Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > VI Colóquio de Pesquisa e Extensão do IFSP – Campus Sertãozinho
Início do conteúdo da página

VI Colóquio de Pesquisa e Extensão do IFSP – Campus Sertãozinho

  • Publicado: Terça, 16 de Setembro de 2025, 07h30
  • Última atualização em Quinta, 23 de Outubro de 2025, 13h29

Em 2025, teremos o VI Colóquio de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFSP - Campus Sertãozinho. Este ano, também receberemos resumos de projetos de ensino. 

 

As apresentações ocorrerão na sexta dia 24/10/2025 à partir das 8h30, seguindo locais das sessões abaixo:

 

PESQUISA E INOVAÇÃO 

 

Computação 1: Sala A202

Mediador: Eduardo André Mossin

Título do trabalho

CONTAGEM DE OVOS AUTOMÁTICA EM IMAGENS DE POSTURAS DE SPODOPTERA FRUGIPERDA COM VISÃO COMPUTACIONAL

DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DA EXECUÇÃO DE UDFBS O-PAS

IMPLEMENTAÇÃO DE UM MODELO DE LINGUAGEM DE GRANDE ESCALA PARA ANÁLISE DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA DO IFSP SERTÃOZINHOIMPLEMENTAÇÃO DE UM MODELO DE LINGUAGEM DE GRANDE ESCALA PARA ANÁLISE DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA DO IFSP SERTÃOZINHO

SISTEMA AUTOMATIZADO PARA MONITORAMENTO DE CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA USANDO OPTICAL CHARACTER RECOGNITION

SISTEMA DE CONTAGEM DE OVOS AUTOMÁTICA EM POSTURAS DEA DIATRAEA SACCHARALIS USANDO VISÃO COMPUTACIONAL E APRENDIZADO PROFUNDO

SISTEMA WEB PARA MONITORAMENTO DE ARMADILHAS E GERENCIAMENTO DE IMAGENS TRASMITIDAS VIA GPRS PARA CONTROLE DA DIATRAEA SACCHARALIS NA CULTURA DA CANA-DE-AÇÚCAR

 

Computação 2: Sala A204

Mediador: Afonso Celso Turcato

Título do trabalho

ARQUITETURA DE CONTEINERIZAÇÃO PARA UDFBS EM SISTEMAS DE AUTOMAÇÃO O-PAS

AVALIAÇÃO DE MÉTODOS RAG EM LLM DE IA GENERATIVA COM DATASHEETS DE EQUIPAMENTO DE INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL

ESTUDO DE TECNOLOGIAS DE TÚNEIS VPN EM REDES DE CONTROLE INDUSTRIAIS: IMPACTOS NO THROUGHTPUT E NO JITTER 

ESTUDO DE TECNOLOGIAS DE TÚNEIS VPN EM REDES DE CONTROLE INDUTRIAIS: COMPARATIVO ENTRE OPENVPN E WIREGUARD

Implementação de sequência didática para ensino de programação em cursos de nível médio.

 

Ciências: Sala A206

Mediador: Rubens Franscisco Ventrici de Souza

Título do trabalho

APRENDIZADO ATRAVÉS DO OLHAR: VÍDEOS SOBRE UNIDADES DE MEDIDAS PARA A INCLUSÃO DE SURDOS NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO

DESENVOLVIMENTO DE COMPUTADOR DE BORDO PARA FOGUETE EXPERIMENTAL DE 1 KM DE APOGEU A COMPETIR NA LASC 2025

ESPECTROSCOPIA DE INFRAVERMELHO COMO JANELA PARA A VIDA: DETECTANDO BIOASSINATURAS INCONTESTÁVEIS ALÉM DO SISTEMA SOLAR

ESTUDO E DESENVOLVIMENTO DE MOTOR SÓLIDO PARA FOGUETE DE 1 KM DEAPOGEU NA LATIN AMERICAN SPACE CHALLENGE 2025

PESQUISA DE VIABILIDADE ACERCA DA UTILIZAÇÃO DE FUNGOS EM COMPOSTEIRAS PARA DECOMPOSIÇÃO DE PLÁSTICO

Análise das Propriedades Químicas de Hibiscus Sabdariffa

 
 

 

Eletrônica/Mecânica: Sala A209

Mediador: Márcio Bender

Título do trabalho

ANÁLISE DO IMPACTO DA AERODINÂMICA ESTRUTURAL NA EFICIÊNCIA DE TURBINAS EÓLICAS 

CONSTRUÇÃO DE UM KIT DIDÁTICO OSCILOSCÓPIO COM RASPBERRY PI PICO W 

INTEGRAÇÃO DE ENERGIA EM TRANSMISSORES COM ILUMINAÇÃO DE FUNDO

INTERFACE DE CONTROLE PARA MOBILIDADE E INTERAÇÃO DIGITAL BASEADA EM PISCADAS E MOVIMENTOS DA CABEÇA

INVESTIGAÇÃO DAS PROPRIEDADES MECÂNICA, TRIBOLÓGICA E MICROESTRUTURAL DO AÇO AISI M2 PRODUZIDO POR DED-LB: EFEITO DA POTÊNCIA DO LASER

MONITORAMENTO DA COMPACTAÇÃO DO SOLO EM PLANTAÇÕES A PARTIR DE SENSORIAMENTO E PROCESSAMENTO DE DADOS.

PROTÓTIPO DE SISTEMA FOTOACÚSTICO COM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA AVALIAÇÃO NÃO INVASIVA DA OXIGENAÇÃO CEREBRAL EM NEONATOS

 

Humanas: Sala A210

Mediador: Giovana Siqueira Príncipe

Título do trabalho

ANÁLISE DE PARATAXES NO CORPUS RODA VIVA

Aprender a ensinar em contextos multiculturais: a experiência dos licenciandos em letras no PLA/PBFOL

Estudo do gênero Fanfic para a sala de aula

Evolução dos Cursos Superiores de Tecnologia no Eixo Gestão e Negócios no Brasil: Análise Comparativa entre Presencial e EAD (2013-2023)

Narrativas e memórias tecendo a trama do Festival Estudantil de Teatro do Instituto de Educação de Ponta Grossa-PR (FETIE)

O GÊNERO TEXTUAL LETRAS DE MÚSICAS COMO RECURSO METODOLÓGICO PARA PROFESSORES DA LÍNGUA INGLESA

Percurso de Desafios Enfrentados pelos Cotistas dos Cursos de Licenciatura em Letras no IFSP, Campus Sertãozinho

Presença de autores transgêneros em equipamentos culturais literários do município de Sertãozinho-SP

Uma perspectiva sobre cursos superiores de tecnologia: o eixo Gestão e Negócios conforme o Censo da Educação Superior do Brasil. 

 

EXTENSÃO

Direitos Humanos e Justiça Sala A212

Mediador: Juliana Piunti

Título do trabalho

A EXPRESSÃO DA EDUCAÇÃO POPULAR COM O CURSINHO PRÉ-VESTIBULAR PROF. ANTÔNIO LUÍS ZORZETTO (ZIZO)

Ações educativas para promoção dos direitos humanos, igualdade. Étnico-racial e de gênero

ENTRE GRADES, PALAVRAS, SEMELHANÇAS E ENFRENTAMENTOS: DISCUSSÕES SOBRE CLASSE. RAÇA E GÊNERO A PARTIR DA OBRA DE CAROLINA MARIA DE JESUS

Manutenção Mecânica Social

Ministrando oficinas de inclusão social e marketing digital para a melhor idade

PROJETO COMITÊ E BALARDIN: DIÁLOGOS EDUCATIVOS PARA PROMOÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS

Relato de Experiência de ação de Curricularização da Extensão no Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos: Mutirão de Declaração de Ajuste Anual de Imposto de Renda da Pessoa Física (DIRPF)

 

Cultura Sala A211

Mediador: Ailson Vasconcelos da Cunha

Título do trabalho

Ciência e Arte no CEU

Ensino e Divulgação da Ciência Através da Dança e da Música

EQUIPES OLÍMPICAS E SEU IMPACTO NO DESENVOLVIMENTO ACADÊMICO NO CAMPUS SERTÃOZINHO

PROJETO DE EXTENSÃO INSTITUTO MAIS

SOB O CÉU DE SERTÃOZINHO: UNINDO CIÊNCIA E ARTE POR MEIO DA ASTRONOMIA E ASTRONÁUTICA

Um novo mundo: aprendendo e divulgando astronomia e dança 

 

Educação 1 Sala A201

Mediador: Andréia Dias Ianuskiewtz

Título do trabalho

CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO: CURSO DE INGLÊS PARA A TERCEIRA IDADE COMO UM ESPAÇO PARA A EXPRESSÃO E A DIVERSÃO 

DA IMPLEMENTAÇÃO À CONSOLIDAÇÃO: A TRAJETÓRIA DO CENTRO DE LÍNGUAS (CELIN) DO IFSP CAMPUS SERTÃOZINHO

EXPERIÊNCIA DOCENTE E INTERNACIONALIZAÇÃO: LICENCIANDOS INICIANTES NOS PROJETOS PLA E PBFOL EM REDE

EXTENSÃO E INTERNACIONALIZAÇÃO NO IFSP: O PROTAGONISMO DISCENTE NO PROJETO PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL EM REDE

Formação docente e prática intercultural: a experiência dos monitores no projeto PLA em rede

RELATO DE EXPERIÊNCIA: VIVÊNCIAS COMO PROFESSORA DO CENTRO DE LÍNGUAS (CELIN)

The Olympic Games CeLin 2025

Educação 2 – Sala A203

Mediador: Jean Rodrigues da Silva

Título do trabalho

APOIO AO CPL DE CERVEJAS ARTESANAIS DA REGIÃO DE RIBEIRÃO PRETO

EXTENSÃO E FORMAÇÃO DOCENTE: PRÁTICAS INTERCULTURAIS NO PROJETO PBFOL EM REDE

IFSP de Portas Abertas

PROJETO DE EXTENSÃO DO GRUPO PET

PROJETO DE EXTENSÃO DO GRUPO PET: DESPERTAR PARA A CIÊNCIA

 

ENSINO

Observação – Sala A205 *Atualizado

Mediadoras:  Maria Beatriz Gameiro Cordeiro,  Rozângela Nogueira de Moraes e Lucimar Aparecida Moreira

Título do trabalho

Um olhar sobre as aulas de gramática observadas no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID)

PIBID EM AÇÃO: TRILHA DA MALALA

PROGRAMA DE BOLSA DE INCENTIVO À INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) E A PLATAFORMIZAÇÃO DO ENSINO ESTADUAL

EDUCAR PELO ENCANTAMENTO: O FOLCLORE BRASILEIRO COMO EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO NO PIBID

PALAVRAS EM CONSTRUÇÃO: Mapeando a escrita para promover o letramento

RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PIBID: TRABALHANDO DIFERENÇAS E IDENTIDADES A PARTIR DA LEITURA DE ‘O PEQUENO PRÍNCIPE PRETO’

UMA ABORDAGEM TEÓRICO-PRÁTICA DE PROCESSOS ENDO E EXOTÉRMICOS NO ENSINO DE QUÍMICA

O Impacto das Práticas Pedagógicas do PIBID na Aprendizagem dos Alunos do Ensino Médio 

A Modelagem Molecular como Estratégia Didática no Ensino de Conceitos Químicos

 

Regência – Sala A207 *Atualizado

Mediadoras: Paulo Sérgio Calefi

Título do trabalho

RELATO DE APLICAÇÃO: KAHOOT DE GRAMÁTICA NO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Mapeando saberes: a caça ao tesouro como proposta dinâmica e pedagógica

Reações de oxirredução no cotidiano: uma abordagem experimental no ensino de química 

O ESTUDO DO PH E A ACIDIFICAÇÃO DOS OCEANOS

Monitoria de Língua Inglesa

EXPERIMENTAÇÃO INVESTIGATIVA E MAIS MENINAS NAS CIÊNCIAS EXATAS E ENGENHARIAS

MONITORIA EM MATEMÁTICA NO CAMPUS SERTÃOZINHO

 

 

 

O evento seguirá o cronograma abaixo, com apresentações dos RESUMOS no dia 24 de outubro de 2025. Os anais do colóquio são publicados no site do campus no final do ano, com número de ISBN.

 

CRONOGRAMA

DATA

ATIVIDADE

13/10/2025

Prazo máximo para inscrição e submissão do resumo 

17/10/2025

Envio de respostas sobre as avaliações e aceites dos resumos

21/10/2025

Submissão da versão final, caso solicitado alterações

24/10/2025  

Apresentações orais do VI Colóquio de Pesquisa e Extensão do IFSP durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 

 

Alunos que estão executando projetos de ensino, pesquisa e/ou extensão são incentivados a enviar o resumo (máximo 400 palavras / 1 página).

A submissão de trabalho poderá ser realizada até 13 de outubro/2025, pelo link:

https://forms.gle/Z4L8NdBBXusqNuUVA

Modelo do Resumo

https://docs.google.com/document/d/1nZ8B7OR6bbT5mfangMeoZhmodcMEUwbM9kOt6Wp2t_Y/edit?usp=sharing

Modelo para apresentação

https://docs.google.com/presentation/d/19YEusUM_XO4_tAHfa0JAEuMIbiw672wHUOQm5hvJs5E/edit?usp=sharing

registrado em:
Fim do conteúdo da página