Estudantes do IFSP Campus Sertãozinho participam da Jornada Nacional de Foguetes
Os estudantes Davi de Souza, José Ardenghi, Vinícius Sá (do curso Técnico em Química Integrado ao Ensino Médio), Liriel Ferreira, Lucas Matos e Pedro Bondezan (do curso Técnico em Automação Integrado ao Ensino Médio) representaram o IFSP Campus Sertãozinho na 64ª Jornada Nacional de Foguetes, realizada agora em dezembro, na modalidade de propelente sólido (nível 5). Esta foi a primeira vez que o campus competiu nessa categoria, já que anteriormente participava da modalidade de propulsão com vinagre e bicarbonato de sódio.
A competição consiste em construir e lançar, obliquamente, foguetes, a partir de uma base de lançamento, o mais distante possível. Na modalidade de propelente sólido, os foguetes são desenvolvidos pelos estudantes a partir de materiais leves, como canos de PVC, garrafas PET, papel ou impressão 3D, utilizando como combustível uma mistura específica de glaçúcar (açúcar de confeiteiro) e fertilizante à base de Nitrato de Potássio (NPK: 12–00–45), conforme as orientações da organização. O desafio inclui o aperfeiçoamento da aerodinâmica, estabilidade, massa do foguete, além da otimização da base de lançamento e da eficiência da reação propulsora.
Realizada entre os dias 9 e 12 de dezembro em Barra do Piraí (RJ), a Jornada Nacional de Foguetes integra a Mostra Brasileira de Foguetes (MoBFog), promovida anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB), com apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A MoBFog visa incentivar o interesse dos jovens pela Astronáutica, Física, Química, Astronomia e Engenharia Aeroespacial.
Durante o evento, os estudantes participaram de palestras, oficinas de construção de foguetes e apresentaram seus projetos para a competição. Nos lançamentos, os alunos formaram duplas e alcançaram resultados expressivos, conquistando três troféus: Liriel Ferreira e José Ardenghi, com um lançamento de 255 metros; Davi de Souza e Lucas Matos, com 243 metros; e Pedro Bondezan e Vinícius Sá, com 225 metros.
A estudante Liriel Ferreira destacou o impacto do evento: "Foi uma grande oportunidade. Além das palestras e oficinas, o conhecimento adquirido nas conversas e trocas de experiências é o que realmente vale a pena e nos motiva a continuar." Para Lucas Matos, participar da Jornada de Foguetes foi "incrível", pois permitiu expandir horizontes e fortalecer sua paixão pela ciência.
O professor de Física Ailson Cunha, orientador dos estudantes, elogiou a participação do grupo: "Foi um excelente evento, com uma ótima estreia do campus nesta modalidade. A experiência trouxe muito aprendizado e abrirá novas oportunidades para os estudantes."
A participação dos alunos na 64ª Jornada Nacional de Foguetes reafirma o compromisso do IFSP Campus Sertãozinho com o desenvolvimento científico e a formação de jovens talentos na área de tecnologia aeroespacial e inovação.
Redes Sociais