Página inicial > Escalas de Trabalho > Últimas notícias > Licenciatura em Letras Câmpus Sertãozinho recebe nota 5 na avaliação do MEC

Licenciatura em Letras Câmpus Sertãozinho recebe nota 5 na avaliação do MEC

• Publicado: Segunda, 29 de Maio de 2023, 18h46
  • Última atualização em Segunda, 29 de Maio de 2023, 18h46

O curso atingiu o nível mais alto de excelência, obtendo nota máxima em todos os quesitos avaliados

O curso de Licenciatura em Letras, Português e Inglês, do Câmpus Sertãozinho do IFSP recebeu a nota máxima na avaliação realizada em 2023 pelo Ministério da Educação (MEC).

A avaliação é realizada a partir de três dimensões: a organização didático-pedagógica, o corpo docente e a infraestrutura; a partir de uma escala que vai de 1 a 5, tendo em vistas a identificação das condições de ensino oferecidas aos estudantes. Receber a nota máxima, portanto, indica ter alcançado nível mais alto de qualidade nos três eixos analisados.

O Câmpus Sertãozinho iniciou a oferta do curso no primeiro semestre de 2017, e já formou três turmas, tendo oferta, anualmente, de 40 vagas no período matutino.

Confira agora a fala dos docentes do curso:

O Curso de Licenciatura em Letras - Português e Inglês, do Câmpus Sertãozinho do IFSP, é nota 5!

Essa nota começou lá em 2015, quando os docentes da área de Linguagens dedicaram-se, com todo empenho e comprometimento, à elaboração cuidadosa do Projeto Político Pedagógico do Curso (PPC), sob a eficiente coordenação da professora Andréia Dias Ianuskiewtz. Esse projeto foi elaborado com muito rigor, para garantir, aos futuros licenciados em Letras uma formação de excelência.

Em 2018, a coordenação é assumida pela Profa. Rozângela Nogueira de Moraes que dá continuidade à qualidade do projeto e também conduz com muito êxito os estágios e o desafio da inserção dos estudantes no campo das escolas. Em 2020, um grande desafio foi vencido pela coordenadora Claudia Dias de Barros, o isolamento social, aulas e estágio remoto, em decorrência da crise sanitária da COVID-19. Em 2023, a profª Maria Beatriz Gameiro dá continuidade a essa trajetória de muito trabalho e consegue, em dois meses, organizar e registrar todas as potencialidades do curso para a avaliação.

O empenho e a dedicação de todo o corpo docente permaneceram o mesmo ao longo desses 8 anos, o que culminou com a nota máxima em todas as dimensões demonstrando o trabalho coerente, coeso e de alta qualidade.

Esse resultado exitoso também é fruto da nossa responsabilidade em formar professores e professoras muito bem preparados/as para a prática docência em todas as suas áreas. Cada professor deixa sua marca registrada nas respectivas subáreas e desenvolve, no cotidiano, um trabalho primoroso e responsável não só com o conteúdo, com a teoria, com a prática, mas em toda a dimensão humana.

Não podemos deixar de destacar o trabalho das colegas da área de Pedagogia e dos da área de Ciências Humanas, que complementam a formação específica com um senso crítico e olhar analítico para todo o processo educacional. Também precisamos mencionar o apoio de todos os servidores técnico-administrativos, lotados nos mais diversos setores, que nos auxiliam nas mais diversas funções.

Por fim, mas não menos relevante, devemos agradecer a cada um dos discentes que passaram pelo curso e aos que ainda estão em processo formativo! Este 5 também é consequência da dedicação de cada um de vocês ao estágio, ao projeto integrador, às provas, ao Enade, às feiras dos Livros, aos Cursos do Celin, que teve um papel de destaque na avaliação, bem como a tantas atividades e responsabilidades assumidas e desenvolvidas ao longo da nossa história.

Nesta semana, recebemos com muita alegria e confiança a nota 5 e surpresos por ela ter sido em todos os quesitos das três dimensões!! O que demonstra que o trabalho realizado está efetivamente no caminho da excelência.

Este 5 não é do Curso, mas sim do câmpus e origina-se desse empenho diário de TODOS os envolvidos no processo, desde as direções passadas à atual. A todos, o nosso muito obrigada!!

O próximo desafio será manter a qualidade do curso devidamente reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

Inscrições abertas para 2024

O curso de Licenciatura em Letras, Português e Inglês, do Câmpus Sertãozinho ofertará 40 vagas no primeiro semestre de 2024, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Para concorrer a uma das vagas, o candidato deverá se inscrever, pelo site do Sisu, entre 16 a 24 de fevereiro de 2024, bem como ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 e obtido nota diferente de zero na redação.

As informações completas sobre cursos, vagas e inscrições podem ser conferidas em: https://sisu2024.inf.br/

Inscrições: 16/02/2024 a 24/02/2024
Resultado da chamada regular: 28/02/2024
Matrícula da chamada regular: a partir de 02/03/2024

Saiba mais sobre o curso de Licenciatura em Letras, com dupla habilitação: Português e Inglês do Câmpus Sertãozinho.