NEABI-IFSP CÂMPUS SERTÃOZINHO EM BARRINHA
ALUNOS DAS MUNICIPAIS RECEBEM A VISITA DA PROFa. ELISANDRA PEREIRA
*NEABI-IFSP Núcleo de Estudos Afro Brasileiro e Indígena do Instituto Federal de São Paulo
De 24 a 29 de agosto, alunos das escolas municipais de Barrinha receberam a visita da professora Elisandra Pereira para um bate-papo cheio de muito conhecimento sobre a história africana. Nesse encontro teve a contação da história de Sundiata Keita - o Rei Leão do Mali, teve amarração de turbantes, discussão sobre racismo e cotas raciais. E, teve também a presença dos bonecos negros Malaika, Kamau e Ashanti que foram bem acolhidos pelos alunos. Nessa atividade, alunos de diferentes fases escolares - da educação infantil ao nono ano do ensino fundamental - aprenderam sobre a sabedoria, a riqueza, a inteligência, a tecnologia e a beleza do povo negro e do continente africano antes da invasão por países europeus. Percebeu-se nessa atividade, que o fato de conhecerem a história de um rei africano, cuja pele é negra retinta, foi algo surpreendente e que encantou alunos de diferentes idades, esse detalhe da cor da pele Sundiata Keita associada à sua grande história, o estimulou alunos negros a se identificarem como negros, e até mesmo, identificarem o pai ou mãe como sendo negro/a, se percebeu a importância de referenciais positivos para a construção da identidade étnica de negros/as desde a infância. Conhecer o significado e poder usar um turbante, também foi uma emoção diferente para os alunos. Discutir racismo e permitir que os alunos expressassem sobre como isso tem afetado o cotidiano. Também foi fundamental compreenderem a importância da Lei de cotas raciais para o ingresso no ensino superior público. O resultado positivo dessa atividade pode ser percebido, seja pela reação dos alunos, como também pelos bons comentários vindo de seus pais, no dia seguinte. E para os professores participantes do curso de formação, pois puderam ver o resultado do trabalho que vem desenvolvendo com esses alunos.
Essa atividade faz parte da segunda fase do Curso de Formação para o Ensino das Relações Étnico-Raciais: etnia negra - em cumprimento a Lei 10639/2003, que vem sendo ofertado aos professores da rede pela Secretaria Municipal de Educação de Barrinha desde o mês de março deste ano. Esse curso, desenvolvido e ministrado pela professora Elisandra Pereira, sob a coordenação da Profa. Marília Guimarães Pinheiro, é resultado de um acordo de cooperação selado entre a Secretaria Municipal de Educação de Barrinha, através de seu Secretário Marcos André Goulart, e o Instituto Federal câmpus Sertãozinho pelo Diretor de câmpus Eduardo André Mossin.
O município de Barrinha – SP, se destaca não só por oferecer um curso de formação para o ensino das relações étnico-raciais: etnia negra - em cumprimento a Lei 10639/2003 a professores da rede municipal, mas também, por ser um dos poucos a estabelecer como feriado municipal o dia 20 de novembro – Dia da Consciência Negra.
Redes Sociais