Página inicial > Publicações > Estudantes do Câmpus Sertãozinho do IFSP são premiados na Olimpíada Brasileira de Física - 2022

• Publicado: Terça, 25 de Abril de 2023, 19h13
  • Última atualização em Terça, 25 de Abril de 2023, 19h13

A Olimpíada Brasileira de Física (OBF) divulgou a relação dos estudantes que conquistaram medalhas em Nível Nacional na OBF/2022. Foram inscritos cerca de trezentos mil estudantes. O Câmpus de Sertãozinho do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP, conquistou uma medalha de prata e uma menção honrosa.

A OBF é realizada anualmente pela Sociedade Brasileira de Física (SBF) com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). Os estudantes com melhor desempenho na 3ª fase da OBF e que atendam ao limite de idade exigido pelo Comitê da International Physics Olympiad (IPhO) e da Olimpíada Iberoamericana de Física (OIbF), são convidados a participar do processo de preparação para as Olimpíadas Internacionais de Física (OIF).

A Olimpíada contou com três fases: a 1ª fase foi composta por vinte questões de múltipla escolha, que foi realizada no dia 27/08/2022, de forma online. Já a 2ª fase, possuía oito questões dissertativas, foi realizada em 24/09/2022 também de forma online. Por fim, a 3ª Fase e última fase, contou oito questões dissertativas e uma prova experimental, foi realizada na data 11/02/2023 em um centro de aplicação da OBF.

Três estudantes do IFSP/SRT do curso Técnico em Automação Integrado ao Ensino Médio, acompanhados pelo professor de Física Ailson Vasconcelos da Cunha, realizaram a 3ª fase da OBF/2022 no Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE) da Universidade Estadual Paulista (UNESP) em São José do Rio Preto. São eles: Gabriel Cardoso de Souza, Agatha Bianca Soriano Novaes e Maria Júlia Akemi Kogure Monfredini Bessa.

As estudantes do IFSP/SRT premiadas na OBF – 2022 foram:

• Prata: Maria Júlia Akemi Kogure Bessa (2º ano do EM)

• Menção Honrosa: Agatha Bianca Soriano Novaes (1º ano do EM)

Recentemente a SBF já havia publicado a lista de estudantes premiados na OBFEP– 2022. Na ocasião, o IFSP/SRT conquistou 3 medalhas:

• Ouro: Maria Júlia Akemi Kogure Bessa (2º ano do EM)

• Prata: Gabriel Cardoso de Souza (1º ano do EM)

• Bronze: Hendrus Santos de Souza (1º ano do EM)

Além disso, a estudante Maria Júlia foi convidada a participar do processo de preparação das olimpíadas internacionais. Por fim, a OBFEP - 2022 também premiou o Câmpus Sertãozinho e o professor de Física Ailson Cunha pelo desempenho dos estudantes.