Página inicial > Últimas Notícias > Alunos do Câmpus Sertãozinho participam da MECA 2023

Alunos do Câmpus Sertãozinho participam da MECA 2023

• Publicado: Quarta, 31 de Maio de 2023, 19h59
  • Última atualização em Quarta, 31 de Maio de 2023, 19h59

A Mitsubishi Electric do Brasil realizou a competição MECA 2023 (do inglês “Mission, Execution, Communication & Achievement”Missão, Execução, Comunicação e Realização, em português), com o tema: Soluções Inovadoras para Automação Industrial no Brasil, a competição é voltada para Instituições de Ensino das áreas de Engenharia e Automação Industrial.

A competição buscou estimular a prática dos estudantes, incentivando o espírito coletivo e competitivo, além de disseminar o uso dos produtos da empresa na indústria brasileira. Os participantes tiveram a oportunidade de desenvolver projetos inovadores e criativos com aplicação real. Os vencedores serão recompensados com produtos, conhecimento e prêmios.

Nesta primeira edição no Brasil, a competição contou apenas com a participação exclusiva de 150 instituições de ensino convidadas, sendo que apenas 50 delas enviaram projetos. Dentre os projetos enviados, dez foram selecionados para a fase final, quatro dos quais foram provenientes do IFSP e encontram-se como finalistas, provenientes dos Câmpus Bragança Paulista, Guarulhos, São Paulo e Sertãozinho.

A equipe de Sertãozinho que desenvolveu o projeto é formada pelos estudantes Alexandre Bernal, Guilherme Marchi e Pedro Sampaio, do curso de Engenharia Elétrica, orientados pelo professor André Luís Dias. A proposta do grupo é desenvolver uma bancada experimental de ensino para acionamentos elétricos, aquisição e tratamento de dados, redes de comunicação industrial, sistemas inteligentes, Cloud Computing e Internet das Coisas.

O projeto inclui a criação de um método de extração de informações sobre saúde de máquinas e equipamentos utilizando dados disponibilizados pelos equipamentos da Mitsubishi, empregando a filosofia softsensor e analisando implementações em Edge Computing, Cloud Computing e Internet das Coisas para detecção de falhas em máquinas rotativas.

De acordo com o professor André, os discentes estão muito empolgados com a oportunidade e com a chance de fazer a ideia se tornar realidade. “Esperamos fazer um bom projeto que possa contribuir com a sociedade. Trata-se de uma conquista para o Câmpus Sertãozinho, pois, além da participação de três alunos do curso de Engenharia Elétrica em pesquisa e desenvolvimento, a empresa irá doar os materiais tecnológicos para desenvolvimento do projeto que fica  no câmpus”, contou.

MECA.png

Da esquerda para a direita: os estudantes Pedro, Alexandre e Guilherme e o professor André Dias

Para saber mais, acesse: https://meca.mitsubishielectric.com.br/