VI Colóquio de Pesquisa e Extensão do IFSP – Campus Sertãozinho
Em 2025, teremos o VI Colóquio de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFSP - Campus Sertãozinho. Este ano, também receberemos resumos de projetos de ensino.
As apresentações ocorrerão na sexta dia 24/10/2025 à partir das 8h30, seguindo locais das sessões abaixo:
PESQUISA E INOVAÇÃO
Computação 1: Sala A202
Mediador: Eduardo André Mossin
|
Título do trabalho |
|
CONTAGEM DE OVOS AUTOMÁTICA EM IMAGENS DE POSTURAS DE SPODOPTERA FRUGIPERDA COM VISÃO COMPUTACIONAL |
|
DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DA EXECUÇÃO DE UDFBS O-PAS |
|
IMPLEMENTAÇÃO DE UM MODELO DE LINGUAGEM DE GRANDE ESCALA PARA ANÁLISE DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA DO IFSP SERTÃOZINHOIMPLEMENTAÇÃO DE UM MODELO DE LINGUAGEM DE GRANDE ESCALA PARA ANÁLISE DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA DO IFSP SERTÃOZINHO |
|
SISTEMA AUTOMATIZADO PARA MONITORAMENTO DE CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA USANDO OPTICAL CHARACTER RECOGNITION |
|
SISTEMA DE CONTAGEM DE OVOS AUTOMÁTICA EM POSTURAS DEA DIATRAEA SACCHARALIS USANDO VISÃO COMPUTACIONAL E APRENDIZADO PROFUNDO |
|
SISTEMA WEB PARA MONITORAMENTO DE ARMADILHAS E GERENCIAMENTO DE IMAGENS TRASMITIDAS VIA GPRS PARA CONTROLE DA DIATRAEA SACCHARALIS NA CULTURA DA CANA-DE-AÇÚCAR |
Computação 2: Sala A204
Mediador: Afonso Celso Turcato
|
Título do trabalho |
|
ARQUITETURA DE CONTEINERIZAÇÃO PARA UDFBS EM SISTEMAS DE AUTOMAÇÃO O-PAS |
|
AVALIAÇÃO DE MÉTODOS RAG EM LLM DE IA GENERATIVA COM DATASHEETS DE EQUIPAMENTO DE INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL |
|
ESTUDO DE TECNOLOGIAS DE TÚNEIS VPN EM REDES DE CONTROLE INDUSTRIAIS: IMPACTOS NO THROUGHTPUT E NO JITTER |
|
ESTUDO DE TECNOLOGIAS DE TÚNEIS VPN EM REDES DE CONTROLE INDUTRIAIS: COMPARATIVO ENTRE OPENVPN E WIREGUARD |
|
Implementação de sequência didática para ensino de programação em cursos de nível médio. |
Ciências: Sala A206
Mediador: Rubens Franscisco Ventrici de Souza
|
Título do trabalho |
|
APRENDIZADO ATRAVÉS DO OLHAR: VÍDEOS SOBRE UNIDADES DE MEDIDAS PARA A INCLUSÃO DE SURDOS NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO |
|
DESENVOLVIMENTO DE COMPUTADOR DE BORDO PARA FOGUETE EXPERIMENTAL DE 1 KM DE APOGEU A COMPETIR NA LASC 2025 |
|
ESPECTROSCOPIA DE INFRAVERMELHO COMO JANELA PARA A VIDA: DETECTANDO BIOASSINATURAS INCONTESTÁVEIS ALÉM DO SISTEMA SOLAR |
|
ESTUDO E DESENVOLVIMENTO DE MOTOR SÓLIDO PARA FOGUETE DE 1 KM DEAPOGEU NA LATIN AMERICAN SPACE CHALLENGE 2025 |
|
PESQUISA DE VIABILIDADE ACERCA DA UTILIZAÇÃO DE FUNGOS EM COMPOSTEIRAS PARA DECOMPOSIÇÃO DE PLÁSTICO |
|
Análise das Propriedades Químicas de Hibiscus Sabdariffa |
Eletrônica/Mecânica: Sala A209
Mediador: Márcio Bender
|
Título do trabalho |
|
ANÁLISE DO IMPACTO DA AERODINÂMICA ESTRUTURAL NA EFICIÊNCIA DE TURBINAS EÓLICAS |
|
CONSTRUÇÃO DE UM KIT DIDÁTICO OSCILOSCÓPIO COM RASPBERRY PI PICO W |
|
INTEGRAÇÃO DE ENERGIA EM TRANSMISSORES COM ILUMINAÇÃO DE FUNDO |
|
INTERFACE DE CONTROLE PARA MOBILIDADE E INTERAÇÃO DIGITAL BASEADA EM PISCADAS E MOVIMENTOS DA CABEÇA |
|
INVESTIGAÇÃO DAS PROPRIEDADES MECÂNICA, TRIBOLÓGICA E MICROESTRUTURAL DO AÇO AISI M2 PRODUZIDO POR DED-LB: EFEITO DA POTÊNCIA DO LASER |
|
MONITORAMENTO DA COMPACTAÇÃO DO SOLO EM PLANTAÇÕES A PARTIR DE SENSORIAMENTO E PROCESSAMENTO DE DADOS. |
|
PROTÓTIPO DE SISTEMA FOTOACÚSTICO COM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA AVALIAÇÃO NÃO INVASIVA DA OXIGENAÇÃO CEREBRAL EM NEONATOS |
Humanas: Sala A210
Mediador: Giovana Siqueira Príncipe
|
Título do trabalho |
|
ANÁLISE DE PARATAXES NO CORPUS RODA VIVA |
|
Aprender a ensinar em contextos multiculturais: a experiência dos licenciandos em letras no PLA/PBFOL |
|
Estudo do gênero Fanfic para a sala de aula |
|
Evolução dos Cursos Superiores de Tecnologia no Eixo Gestão e Negócios no Brasil: Análise Comparativa entre Presencial e EAD (2013-2023) |
|
Narrativas e memórias tecendo a trama do Festival Estudantil de Teatro do Instituto de Educação de Ponta Grossa-PR (FETIE) |
|
O GÊNERO TEXTUAL LETRAS DE MÚSICAS COMO RECURSO METODOLÓGICO PARA PROFESSORES DA LÍNGUA INGLESA |
|
Percurso de Desafios Enfrentados pelos Cotistas dos Cursos de Licenciatura em Letras no IFSP, Campus Sertãozinho |
|
Presença de autores transgêneros em equipamentos culturais literários do município de Sertãozinho-SP |
|
Uma perspectiva sobre cursos superiores de tecnologia: o eixo Gestão e Negócios conforme o Censo da Educação Superior do Brasil. |
EXTENSÃO
Direitos Humanos e Justiça Sala A212
Mediador: Juliana Piunti
|
Título do trabalho |
|
A EXPRESSÃO DA EDUCAÇÃO POPULAR COM O CURSINHO PRÉ-VESTIBULAR PROF. ANTÔNIO LUÍS ZORZETTO (ZIZO) |
|
Ações educativas para promoção dos direitos humanos, igualdade. Étnico-racial e de gênero |
|
ENTRE GRADES, PALAVRAS, SEMELHANÇAS E ENFRENTAMENTOS: DISCUSSÕES SOBRE CLASSE. RAÇA E GÊNERO A PARTIR DA OBRA DE CAROLINA MARIA DE JESUS |
|
Manutenção Mecânica Social |
|
Ministrando oficinas de inclusão social e marketing digital para a melhor idade |
|
PROJETO COMITÊ E BALARDIN: DIÁLOGOS EDUCATIVOS PARA PROMOÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS |
|
Relato de Experiência de ação de Curricularização da Extensão no Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos: Mutirão de Declaração de Ajuste Anual de Imposto de Renda da Pessoa Física (DIRPF) |
Cultura Sala A211
Mediador: Ailson Vasconcelos da Cunha
|
Título do trabalho |
|
Ciência e Arte no CEU |
|
Ensino e Divulgação da Ciência Através da Dança e da Música |
|
EQUIPES OLÍMPICAS E SEU IMPACTO NO DESENVOLVIMENTO ACADÊMICO NO CAMPUS SERTÃOZINHO |
|
PROJETO DE EXTENSÃO INSTITUTO MAIS |
|
SOB O CÉU DE SERTÃOZINHO: UNINDO CIÊNCIA E ARTE POR MEIO DA ASTRONOMIA E ASTRONÁUTICA |
|
Um novo mundo: aprendendo e divulgando astronomia e dança |
Educação 1 Sala A201
Mediador: Andréia Dias Ianuskiewtz
|
Título do trabalho |
|
CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO: CURSO DE INGLÊS PARA A TERCEIRA IDADE COMO UM ESPAÇO PARA A EXPRESSÃO E A DIVERSÃO |
|
DA IMPLEMENTAÇÃO À CONSOLIDAÇÃO: A TRAJETÓRIA DO CENTRO DE LÍNGUAS (CELIN) DO IFSP CAMPUS SERTÃOZINHO |
|
EXPERIÊNCIA DOCENTE E INTERNACIONALIZAÇÃO: LICENCIANDOS INICIANTES NOS PROJETOS PLA E PBFOL EM REDE |
|
EXTENSÃO E INTERNACIONALIZAÇÃO NO IFSP: O PROTAGONISMO DISCENTE NO PROJETO PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL EM REDE |
|
Formação docente e prática intercultural: a experiência dos monitores no projeto PLA em rede |
|
RELATO DE EXPERIÊNCIA: VIVÊNCIAS COMO PROFESSORA DO CENTRO DE LÍNGUAS (CELIN) |
|
The Olympic Games CeLin 2025 |
Educação 2 – Sala A203
Mediador: Jean Rodrigues da Silva
|
Título do trabalho |
|
APOIO AO CPL DE CERVEJAS ARTESANAIS DA REGIÃO DE RIBEIRÃO PRETO |
|
EXTENSÃO E FORMAÇÃO DOCENTE: PRÁTICAS INTERCULTURAIS NO PROJETO PBFOL EM REDE |
|
IFSP de Portas Abertas |
|
PROJETO DE EXTENSÃO DO GRUPO PET |
|
PROJETO DE EXTENSÃO DO GRUPO PET: DESPERTAR PARA A CIÊNCIA |
ENSINO
Observação – Sala A205 *Atualizado
Mediadoras: Maria Beatriz Gameiro Cordeiro, Rozângela Nogueira de Moraes e Lucimar Aparecida Moreira
|
Título do trabalho |
|
Um olhar sobre as aulas de gramática observadas no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) |
|
PIBID EM AÇÃO: TRILHA DA MALALA |
|
PROGRAMA DE BOLSA DE INCENTIVO À INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) E A PLATAFORMIZAÇÃO DO ENSINO ESTADUAL |
|
EDUCAR PELO ENCANTAMENTO: O FOLCLORE BRASILEIRO COMO EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO NO PIBID |
|
PALAVRAS EM CONSTRUÇÃO: Mapeando a escrita para promover o letramento |
|
RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PIBID: TRABALHANDO DIFERENÇAS E IDENTIDADES A PARTIR DA LEITURA DE ‘O PEQUENO PRÍNCIPE PRETO’ |
|
UMA ABORDAGEM TEÓRICO-PRÁTICA DE PROCESSOS ENDO E EXOTÉRMICOS NO ENSINO DE QUÍMICA |
|
O Impacto das Práticas Pedagógicas do PIBID na Aprendizagem dos Alunos do Ensino Médio |
|
A Modelagem Molecular como Estratégia Didática no Ensino de Conceitos Químicos |
Regência – Sala A207 *Atualizado
Mediadoras: Paulo Sérgio Calefi
|
Título do trabalho |
|
RELATO DE APLICAÇÃO: KAHOOT DE GRAMÁTICA NO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
|
Mapeando saberes: a caça ao tesouro como proposta dinâmica e pedagógica |
|
Reações de oxirredução no cotidiano: uma abordagem experimental no ensino de química |
|
O ESTUDO DO PH E A ACIDIFICAÇÃO DOS OCEANOS |
|
Monitoria de Língua Inglesa |
|
EXPERIMENTAÇÃO INVESTIGATIVA E MAIS MENINAS NAS CIÊNCIAS EXATAS E ENGENHARIAS |
|
MONITORIA EM MATEMÁTICA NO CAMPUS SERTÃOZINHO |
O evento seguirá o cronograma abaixo, com apresentações dos RESUMOS no dia 24 de outubro de 2025. Os anais do colóquio são publicados no site do campus no final do ano, com número de ISBN.
|
CRONOGRAMA |
|
|
DATA |
ATIVIDADE |
|
13/10/2025 |
Prazo máximo para inscrição e submissão do resumo |
|
17/10/2025 |
Envio de respostas sobre as avaliações e aceites dos resumos |
|
21/10/2025 |
Submissão da versão final, caso solicitado alterações |
|
24/10/2025 |
Apresentações orais do VI Colóquio de Pesquisa e Extensão do IFSP durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia |
Alunos que estão executando projetos de ensino, pesquisa e/ou extensão são incentivados a enviar o resumo (máximo 400 palavras / 1 página).
A submissão de trabalho poderá ser realizada até 13 de outubro/2025, pelo link:
https://forms.gle/Z4L8NdBBXusqNuUVA
Modelo do Resumo
https://docs.google.com/document/d/1nZ8B7OR6bbT5mfangMeoZhmodcMEUwbM9kOt6Wp2t_Y/edit?usp=sharing
Modelo para apresentação
https://docs.google.com/presentation/d/19YEusUM_XO4_tAHfa0JAEuMIbiw672wHUOQm5hvJs5E/edit?usp=sharing

Redes Sociais