Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Publicações > Câmpus Sertãozinho participa de projeto para uso de leveduras nacionais na fabricação de cerveja
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Câmpus Sertãozinho participa de projeto para uso de leveduras nacionais na fabricação de cerveja

  • Publicado: Segunda, 19 de Setembro de 2022, 09h24
  • Última atualização em Segunda, 19 de Setembro de 2022, 09h25
  • Acessos: 382

A cervejaria do Câmpus Sertãozinho do IFSP participa da produção simultânea das cervejas do projeto Manipueira, junto com outras 40 cervejarias artesanais, para obtenção de receitas nas quais os micro-organismos de cada localidade serão protagonistas. A ideia é que as leveduras tipicamente brasileiras, extraídas da Manipueira, um subproduto da mandioca, destaquem-se no resultado final, que ficará pronto dentro de 12 meses, depois de um longo período de fermentação e maturação.

Os ingredientes básicos de uma cerveja são água, malte, lúpulo e levedura. No projeto Manipueira, as leveduras normalmente selecionadas em laboratório serão substituídas por leveduras e micro-organismos selvagens, presentes na mandioca. A expectativa é obter uma cerveja única, que só pode ser produzida em cada uma das cidades do projeto, e com aromas e sabores próprios (conhecidos como terrois), já que o processo de fermentação também é responsável por conferir essas características.

O projeto é uma iniciativa da Abracerva, Associação Brasileira de Cerveja Artesanal, e conta com a participação de fábricas de dez estados e do Distrito Federal.

Para a produção do Câmpus Sertãozinho, que ocorreu no último dia 14, foi utilizada a Manipueira coletada no assentamento Mário Lago, do Movimento Sem Terra, em Ribeirão Preto.

“Participar de um projeto que envolve cultura e ciência, de forma tão colaborativa, é um privilégio e um aprendizado diário”, afirma o professor Jean Rodrigues, representante do IFSP no projeto. Os alunos do curso técnico em Cervejaria do Câmpus Sertãozinho, João Felipe Bottan e Diego Ilana, também participam da fabricação e, segundo eles, “é uma excelente oportunidade para desbravar o terroir e as leveduras nacionais; o Brasil possui enorme riqueza nessa área e tem tudo para ser uma referência cervejeira”.

“Neste primeiro ano já conseguimos a adesão de mais de 40 fábricas. O projeto Manipueira é um diamante bruto que está sendo lapidado. Ele tende a crescer a cada ano, mas nosso objetivo é, mais do que isso, aprimorar a ideia de cerveja brasileira. Ou melhor, de cervejas brasileiras, já que cada cidade terá a sua própria e única cerveja”, avalia Gilberto Tarantino, presidente da Abracerva.

 

Manipueira
O nome do projeto significa “o que brota da mandioca”, em Tupi. O líquido é extraído na prensagem durante o processo de produção de farinhas e tapioca e é utilizado na culinária do Norte do Brasil. Para o projeto Manipueira, cada cervejaria buscou em sua cidade ou região a manipueira e realizou uma primeira fermentação do líquido para gerar a quantidade necessária de micro-organismos que fermentarão a cerveja.

Abracerva
A Abracerva — Associação Brasileira de Cervejarias Artesanais é uma entidade sem fins lucrativos que atua nacionalmente em defesa dos interesses das cervejarias independentes e do mercado de cervejas artesanais. É a maior entidade do setor em número de associados, representando 800 pequenas cervejarias, brewpubs, bares, distribuidores, fornecedores e profissionais que trabalham diretamente com cervejas artesanais.

Com informações da Abracerva

registrado em:
Fim do conteúdo da página