Campus Sertãozinho do IFSP recebeu a premiação da MECA da Mitsubishi Electric Brasil
Aconteceu ontem, no Campus Sertãozinho do IFSP, a cerimônia de premiação da MECA da Mitsubishi Electric Brasil.
Neste momento de celebração, a equipe vencedora recebeu do Andre Chimura (gerente geral - automação industrial) a premiação de 1° colocado na MECA Mitsubishi Eletric Brasil. Na sua fala Andre destacou a interação positiva com as equipes durante as sessões de suporte e enalteceu a experiência produtiva da competição.
O diretor do campus, professor Paulo Sergio Calefi, destacou que a instituição tem buscado oportunizar espaços e momentos para o aprendizado e desenvolvimento do potencial dos estudantes e servidores.
O orientador da equipe, professor Andre L Dias, que também é diretor de pesquisa no campus, destacou o protagonismo estudantil e empenho de todos para superar os obstáculos que surgiram ao longo da jornada.
Eder Sacconi, diretor da Inova e representante do reitor Silmário Santos, destacou os investimentos sistemáticos da gestão para que os estudantes possam participar de competições (de todos os tipos e modalidades), pois são momentos de aplicação do conhecimento e de intercâmbio e cooperação entre participantes.
Leandro Aparecido Sampaio, engenheiro e pai do estudante Pedro Sampaio, falou representando os familiares e destacou o impacto positivo desta ação e que as instituições envolvidas estão no caminho certo.
A competição, que convidou cerca de 150 instituições, recebeu projetos de mais de 50 delas. Entre os 15 finalistas, quatro eram do IFSP, representando os campi de Bragança Paulista, Guarulhos, São Paulo e Sertãozinho. A MECA envolve instituições de ensino de Engenharia, Automação Industrial e áreas correlatas, desafiando equipes de estudantes a criar soluções inovadoras com produtos da empresa.
O projeto do Campus Sertãozinho, intitulado: “Proposta de Diagnósticos Inteligentes Softsensor para Máquinas Rotativas”, que conta com a equipe composta por Alexandre Bernal, Guilherme Marchi e Pedro Sampaio, orientados pelo professor André Luís Dias, buscou desenvolver um método de remoção de informações de saúde de máquinas rotativas. Utilizando dados da Mitsubishi, o projeto emprega softsensors e tecnologias como Edge Computing e Internet das Coisas para detectar falhas em equipamentos.
No final da competição, os projetos dos campi Sertãozinho e Bragança Paulista empataram tecnicamente. Contudo, por uma diferença mínima, a equipe de Sertãozinho conquistou o primeiro lugar entre os competidores de nível superior.
Ao final da cerimônia os representantes da Mitsubishi foram presenteados com a Manipueira Selvagem, uma cerveja desenvolvida no campus e que tem na sua base a mandioca.
Cerimônia de premiação da MECA da Mitsubishi Electric Brasil, que aconteceu no dia 07 de dezembro, no Auditório 2 do Campus Sertãozinho.
Cerimônia de premiação da MECA da Mitsubishi Electric Brasil, que aconteceu no dia 07 de dezembro, no Auditório 2 do Campus Sertãozinho.
Redes Sociais