemos durante o evento. Foi tudo muito bem feito e organizado, foi uma experiência única' comentou Hendrus.

Para o professor de Física, Ailson Cunha, orientador da equipe, o resultado demonstra o trabalho, a dedicação e a consistência da equipe, que mais uma vez superou suas próprias marcas, estabelecendo novos limites para o lançamento de foguetes.

img2

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página