Projeto Político Pedagógico
A elaboração do Projeto Político Pedagógico IFSP câmpus Sertãozinho envolveu o comprometimento da comunidade interna e externa do câmpus em busca de uma concepção pedagógica que refletisse um projeto de identidade institucional apoiada nas dimensões conceituais histórica, ética, política, científica e tecnológica presentes em seus princípios e diretrizes de atuação, dialogando com os elementos norteadores do Projeto Pedagógico Institucional (PPI) do Instituto Federal de São Paulo (IFSP).
Assim, a proposta baseou-se em elementos que sustentam a construção de uma práxis educativa envolvida com a defesa de um projeto de escola pública, laica e de qualidade, possibilitando uma formação integradora alinhada à produção do conhecimento científico e tecnológico com as dimensões do trabalho, da ciência e da cultura. Nessa perspectiva, a educação é compreendida como um processo de construção de conhecimentos, valores e habilidades voltadas para o desenvolvimento humano integral e pleno para a participação crítica e reflexiva na sociedade atual.
A construção do documento aponta para o entendimento de que a escola tem o papel social e privilegiado de garantir socialização do conhecimento produzido histórico e coletivamente, ou seja, a escola é espaço de garantia do acesso à cultura e sistematização do saber científico que possibilite a apropriação dos instrumentos teóricos e práticos para análise e compreensão da realidade levando em consideração as dimensões que constituem a 36 especificidade do ser humano, as condições objetivas e subjetivas reais para seu pleno desenvolvimento histórico. (FRIGOTTO, 2012; SAVIANI, 2007)
Redes Sociais