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Sobre o Campus

Publicado: Sábado, 29 de Julho de 2017, 15h56 | Última atualização em Sexta, 16 de Junho de 2023, 15h51 | Acessos: 12200

Índice de Artigos

 
Nesta seção são divulgadas informações institucionais e organizacionais do(a) [nome do órgão ou entidade], compreendendo suas funções, competências, estrutura organizacional, relação de autoridades (quem é quem), agenda de autoridades, horários de atendimento e legislação do órgão/entidade
 
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Esse item deve apresentar as seguintes informações em relação ao órgão/entidade:

  • I. Estrutura organizacional (organograma);
  • II. Competências;
  • III. Base jurídica da estrutura organizacional e das competências do órgãos/entidade, inclusive regimentos internos, quando existirem;
  • IV. Lista dos principais cargos e seus respectivos ocupantes (denominado “Quem é quem”);
  • V. Telefones, emails e endereços de contato dos ocupantes dos principais cargos; agenda de autoridades;
  • VI.Horários de atendimento do órgãos/entidade.

As informações relativas aos subitens I a V devem ser apresentadas, ao menos, para as unidades do órgão/entidade em nível hierárquico equivalente ou superior às coordenações-gerais. Os órgãos/entidades que disponibilizam as informações relativas a esses itens em seus respectivos portais eletrônicos poderão disponibilizar links remetendo para a referida área já existente em seu portal. O órgão/entidade que não disponibiliza as informações referentes a esse item deverá produzir e disponibilizar a informação.

O subitem V (agenda de autoridades) sugere-se que seja publicado para cargos de 1º e 2º escalão, autarquias, inclusive as especiais, fundações mantidas pelo Poder Público, empresas públicas e sociedades de economia mista. Esse item deverá apresentar:

  • a) a agenda de reuniões com pessoas físicas e jurídicas com as quais se relacione funcionalmente, com registro sumário das matérias tratadas;
  • b) audiências concedidas, com informações sobre seus objetivos, participantes e resultados;
  • c) eventos político-eleitorais de que a autoridade participe, informando as condições de logística e financeira da participação.

O subitem VII (horários de atendimento do órgão/entidade) refere-se às informações de horário de funcionamento e atendimento ao público do órgão/entidade e de suas respectivas unidades, em caso da existência de horários diferenciados entre as unidades ou da existência de unidades descentralizadas.

O órgão/entidade que divulga o referido conjunto de informações em seu portal eletrônico poderá disponibilizar link remetendo para a área onde as informações já estão disponíveis.

A Cartilha e-PWG – Redação para Web possui orientações para a escrita de áreas comuns de portais.

Guias

Para mais informações sobre a seção de Acesso à Informação, confira os guias elaborados pela Controladoria-Geral da União.


 

Câmpus Sertãozinho

Em 1996, a Secretaria de Educação Média e Tecnológica do Ministério da Educação (MEC), representada pela Escola Técnica Federal de São Paulo (ETF-SP), celebrou uma Cooperação Técnica junto da Prefeitura Municipal de Sertãozinho, ocasião na qual iniciada a atuação de uma Unidade de Ensino Descentralizada (UNED) do Governo Federal em Sertãozinho.

Na ocasião, a escola ofereceu à comunidade local o Curso Técnico em Mecânica, nos moldes integrados ao segundo grau (atual Ensino Médio), fornecendo aos concluintes do curso a certificação relativa à respectiva habilitação técnica, como também o atestado de conclusão do segundo grau. Neste mesmo período, a escola ofereceu diversos cursos de Qualificação Profissional, dentre os quais muitos se viabilizaram a partir do estabelecimento de parcerias com entidades não governamentais. Uma das instituições que foram parceiras neste período foi a Associação para Proteção dos Adolescentes Trabalhadores (ADOT).

Por um longo período de tempo, entre os anos de 1996 e 2002, a escola não recebeu, por parte do Ministério da Educação, definições claras no que dizia respeito à sua forma de gestão e, portanto, não apresentava uma conformação institucional definida. Em boa parte deste período, a escola era compreendida como uma parceria do Governo Federal com município, consoante à sua constituição. Tal situação, cheia de incertezas, acabou impedindo que a escola pudesse se estruturar do ponto de vista de recursos materiais e humanos e, por diversas vezes, representava um contexto ameaçador com perspectivas de fechamento da unidade.

No que diz respeito às Políticas Públicas relacionadas à Educação Profissional Brasileira, o MEC sinalizou como única alternativa para manutenção da escola, assim como de outras no país que se encontravam nesta mesma situação o estabelecimento do Projeto PROEP, via segmento comunitário. Nesta ocasião, a partir da sensibilização local quanto à importância da escola para o município e sua microrregião, foi criada a Fundação para o Desenvolvimento Educacional e Cultural da Alta Mogiana (FUNDAM), cuja finalidade principal foi de manter o "Centro de Educação Tecnológica Professor Carlos Alberto Sarti", entidade na qual deveria ser transformada, segundo proposto no Projeto PROEP, a UNED - Sertãozinho do CEFET-SP.

Neste período, houve uma série de eventos que foram indicando o caminho das ações da educação profissional: Em 1999, por força de um Decreto s/n , Presidente da República Fernando Henrique Cardoso documenta a denominação CEFET (Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo). No ano 2000, a Unidade passou a oferecer um Curso Técnico em Automação Industrial. Entretanto, dadas as diretrizes legais vigentes na época, esse curso não oferecia a formação de nível médio, mas somente a formação técnica. Em 2002, além do Técnico Industrial Automação e outros cursos de Qualificação Profissional de Nível Básico, foram oferecidos, por meio de convênio com a Secretaria de Estado da Educação, o Curso Técnico em Gestão Empresarial e Qualificação Profissional de Nível Técnico para a formação de Soldadores, Caldeireiros e Mecânicos de Produção e de Manutenção.

O Governo Federal cancelou o Projeto aprovado para a construção do "Centro de Educação Tecnológica Professor Carlos Alberto Sarti", por reconhecer a não necessidade de transformação da Unidade de Ensino Descentralizada de Sertãozinho, entendendo tratar-se, de fato, de uma Escola pertencente à rede federal de ensino. Nos anos 2003 e 2004, houve a oferta do Programa Especial de Formação Pedagógica, ministrado em convênio com a Associação de Pais e Mestres de Apoio Institucional ao CEFETSP-APM/CEFETSP. Esse Programa destina-se à formação docente para atuação no magistério da Educação Profissional.

Foi em 2004 que a Escola passou a contar com professores do quadro do CEFET-SP, sendo que, neste momento, o quadro era composto por apenas 15. Em 2005, foi reiniciado o Curso Técnico em Mecânica e em 2006 implementados os cursos técnicos integrados na modalidade de Educação de Jovens e Adultos.

A partir da lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008, com a criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia,  a UNED Sertãozinho passa a ser entendida como Câmpus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP).

Em 2010, foi realizado o 1º pleito democrático, que elegeu o Prof. Lacyr João Sverzut como Diretor Geral. Ao longo da gestão deste dirigente, dentre as novidades, o câmpus recebeu o curso de Engenharia Mecânica.

Atualmente, com quase vinte anos de história, encontra-se em fase final a obra de construção de um novo bloco para salas de aula, laboratórios e salas de atendimento de professores; tendo recebido ainda à doação de um novo espaço do poder público municipal para a construção de um auditório para atender às suas atividades acadêmicas.

No ano de 2015, como vem sendo realizado nos últimos anos,  na edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, o câmpus contou com mais de 40 atrações focadas principalmente nas áreas dos cursos oferecidos no Câmpus Sertãozinho. Na oportunidade 1.100 alunos de escolas de Sertãozinho e região além da comunidade interna e externa visitaram a feira e os projetos apresentados.

A instituição encontra-se estruturada por meio de uma proposta inovadora de gestão: a parceria entre o poder público, federal e municipal, e a sociedade civil organizada, que tem apresentado resultados positivos do ponto de vista de sua solidificação junto ao município de Sertãozinho e região.

No ano de 2016 o câmpus recebeu a entrega de novo bloco, com 3 pavimentos, mais 14 salas de aulas, gabinetes individuais de atendimento dos professores, além de novo espaço para atendimento de setores administrativos, laboratórios e espaço para os centros acadêmicos discentes. No mesmo ano, novamente passou por pleito democrático para a eleição de seu novo diretor, professor Eduardo André Mossin, que iniciou sua gestão à frente da unidade em abril de 2017.

 

 


 

 Estrutura Física

 

1. Laboratórios e Salas de Aula

  • Laboratório de Produção Mecânica (Oficina)
  • Laboratório de Controle de Qualidade e Metalografia
  • Auditório
  • Laboratório de Pneumática
  • Laboratório de CNC
  • Laboratório de Controladores e Hardware
  • Laboratório de Química e Microbiologia
  • Laboratório de Instrumentação
  • Laboratório de Dispositivos
  • Laboratório de Eletrônica
  • Laboratório de Elétrica e Física
  • Laboratório de Informática
  • Laboratório de Motores e Instalações Elétricas
  • Salas de Aula
  • Depósito de materiais de laboratório

2. Serviços

  • Cantina
  • Biblioteca

3. Instalações Administrativas

  • Coordenadoria de Registros Escolares (ou Secretaria) do Ensino Técnico
  • Coordenadoria de Registros Escolares (ou Secretaria) do Ensino Superior
  • Coordenadoria de Apoio ao Ensino
  • Almoxarifado
  • Centro Administrativo - Gerência Educacional, Gerência Administrativa, Direção Geral, Coordenadoria de Administração, Coordenadoria de Almoxarifado e Patrimônio, Coordenadoria de Extensão, Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Coordenadoria de Apoio à Direção.
  • Sala dos Professores
  • Sala dos Coordenadores de Curso / Área

 


Organograma Câmpus Sertãozinho

 

 

Acesse a versão do organograma em tamanho original


 

Direção do Câmpus

Em desenvolvimento...


 

Setores e Coordenadorias

O campus de Sertãozinho possui atualmente os seguintes setores e coordenadorias.


 

Servidores do Câmpus

Servidores Docentes

Conheça os Docentes do Campus Sertãozinho:
(Clique sobre o nome do professo para abrir o Currículo Lattes)

NOME TITULAÇÃO
Afonso Celso Turcato Mestre
Alexandre Henrique de Martini Mestre
Alexandre Montagna Rossini Mestre
Altamiro Xavier de Souza Mestre
Amanda Ribeiro Vieira Doutor
Ana Paula Almeida Saldanha da Silva Doutor
André Luis Dias  Mestre
André Ricardo Borsato Graduado
Andrea dos Santos Lopes Especialista
Andréia Dias Ianuskiewtz Doutor
Antônio Carlos de Souza Doutor
Antônio Luis Zorzetto Mestre
Bruna Gomes Delanhese Melo  Especialista
Bruno Gonzaga Teodoro Mestre
Camila Sabatin Branchini  Mestre
Carla Isabel dos Santos Maciel Mestre
Carlos Alberto Gonçalves Reis Mestre
Carlos Alexandre Terra Doutor
Carlos Roberto Matias Doutor
Cesar Augusto de Jesus Falcão Doutor
Carlos Alberto Gonçalves Reis Especialista
Claudete Alves da Silva Molesin  Especialista
Daniel Castilho Mestre
Daniel de Oliveira Bazoni Mestre
Daniel Petean Doutor
Ederson Donizeti de Sante Pinheiro Mestre
Eduardo André Mossin Doutor
Elaine Aparecida Gumiero Mestre
Estela de Sousa Rossetto Doutor
Evelyn Jeniffer Toledo Doutor
Fabiana Alexandre Ferreira Doutor
Fabiana Cristina de Freitas Mestre
Fernando Cesar Souza Fortuna Graduado
Fernando Silva Teruel Doutor
Flavio Tambellini Doutor
Francisco de Araújo Silva Mestre 
Geraldo Magela de Souza  Graduado
Giovana Siqueira Príncipe Doutor
Gisele Baraldi Messiano Doutor
Gustavo Marcelo Pinhata  Mestre
Henry William Marim Mendes  Graduado
Helena Barbosa Machado Martins  Graduada
Heriberto Teixeira Graduado
João Vitor Silva Robazzi Graduado 
João Baptista Silveira Cascaldi Mestre
João Paulo Colafemina Doutor
Jonathan Lorenzato  Graduado
José Alberto Coretti Especialista
José Olivier Figueiredo Especialista
Josemar David  Especialista
Juliana Cristina Perlotti Piunti Doutor
Julio Tadashi Tanaka Mestre
Keila Angélica Peron Mestre
Lacyr João Sverzut Mestre
Lívia Bocalon Pires de Moraes Graduado
Luciana Sartori Murari Quevedo  Mestre
Luis Antonio Oliveira Araújo  Doutor
Lucimar Aparecida Moreira Falcão Doutor
Luís Ricardo de Figueiredo Doutor
Luisa Helena Bartocci Liboni Negri Mestre
Luiz Carlos Leal Junior Mestre
Marcos Alves Fontes Mestre 
Marcos Paron Doutor
Maria Beatriz Gameiro Cordeiro Doutor
Maria José dos Santos Mestre
Marília Guimarães Pinheiro Doutor
Nilson Ferreira dos Santos Graduado
Nilton César de Lúcio Graduado
Nilton Martins Rodrigues Junior Mestre
Olavo Henrique Menin Doutor
Patrícia Aparecida Pinheiro  Mestre
Patrícia Horta Mestre
Paula Garcia da Costa Petean Doutor
Paulo Donato Frighetto Doutor
Paulo Sérgio Adami Mestre 
Paulo Sérgio Calefi Doutor
Pio Antonio de Figueiredo Mestre
Plínio Alexandre dos Santos Caetano Especialista
Rafael Madureira dos Anjos Mestre
Reinaldo Golmia Dante Doutor
Reinaldo Tronto Mestre
Renato Conceição Júnior  Graduado
Riama Coelho Gouveia Mestre
Ricardo Meloni Martins Rosado Mestre
Roberta Silva de Assis Especialista
Rosycler Cristina Santos Simão Doutor
Rogério Máximo Rapanello Mestre
Rubens Francisco Ventrici de Souza Doutor
Wagner da Silva Ribeiro  Graduado
Wagner Luis Massarotto Doutor
Tadeu Tomio Mestre
Rodrigo Palucci Pantoni Doutor

 

Conselho de Câmpus


Em desenvolvimento...


 

Comissões Locais

 

Em desenvolvimento...


 

Documentos Institucionais

Normas 

 

Legislação

 

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