Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Publicações > Aluno e professores do IFSP Sertãozinho publicam artigo sobre a história da cerveja na região
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Aluno e professores do IFSP Sertãozinho publicam artigo sobre a história da cerveja na região

  • Publicado: Segunda, 21 de Novembro de 2022, 11h39
  • Última atualização em Segunda, 21 de Novembro de 2022, 11h45
  • Acessos: 553

Artigo retrata a origem das cervejarias, o impacto no desenvolvimento econômico e na cultura cervejeira de Ribeirão Preto, assim como os projetos atuais do setor

   O aluno egresso do curso Técnico em Química, Thales Argman Ferreira, publicou o  artigo “História da cerveja de Ribeirão Preto: da capital do chope à polo de cerveja Artesanal” na última edição da Revista INGI - Indicação Geográfica e Inovação. O trabalho teve início com o projeto de extensão que participou no último ano do curso, e apresenta um panorama da origem da tradição cervejeira de Ribeirão Preto, a instalação das grandes fábricas no começo do século XX, o impacto das indústrias no desenvolvimento econômico, arquitetônico e cultural da cidade, a fama de “Terra do Chope”, o declínio das grandes indústrias e a transformação em um polo de cerveja artesanal. Além disso, traz inovações e projetos atuais do setor na região. 

   Para o aluno, foi muito importante participar do projeto, por conhecer a história da cerveja de Ribeirão Preto, e por poder desenvolver vários aspectos, dentre eles a leitura e escrita acadêmica e a organização pessoal. “Fiquei satisfeito com o resultado final, agradeço a todos que estiveram envolvidos nesse trabalho e espero que a história cervejeira de Ribeirão Preto e região seja conhecida cada vez mais”, diz Thales. 

   Os professores Reinaldo Tronto, Marcos Paron e Jean Rodrigues orientaram o aluno e são co-autores do artigo. Segundo o professor Jean Rodrigues “o Thales fez um excelente trabalho, pesquisamos no arquivo público municipal, em diversas obras e livros, conversamos diretamente com pessoas do setor. A história da cerveja na cidade é muito rica, e esperamos ter reunido um pouco dela nesse artigo”. 

   O trabalho traz também o cenário atual de reconhecimento do setor como Arranjo Produtivo Local (APL) e o projeto de Indicação Geográfica e Marca Coletiva da cerveja da região de Ribeirão Preto, nos quais o Instituto Federal de São Paulo tem participado ativamente. 

   A Revista INGI - Indicação Geográfica e Inovação é uma publicação online, multidisciplinar e trimestral, aberta à comunidade científica para divulgação de artigos originais e resultados de pesquisas em Indicação Geográfica, Conhecimentos Tradicionais, Propriedade Intelectual, Empreendedorismo e Inovação. O artigo pode ser acessado pelo site da revista (https://ingi.api.org.br/) ou diretamente aqui.

 

810

Thales Ferreira em frente à Choperia Pinguim, um dos símbolos da cultura cervejeira de Ribeirão Preto.

registrado em:
Fim do conteúdo da página