Estágio Supervisionado
O estágio no curso de Licenciatura em Química objetiva o aprendizado de saberes próprios da atividade docente na educação básica e a contextualização curricular, objetivando o desenvolvimento do educando para a vida cidadã e para o trabalho.
O Estágio Curricular Supervisionado (ECS) tem caráter obrigatório para o curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, câmpus Sertãozinho. É um ato educativo supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa propiciar a complementação do ensino e da aprendizagem do licenciado, devendo ser planejado, executado, acompanhado e avaliado em conformidade com a Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008, com a Resolução CNE/CP nº 02 de 2019, e Resolução IFSP nº19/2019, de 14 de maio de 2019.
O estágio curricular supervisionado acontecerá no Curso de Licenciatura em Química do IFSP Campus Sertãozinho a partir do 5o semestre e se estenderá até o último semestre. O Estágio terá carga horária de 400 horas de atividades com o(s) professor(es) Supervisor(es) de Estágio da escola em que se efetivará o estágio. O aluno-estagiário deverá cumprir cada etapa do Estágio Supervisionado (1, 2, 3 e 4), sucessivamente no 5°, 6° 7° e 8° períodos, cada um correspondendo a 100 horas.
A cada semestre, o estágio promoverá a articulação entre os assuntos tratados nos componentes curriculares, principalmente os de natureza pedagógica e, em específico, os de instrumentação:
5° semestre - Instrumentação do Ensino de Ciências; Política, Organização e Gestão da Educação;
6° semestre - Instrumentação para o Ensino de Química; Fundamentos da EPT e da EJA;
7° semestre - Metodologia para o Ensino de Química 1; Libras; Atividades de Extensão 2;
8° semestre - Metodologia para o Ensino de Química 2; Atividades de Extensão 3.
Desta forma o Estágio articula as aulas teóricas do Curso, a vivência profissional e as atividades de extensão, sempre mediados pelo professor responsável pelos componentes curriculares articuladores, pelo professor orientador de estágio nos horários de orientação coletiva e individual, e pelo professor supervisor da unidade de ensino externa. O Coordenador de Estágio do câmpus será responsável por coordenar a tramitação dos documentos do estágio e seus arquivos, conforme organograma vigente do câmpus.
Os principais critérios de avaliação são os relatórios referentes a cada período de estágio. Cada período de estágio será registrado no Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP) com os seguintes documentos: termo de compromisso, plano de atividades, relatório de atividades com termo de realização e avaliação de cada etapa do estágio.
A carga horária de atividades no campo de estágio estará distribuída ente o conhecimento do contexto escolar e do cotidiano da sala de aula (observação e reflexão), a elaboração e aplicação de projeto de atuação pedagógica, com efetiva prática docente (regência), e todas as atividades em que o estagiário se coloca como um colaborador no desenvolvimento das ações dos professores (intervenção/participação). As atividades a serem realizadas em cada etapa do Estágio Supervisionado, bem como a carga horária estimada para estas atividades são apresentadas nos quadros 8, 9, 10 e 11 no PPC do curso de 2023 disponível aqui na página.
Para obter informações da tramitação do estágio e quais documentos necessários entre em contato com a Coordenação de Estágio do campus pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..
Pesquisa
Pesquisadores / Pesquisas realizadas no Curso de Licenciatura em Química:
- Dr. Francisco de Araújo Silva
Docente da área de Química dos Materiais e Superfícies Supramoleculares; Docente da área de Ensino de Química e Educação Profissional e Tecnológica
Projeto 1: Síntese de diimidas naftálicas para aplicações em dispositivos eletrônicos diversos;
Projeto 2: Uso de clickers em sala de aula para a promoção da avaliação contínua do processo de ensino e aprendizagem.
Projeto 3: Construção de produtos educacionais diversos voltados à Educação Profissional e Tecnológica.
- Dr. Jean Carlos Rodrigues da Silva
Formação: Biólogo, doutor em bioquímica.
Linha de pesquisa atual: biotecnologia na produção de cervejas especiais
Projetos atuais: produção e caracterização de cervejas utilizando matérias-primas não convencionais; reaproveitamento de resíduos.
Link para o lattes: http://lattes.cnpq.br/6336836768530152
Docente da área de Educação/Pedagogia
Pesquisa: Epistemologias da formação de professores; políticas públicas na formação de professores; interfaces entre filosofia e psicologia na/para a educação.
Projetos atuais: Epistemologias das diretrizes curriculares para a formação de Professores;
Análise dos dados do Enade 2021 das licenciaturas: quem são e como são os futuros professores.
- Dra. Michele Cristine da Cruz Costa
Linhas de Pesquisa: - Formação de Professores; - Concepções Curriculares; - Concepções Pedagógicas; - Políticas Educacionais e Neoliberalismo; - Histórias das Ideias Pedagógicas
- Profa Me. Andréa dos Santos Lopes
Linhas de Pesquisa:
Grupo de Estudo: Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional -GREPPE/USP (Ribeirão Preto)
- Gestão Educacional e processos de privatização na Educação Básica;
- Políticas Públicas e Organização do Trabalho Educacional.
Grupo de Estudo: Estratégias e Metodologias de Ensino de Língua – EMEL (IFSP)
- Língua, literatura e ensino.
Link para o Lattes: CV: http://lattes.cnpq.br/4432692821431854
- Dr. Rubens Francisco Ventrici de Souza
Linhas de Pesquisa:
- Síntese, caracterização e estudo das propriedades antioxidantes de complexos contendo flavonóides e íons metálicos
- A importância das aulas experimentais para o ensino de química
- Avaliação da atividade antioxidante de extratos de plantas medicinais brasileiras
- Dra. Riama Coelho Gouveia
Projetos de Pesquisa em Andamento
Recursos educacionais, metodologias e estratégias de ensino e aprendizagem para a Educação Profissional e Tecnológica.
Síntese e caracterização de nanoestruturas
Extensão
- Dra. Riama Coelho Gouveia
Título: Ciência e Arte
Descrição: Desenvolvimento de atividades de divulgação científica envolvendo diferentes formas de expressão artística.
- Me. Andréa dos Santos Lopes
Título: “Acessibilidade e políticas inclusivas para atividades de extensão em cervejaria”
O curso tem o objetivo de promover estudos e ações de extensão que promovam ações inclusivas e promovam o desenvolvimento de Tecnologias Assistivas para Pessoas com Deficiência. As ações a serem desenvolvidas se darão por meio da organização de documentos e dados biográficos, documentais e resultados de atividades de campo; apoio a promoção eventos de extensão como cursos, confecção de cartilhas adaptadas, palestras, visitas técnicas e dias de campo sobre tecnologia cervejeira e apoiar as atividades de extensão promovidas junto ao curso Técnico em Cervejaria promovendo a inclusão de pessoas com deficiência.
Título: Curricularização da Extensão no CST em Gestão de Recursos Humanos 2023 (Câmpus Sertãozinho)
O projeto "Curricularização da Extensão no CST em Gestão de Recursos Humanos 2023 (Câmpus Sertãozinho)" tem por objetivo principal iniciar a implementação da Curricularização da Extensão no Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos do Câmpus Sertãozinho do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), a partir da aproximação da comunidade acadêmica, composta por docentes e discentes do curso, com a comunidade externa ao IFSP, de modo a permitir, face à natureza do curso, à preparação / capacitação inicial para inserção no Mercado de Trabalho, como também a aproximação de instituições empresariais, para auxílio nos processos de Gestão de Pessoas.
Título: “LIBRAS para a comunidade” (Centro de Línguas do IFSP – Campus Sertãozinho – CeLin)
O CeLin é um projeto vinculado ao Curso de Letras do IFSP - Câmpus Sertãozinho desde 2016, cujo objetivo principal é ofertar cursos de línguas à comunidade interna e externa e possibilitar que os discentes do curso pratiquem os conhecimentos desenvolvidos na graduação. Em 2023, o CeLin está ofertando o Curso “Libras para a Comunidade” que objetiva propiciar que todos os interessados da comunidade interna e externa possam adquirir o conhecimento básico da Língua Brasileira de Sinais, a LIBRAS, e tenham acesso à cultura e identidade da comunidade surda.
Residência Pedagógica
A Residência Pedagógica é um programa da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC) que visa proporcionar aos discentes dos cursos de licenciatura sua inserção no cotidiano das escolas públicas de educação básica. Para o desenvolvimento dos projetos institucionais de iniciação à docência, o programa concede bolsas aos licenciandos, aos professores das escolas da rede pública de educação básica e aos professores das Instituições de Ensino Superior (IES). Os alunos participantes do projeto poderão ser bolsistas ou voluntários.
O programa é realizado em 3 módulos de 6 meses, totalizando-se 18 meses. Neste momento a Residência Pedagógica em Química no Curso de Licenciatura em Química do IFSP câmpus Sertãozinho conta com a seguinte equipe (Projeto válido para o período de outubro de 2022 até março de 2024:
- Escolas de atuação: E.E. Profª Nicia Fabiola Zanutto Giraldi e IFSP campus Sertãozinho
- Orientador: Prof. Dr. Francisco de Araújo Silva
- Preceptores: Prof. Ana Paula Rodrigues e Prof. Rubens Francisco Ventrici de Souza
- Residentes:
Adriano Bressan
Andrey Rucinato
Beatriz Santos
Brenda Stevanato
Caroline Costa
Emanuel Pimenta
Felipe Costa
Gabriela Cristina Porfírio
Gustavo Baleeiro
Rayssa Conti
Raul Morales
Tiago Pestrini
Pibid
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é um programa do Ministério da Educação (MEC) que visa proporcionar aos discentes dos cursos de licenciatura sua inserção no cotidiano das escolas públicas de educação básica. Para o desenvolvimento dos projetos institucionais de iniciação à docência, o programa concede bolsas aos licenciandos, aos professores das escolas da rede pública de educação básica e aos professores das Instituições de Ensino Superior (IES). Os alunos participantes do projeto poderão ser bolsistas ou voluntários e para ser admitido no programa, o aluno não poderá ter concluído mais de 60% da carga horária do curso de licenciatura.
São alguns dos objetivos do programa:
- Incentivar a formação de docentes para atuarem na educação básica, contribuindo para a valorização do magistério;
- Contribuir para a formação de professores da rede pública;
- Inserir o licenciando no cotidiano da escola para que ele participe ativamente do desenvolvimento de novas metodologias de ensino, integrando teoria e prática;
- Melhorar a qualidade da educação básica pública.
Atualmente, o PIBID da Licenciatura em Química do câmpus Sertãozinho conta com a seguinte equipe:
Escolas-campo: “E. E. Profa. Dolores Belém Novaes” e “E.E. Prof. Bruno Pieroni”
Coordenadora de área: Profa. Dra. Lucimar Aparecida Moreira
Professores Supervisores: Fabiane Elidia Dias e Rafael Pasqualini Schincariol
Alunos bolsistas:
Ana Beatriz da Silva Felix
Ana Laura Damasio Batista
Ezequiel Cauan Teixeira
Gabriela Cintra Barbosa
Gabrielly Mendes Simões
Hudson Lazaro Costa Santos
Ísis Laura Ferreira Braz
Karine de Sousa Silva
Letícia Cristina de Souza Gonçalves
Luana Beatriz Ferreira
Matheus Artibale Giolo Pereira
Sabrina Luz dos Santos
Tainara Pereira Francisco
Thaís Fernanda de Oliveira
Victor Dreger Manaf
Weverton da Silva Santos
Maiores informações poderão ser solicitadas por meio do e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
PET
PET - PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL
Como funciona o Programa de Educação Tutorial?
A estrutura do PET é composta por um professor tutor, 12 bolsistas em diferentes semestres do curso de licenciatura em química, além de 6 alunos voluntários. Sua entrada se dá por meio de seleção via edital.
O que faz o grupo PET?
As atividades desenvolvidas pelo grupo devem estar relacionadas com a tríade Ensino, Pesquisa e Extensão, procurando enfatizar a indissociabilidade desses três parâmetros, assim como poder atuar junto ao curso de graduação no qual está vinculado na melhoria da qualidade do ensino.
Nosso objetivo:
O PET tem como objetivo principal desenvolver ações que promovam uma formação ampla e de qualidade aos alunos envolvidos direta ou indiretamente em ações juntamente a comunidade interna e externa.
Nossa função:
O grupo está inserido em uma ação de melhoria do curso juntamente com a coordenação, visando a excelência acadêmica. Como decorrência desta interação PET-Coordenação, as ações estão correlacionadas de acordo com o plano gestor e as atividades do PET para a graduação. O processo de construção coletiva, sempre ponderando e permitindo a participação dos alunos na tomada de decisão, sem dúvida é uma característica marcante na metodologia seguida pelo grupo.
Nosso grupo atualmente é composto pelos alunos bolsistas e voluntários:
Bolsistas/2023 Voluntários/2023
Amanda Fernandes da Silva
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Diego Matheus
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Ana Carolina Matias Matrangolo
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Taís Vitória Junqueira
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Carolina Verônica Hayashi
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Edna Silva de Padua
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Gabriela Maria Despirito
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João Vitor da Silva Duarte
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Maria Eduarda Marim
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Mariana Polegato
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Mayla Carolina Botelho dos Santos
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Pércia Francislaine Carrile Oliveira Batista
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Rayssa Vendrusculo Conti
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Stefanie Danelon de Carvalho
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Ficou alguma dúvida?
Caso queira saber mais sobre nosso grupo PET entre em contato pelo nosso e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. e no sigam em nossas redes sociais @petquimicasrt.
Monitorias
Os projetos de ensino relacionados às monitorias de física, química e matemática têm como objetivo a solução de dúvidas e o auxílio a estudantes com dificuldades nestas disciplinas, bem como o suporte às aulas de Laboratórios de Física e Química. Os horários de atendimento das bolsistas, no ano de 2023, são:
Monitoria de Física
Manhã: Segunda, terça e quarta, das 8h às 11h e das 12h às 13h e sexta-feira, das 8h às 11h; Maria Júlia Akemi.
Tarde: Terça, quinta e sexta, das 13h às 18h; Ana Luísa Rocha.
Monitoria de Química
Manhã (Alice Alves Romeu)
Terça 07:00 - 10:00
Quarta 07:30 - 12:00
Quinta 07:00 - 12:00
Sexta 09:30 - 12:00
Tarde (Ana Paula de Moraes Candido da Silva)
Segunda 13:00 - 15:30
Terça 14:00 - 18:00
Quarta 13:00 - 15:00
Quinta 14:30 - 17:00
Sexta 14:00 - 18:00
Monitoria em Matemática para o Ensino Superior
O projeto conta com um aluno como monitor de matemática que fica disponível na escola (Biblioteca) 15 horas por semana para auxiliar os alunos que estejam com dúvidas e/ou dificuldades com as disciplinas relacionadas à Matemática.
Monitor: João Pedro Galvão Gomes
Contato: (16)991733137 ; O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Segunda a Sexta-feira: 16h às 18:30
Terça e Quinta-feira: 12h às 15:45h
Plano Gestão do Coordenador
Plano de Gestão: Coordenador de Curso - Licenciatura em Química do câmpus Sertãozinho do IFSP.
DADOS GERAIS DE IDENTIFICAÇÃO
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – Câmpus Sertãozinho
Curso: Curso Superior de Licenciatura em Química
Coordenador: Francisco de Araújo Silva - Vigência da função: 12/08/2021 a 12/08/2023
Formação Acadêmica: Doutorado em Ciências - Química
Período que será implementado o plano: 2022/2 e 2023/1
- Apresentação
O presente documento tem por objetivo traçar e apresentar as ações e medidas a serem desenvolvidas pela Coordenação do Curso Superior de Licenciatura em Química, Câmpus Sertãozinho, durante os anos de 2022 (semestre 2) e 2023 (semestre 1) com vistas ao cumprimento das funções institucionais e constante aprimoramento do curso. Ao final de cada semestre, se necessário, este plano sofrerá alterações que serão igualmente publicadas, sempre corroborada pela anuência do NDE e Colegiado do Curso.
O Curso Superior de Licenciatura em Química, Câmpus Sertãozinho, teve início em 2008 com a entrada da primeira turma no mês de agosto. No 1º semestre de 2022 haverá o ingresso da XV Turma. Atualmente está estruturado da seguinte forma:
− Oferecimento de 40 vagas anuais no período matutino;
− Ingresso por meio do SISU (pode haver alterações), transferência, diplomado, reingresso;
O plano de gestão levará em consideração:
- O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI);
- A Organização Didática dos cursos Superiores;
- O PPC do curso;
- A avaliação da CPA;
- Os critérios de avaliação do ENADE;
- As demais normativas do IFSP e do Ministério da Educação;
- As contribuições de docentes e discentes.
Para o sucesso deste plano de gestão a Coordenação do Curso trabalhará em cooperação com os docentes, discentes, servidores e setores diversos do câmpus, NDE, Colegiado, NAPNE e Diretores.
- Objetivo Geral
Criar e Executar planos e estratégias voltados para o ingresso, a permanência e êxito dos alunos no Curso de Licenciatura em Química do IFSP-Sertãozinho, bem como promover a formação integral.
- Objetivos específicos
- Com o apoio do NDE do curso, bem como os docentes das áreas, atualizar programas de disciplinas, bem como suas bibliografias, a fim de atender melhor os objetivos do curso e o perfil do egresso e obter êxito na avaliação para reconhecimento do curso;
- Elaborar e estruturar replanejamentos semestrais, voltados às necessidades específicas das turmas, focando principalmente nas dificuldades dos estudantes em todos os semestres do curso;
- Fomentar a participação e realização de eventos;
- Incentivar docentes do núcleo específico à inclusão de práticas pedagógicas inovadoras e exitosas nas disciplinas do curso.
- Realizar estudos relacionados à evasão e retenção;
- Ampliar a divulgação do curso;
- Providenciar e manter em ordem a documentação necessária para o reconhecimento do curso feita pelo MEC;
- Ofertar simulados do ENADE, a fim de que se familiarizem com o exame e amadureçam o reconhecimento da importância do índice de efetividade acadêmica;
- Aumentar as atividades de pesquisa, ensino e extensão por meio de projetos e eventos;
- Realizar o encaminhamento dos alunos que precisarem de auxílio do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (NAPNE);
- Promover reuniões de cunho formativo aos discentes e docentes;
- Socializar as informações aos alunos via SUAP e e-mail institucional para registro oficial e solicitar a disseminação destas em grupos de Whatspp pelos discentes representantes do curso;
- Estudar os critérios de avaliação do MEC nas RNC’s buscando evidenciar, no curso, as exigências para obtenção de nota 5;
- Fomentar, periodicamente, pesquisas sobre novidades no setor de Química, inovações e exigências no setor de trabalho para o egresso, no contexto profissional de atuação;
- De acordo com os resultados da CPA 2022/2023, mostrar a importância desta para avaliação e melhorias do curso – Pedir à comissão um material instrucional sobre cada indicador/eixo e apresentar aos alunos antes da avaliação;
- Fazer reuniões periódicas com as turmas do curso e/ou representantes do curso/sala para acompanhar as demandas de forma mais eficiente;
- Auxiliar a Comissão de Laboratórios de Química do câmpus Sertãozinho do IFSP;
- Auxiliar a Coordenação do Estágio Obrigatório em suas demandas;
- Realizar o atendimento aos alunos, duas vezes por semana;
- Orientar os alunos na tomada de decisões sobre a matrícula em disciplinas, participação em atividades diversas, como projetos e estágios, e na organização dos estudos.
- Compartilhar informações sobre oportunidades de projetos, bolsas e auxílios diversos: bolsas de extensão, de pesquisa, de ensino, estágios remunerados, auxílio permanência, etc.
- Acompanhar a frequência e o exito dos alunos através dos diários das disciplinas.
- Realizar encaminhamentos ao setor Sociopedagógico quando necessário, a partir do monitoramento de vulnerabilidades (social, pedagógica, psicológica, etc).
- Garantir a realização das reuniões ordinárias e extraordinárias do Núcleo Docente Estruturante
(NDE) e do Colegiado;
- Organizar os processos e participar das bancas de Extraordinário Aproveitamento de Estudos;
- Promover reuniões de cunho pedagógico para o acompanhamento do Curso;
- Gerir o banco de dados com informações dos alunos egressos do Curso;
- Estruturar e atualizar a página do curso no site do Câmpus Sertãozinho do IFSP.
NDE/Colegiado
O Núcleo Docente Estruturante (NDE) constitui-se de um grupo de docentes, de elevada formação e titulação, com atribuições acadêmicas de acompanhamento, atuante no processo de concepção, consolidação e contínua avaliação e atualização do Projeto Pedagógico do Curso, conforme Resolução Normativa IFSP 01/2022, de 08 de março de 2022, que regulamenta a constituição, as atribuições, o funcionamento e outras disposições. Atualmente o NDE, designado pela Portaria SRT.IFSP N° 037 de 31 de março de 2023, é constituído por:
Nome do professor
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Titulação
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Regime de Trabalho
|
Andréa dos Santos Lopes
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Mestre
|
RDE
|
Francisco de Araújo Silva
|
Doutor
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RDE
|
Keila Angélica Peron
|
Doutora
|
RDE
|
Paula Garcia da Costa Petean
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Doutora
|
RDE
|
Riama Coelho Gouveia
|
Doutora
|
RDE
|
Rubens Francisco Ventrici de Souza
|
Doutor
|
RDE
|
O Colegiado de Curso é órgão consultivo e deliberativo de cada curso superior do IFSP, responsável pela discussão das políticas acadêmicas e de sua gestão no projeto pedagógico do curso. É formado por professores, estudantes e técnicos-administrativos e todos os membros são escolhidos pelos seus pares por meio de processo eleitoral. A composição atual foi eleita no 1º semestre de 2023 e está designada pela Portaria SRT IFSP N° 072, de 6 de junho de 2023.
Representante Docente
|
Titulação
|
Regime de Trabalho
|
Fabiana Cristina de Freitas
|
Doutora
|
RDE
|
Francisco de Araújo Silva
|
Doutor
|
RDE
|
Gisele Baraldi Messiano
|
Doutora
|
RDE
|
Keila Angélica Peron
|
Doutora
|
RDE
|
Patrícia Pinheiro
|
Doutora
|
RDE
|
Riama Coelho Gouveia
|
Doutora
|
RDE
|
Representante Administrativo
|
Titulação
|
Regime de Trabalho
|
Lilia de Oliveira Marques Terra
|
TAE
|
N/A
|
Representante Discente
|
Titulação
|
Regime de Trabalho
|
Carolina Verônica Hayashi
|
Discente
|
N/A
|
Egressos
O acompanhamento dos egressos é voltado para o processo de conhecimento da realidade profissional e acadêmica, com o intuito de subsidiar o planejamento, a definição e a retroalimentação das concepções pedagógicas, conhecimentos e o processo de ensino, pesquisa e extensão. As ações do curso são orientadas e articuladas com a Política de Acompanhamento de Egressos do IFSP vigente, colaborando para uma cultura institucional de avaliação e monitoramento das ações educacionais.
Dentre as ações de acompanhamento destacam-se a promoção de encontros bienais de alunos egressos com os alunos que estão matriculados no curso, a realização de eventos e cursos de formação continuada e acompanhamento por meios eletrônicos diversos da trajetória destes alunos egressos.
Periodicamente realizam-se pesquisas com os alunos egressos por meio de questionário eletrônico, em formato anônimo, com o intuito de compreender o impacto contínuo do Curso na carreira do aluno e na manutenção do contato com esta rede de alunos.
Outra ação importante é a manutenção de páginas em redes sociais voltadas ao Curso de Licenciatura em Química onde é possível realizar o compartilhamento de informações diversas sobre atividades científicas de formação continuada, oportunidades diversas de empregos, concursos públicos, etc.
Se você é um egresso do Curso de Licenciatura em Química acesse a nossa página @quimica.ifspsrt
Redes Sociais