Sobre o Campus
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Esse item deve apresentar as seguintes informações em relação ao órgão/entidade:
- I. Estrutura organizacional (organograma);
- II. Competências;
- III. Base jurídica da estrutura organizacional e das competências do órgãos/entidade, inclusive regimentos internos, quando existirem;
- IV. Lista dos principais cargos e seus respectivos ocupantes (denominado “Quem é quem”);
- V. Telefones, emails e endereços de contato dos ocupantes dos principais cargos; agenda de autoridades;
- VI.Horários de atendimento do órgãos/entidade.
As informações relativas aos subitens I a V devem ser apresentadas, ao menos, para as unidades do órgão/entidade em nível hierárquico equivalente ou superior às coordenações-gerais. Os órgãos/entidades que disponibilizam as informações relativas a esses itens em seus respectivos portais eletrônicos poderão disponibilizar links remetendo para a referida área já existente em seu portal. O órgão/entidade que não disponibiliza as informações referentes a esse item deverá produzir e disponibilizar a informação.
O subitem V (agenda de autoridades) sugere-se que seja publicado para cargos de 1º e 2º escalão, autarquias, inclusive as especiais, fundações mantidas pelo Poder Público, empresas públicas e sociedades de economia mista. Esse item deverá apresentar:
- a) a agenda de reuniões com pessoas físicas e jurídicas com as quais se relacione funcionalmente, com registro sumário das matérias tratadas;
- b) audiências concedidas, com informações sobre seus objetivos, participantes e resultados;
- c) eventos político-eleitorais de que a autoridade participe, informando as condições de logística e financeira da participação.
O subitem VII (horários de atendimento do órgão/entidade) refere-se às informações de horário de funcionamento e atendimento ao público do órgão/entidade e de suas respectivas unidades, em caso da existência de horários diferenciados entre as unidades ou da existência de unidades descentralizadas.
O órgão/entidade que divulga o referido conjunto de informações em seu portal eletrônico poderá disponibilizar link remetendo para a área onde as informações já estão disponíveis.
A Cartilha e-PWG – Redação para Web possui orientações para a escrita de áreas comuns de portais.
Guias
Para mais informações sobre a seção de Acesso à Informação, confira os guias elaborados pela Controladoria-Geral da União.
- Guia para criação da seção de acesso à informação nos portais eletrônicos dos órgãos e entidades federais (arquivo pdf, tamanho: 1,14 MB)
- Guia para criação da Seção de Acesso à Informação nos portais eletrônicos dos Órgãos e Entidades Estaduais e Municipais (arquivo pdf, tamanho:1,27 MB)
- Publicação do rol de informações classificadas e desclassificadas e de relatórios estatísticos sobre a Lei de Acesso à Informação (arquivo pdf, tamanho: 682 KB)
Câmpus Sertãozinho
Em 1996, a Secretaria de Educação Média e Tecnológica do Ministério da Educação (MEC), representada pela Escola Técnica Federal de São Paulo (ETF-SP), celebrou uma Cooperação Técnica junto da Prefeitura Municipal de Sertãozinho, ocasião na qual iniciada a atuação de uma Unidade de Ensino Descentralizada (UNED) do Governo Federal em Sertãozinho.
Na ocasião, a escola ofereceu à comunidade local o Curso Técnico em Mecânica, nos moldes integrados ao segundo grau (atual Ensino Médio), fornecendo aos concluintes do curso a certificação relativa à respectiva habilitação técnica, como também o atestado de conclusão do segundo grau. Neste mesmo período, a escola ofereceu diversos cursos de Qualificação Profissional, dentre os quais muitos se viabilizaram a partir do estabelecimento de parcerias com entidades não governamentais. Uma das instituições que foram parceiras neste período foi a Associação para Proteção dos Adolescentes Trabalhadores (ADOT).
Por um longo período de tempo, entre os anos de 1996 e 2002, a escola não recebeu, por parte do Ministério da Educação, definições claras no que dizia respeito à sua forma de gestão e, portanto, não apresentava uma conformação institucional definida. Em boa parte deste período, a escola era compreendida como uma parceria do Governo Federal com município, consoante à sua constituição. Tal situação, cheia de incertezas, acabou impedindo que a escola pudesse se estruturar do ponto de vista de recursos materiais e humanos e, por diversas vezes, representava um contexto ameaçador com perspectivas de fechamento da unidade.
No que diz respeito às Políticas Públicas relacionadas à Educação Profissional Brasileira, o MEC sinalizou como única alternativa para manutenção da escola, assim como de outras no país que se encontravam nesta mesma situação o estabelecimento do Projeto PROEP, via segmento comunitário. Nesta ocasião, a partir da sensibilização local quanto à importância da escola para o município e sua microrregião, foi criada a Fundação para o Desenvolvimento Educacional e Cultural da Alta Mogiana (FUNDAM), cuja finalidade principal foi de manter o "Centro de Educação Tecnológica Professor Carlos Alberto Sarti", entidade na qual deveria ser transformada, segundo proposto no Projeto PROEP, a UNED - Sertãozinho do CEFET-SP.
Neste período, houve uma série de eventos que foram indicando o caminho das ações da educação profissional: Em 1999, por força de um Decreto s/n , Presidente da República Fernando Henrique Cardoso documenta a denominação CEFET (Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo). No ano 2000, a Unidade passou a oferecer um Curso Técnico em Automação Industrial. Entretanto, dadas as diretrizes legais vigentes na época, esse curso não oferecia a formação de nível médio, mas somente a formação técnica. Em 2002, além do Técnico Industrial Automação e outros cursos de Qualificação Profissional de Nível Básico, foram oferecidos, por meio de convênio com a Secretaria de Estado da Educação, o Curso Técnico em Gestão Empresarial e Qualificação Profissional de Nível Técnico para a formação de Soldadores, Caldeireiros e Mecânicos de Produção e de Manutenção.
O Governo Federal cancelou o Projeto aprovado para a construção do "Centro de Educação Tecnológica Professor Carlos Alberto Sarti", por reconhecer a não necessidade de transformação da Unidade de Ensino Descentralizada de Sertãozinho, entendendo tratar-se, de fato, de uma Escola pertencente à rede federal de ensino. Nos anos 2003 e 2004, houve a oferta do Programa Especial de Formação Pedagógica, ministrado em convênio com a Associação de Pais e Mestres de Apoio Institucional ao CEFETSP-APM/CEFETSP. Esse Programa destina-se à formação docente para atuação no magistério da Educação Profissional.
Foi em 2004 que a Escola passou a contar com professores do quadro do CEFET-SP, sendo que, neste momento, o quadro era composto por apenas 15. Em 2005, foi reiniciado o Curso Técnico em Mecânica e em 2006 implementados os cursos técnicos integrados na modalidade de Educação de Jovens e Adultos.
A partir da lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008, com a criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, a UNED Sertãozinho passa a ser entendida como Câmpus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP).
Em 2010, foi realizado o 1º pleito democrático, que elegeu o Prof. Lacyr João Sverzut como Diretor Geral. Ao longo da gestão deste dirigente, dentre as novidades, o câmpus recebeu o curso de Engenharia Mecânica.
Atualmente, com quase vinte anos de história, encontra-se em fase final a obra de construção de um novo bloco para salas de aula, laboratórios e salas de atendimento de professores; tendo recebido ainda à doação de um novo espaço do poder público municipal para a construção de um auditório para atender às suas atividades acadêmicas.
No ano de 2015, como vem sendo realizado nos últimos anos, na edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, o câmpus contou com mais de 40 atrações focadas principalmente nas áreas dos cursos oferecidos no Câmpus Sertãozinho. Na oportunidade 1.100 alunos de escolas de Sertãozinho e região além da comunidade interna e externa visitaram a feira e os projetos apresentados.
A instituição encontra-se estruturada por meio de uma proposta inovadora de gestão: a parceria entre o poder público, federal e municipal, e a sociedade civil organizada, que tem apresentado resultados positivos do ponto de vista de sua solidificação junto ao município de Sertãozinho e região.
No ano de 2016 o câmpus recebeu a entrega de novo bloco, com 3 pavimentos, mais 14 salas de aulas, gabinetes individuais de atendimento dos professores, além de novo espaço para atendimento de setores administrativos, laboratórios e espaço para os centros acadêmicos discentes. No mesmo ano, novamente passou por pleito democrático para a eleição de seu novo diretor, professor Eduardo André Mossin, que iniciou sua gestão à frente da unidade em abril de 2017.
Estrutura Física
1. Laboratórios e Salas de Aula
- Laboratório de Produção Mecânica (Oficina)
- Laboratório de Controle de Qualidade e Metalografia
- Auditório
- Laboratório de Pneumática
- Laboratório de CNC
- Laboratório de Controladores e Hardware
- Laboratório de Química e Microbiologia
- Laboratório de Instrumentação
- Laboratório de Dispositivos
- Laboratório de Eletrônica
- Laboratório de Elétrica e Física
- Laboratório de Informática
- Laboratório de Motores e Instalações Elétricas
- Salas de Aula
- Depósito de materiais de laboratório
2. Serviços
- Cantina
- Biblioteca
3. Instalações Administrativas
- Coordenadoria de Registros Escolares (ou Secretaria) do Ensino Técnico
- Coordenadoria de Registros Escolares (ou Secretaria) do Ensino Superior
- Coordenadoria de Apoio ao Ensino
- Almoxarifado
- Centro Administrativo - Gerência Educacional, Gerência Administrativa, Direção Geral, Coordenadoria de Administração, Coordenadoria de Almoxarifado e Patrimônio, Coordenadoria de Extensão, Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Coordenadoria de Apoio à Direção.
- Sala dos Professores
- Sala dos Coordenadores de Curso / Área
Organograma Câmpus Sertãozinho
Acesse a versão do organograma em tamanho original
Direção do Câmpus
Em desenvolvimento...
Setores e Coordenadorias
O campus de Sertãozinho possui atualmente os seguintes setores e coordenadorias.
- Coordenação Sociopedagógica (CS)
-
Coordenadoria de Almoxarifado, Patrimônio e Manutenção (CAP)
- Coordenadoria de Apoio ao Ensino (CAE)
-
Diretoria Administrativa (DAD)
- Diretoria de Ensino (DEN)
Servidores do Câmpus
Servidores Docentes
Conheça os Docentes do Campus Sertãozinho:
(Clique sobre o nome do professo para abrir o Currículo Lattes)
Conselho de Câmpus
Em desenvolvimento...
Comissões Locais
Em desenvolvimento...
Documentos Institucionais
Normas
- Organização Didática IFSP - Atualizada 18 fev 2014
- Resolução nº 899/2013 - Altera art 212 da Organização Didática do IFSP
- Organização Didática dos Ensinos Técnico Integrado e Técnico Integrado na Modalidade EJA
- Normas Acadêmicas do Ensino Superior
- Manual do Estudante 2014
- Regulamento Disciplinar do Corpo Discente
Legislação
- Lei nº 9.394/1996 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm
- Decreto nº 1.171/1994 - Aprova o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal - http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/d1171.htm
- Lei nº 11.892/2008 - Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências - http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm
- Lei nº 8.112/1990 - Dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais - http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L8112cons.htm
- Lei nº 12.772/2012 - Dispõe sobre a estruturação do Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal - http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12772.htm
Redes Sociais