Programa Especial de Formação Docentes para Educação Básica
Sobre
O Programa Especial de Formação Docentes para Educação Básica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Câmpus Sertãozinho espera formar docentes capazes de compreender os processos históricos que influenciam as práticas e as concepções educacionais e pedagógicas. Para tanto, o curso tem como proposta ofertar educação profissional, científica e tecnológica orientada por uma práxis educativa que efetive a formação integral e contribua para a inclusão social, o desenvolvimento regional, a produção e a socialização do conhecimento. Assim como, pretende formar professores que sejam capazes de reconhecer a realidade identificada no Projeto Político Pedagógico da Instituição onde atua / irá atuar, enfrentando suas contradições e opinando, refletindo e questionando sobre esses contextos sociais numa perspectiva de (re)elaboração, criação e crítica contribuindo, desse modo, para a formação do cidadão crítico e consciente, capaz de intervir conscientemente no mundo do trabalho e se envolver com a transformação do mundo que vive.
Área de Atuação
O egresso do Programa Especial de Formação Docentes para Educação Básica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Câmpus Sertãozinho está habilitado a trabalhar como professor e provido de conhecimentos e competências para planejar, organizar e desenvolver atividades e materiais relativos ao ensino da área na qual possui graduação. Assim como, contará com sólidos conhecimentos sobre a estrutura e funcionamento da educação escolar em suas dimensões históricas, políticas, econômicas, filosóficas, sociais e culturais, de modo, que seja capaz de traçar estratégias pedagógicas que deem conta de atender as múltiplas complexidades da práxis educacional. O aluno egresso será capaz de estabelecer relações com diversas áreas de conhecimento e propor estratégias para transposição do conhecimento científico e acadêmico em saber escolar prezando pelo desenvolvimento do educando, sua formação ética, a construção de sua autonomia intelectual e de seu pensamento crítico.
Duração do curso
3 semestres (1 ano e meio)
Turno
Curso presencial com aulas às sextas-feiras (das 7h às 18h).
Vagas
40 vagas ofertadas no 2º semestre do ano
Requisito
Curso Superior Completo (Bacharelado ou Tecnológico) em qualquer área
Informações
Conheça mais sobre o curso
O Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados é constantemente atualizado pelo Corpo Docente, visando à adequação às DCNs,a diretrizes institucionais e governamentais, bem como primando pela atualização e qualidade do curso. As alterações feitas consideram diretrizes políticas e pedagógicas em vigor, as novas demandas do mundo do trabalho, o perfil profissional do egresso, a estrutura curricular, o contexto educacional, características locais e regionais e novas práticas emergentes no campo do conhecimento relacionado ao curso.
Em 2021 o Núcleo Docente Estruturante (NDE) e o Colegiado do Curso iniciaram a reformulação do curso de acordo com as Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação), Resolução nº 02/2019 do Conselho Nacional de Educação (https://encurtador.com.br/nvPU0).
Assim, em 2023 foi finalizada a reformulação e no segundo semestre o curso começa a funcionar com nova organização, seguindo o novo marco regulatório para a formação de professores.
Arquivo – Portaria de Reconhecimento do Curso 2015
Arquivo – Projeto Pedagógico do Curso 2017 - Versão atualizada
Arquivo – Projeto Pedagógico do Curso 2023
Arquivo – Resolução N.º 321/2023
PPC Formação Docente - Atualizado
Redes Sociais