Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Publicações > Equipe do IFSP/SRT foi uma das campeãs na Jornada de Foguetes
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Equipe do IFSP/SRT foi uma das campeãs na Jornada de Foguetes

  • Publicado: Sexta, 16 de Setembro de 2022, 20h01
  • Última atualização em Sexta, 16 de Setembro de 2022, 20h07
  • Acessos: 918

Os estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Câmpus Sertãozinho do 1º ano do curso Técnico em Química Integrado ao Ensino Médio, Felipe Neves, Hélio Corrêa e Hendrus Santos, sob orientações do professor de Física Ailson Cunha, formaram a equipe Aerospace; uma das equipes campeãs da 30ª Jornada Nacional de Foguetes com um lançamento de 165,6m. 

A Jornada de Foguetes é uma competição experimental que consiste em construir e lançar, obliquamente, foguetes, a partir de uma base de lançamento, o mais distante possível. O propelente dos foguetes é uma combinação entre vinagre e bicarbonato de sódio. Cabe à equipe encontrar a melhor combinação entre os componentes bem como uma melhor aerodinâmica do foguete. A classificação para a competição ocorreu pelo  desempenho da equipe na Mostra Brasileira de Foguetes - MoBFog, organizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira - SAB em parceria com a Agência Espacial Brasileira - AEB com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq. 

A 30ª Jornada Nacional de Foguetes ocorreu na cidade de Barra do Piraí, Rio de Janeiro,  entre os dias 12 a 15 de setembro. No evento,  além dos lançamentos de foguetes, estudantes e professores participaram de oficinas, palestras e compartilharam experiências na construção de seus foguetes. 

Para o professor Ailson Cunha,o evento é importante pois: “Proporciona uma grande troca de experiência entre os estudantes, promove o aprendizado e estimula o conhecimento científico de diversas áreas”. A participação da equipe no evento ocorreu com apoio da Reitoria do IFSP e da direção do campus. A equipe também agradece pelo apoio de servidores, monitores e estudantes que colaboraram na construção dos foguetes.

Confira as fotos:

capa 5

WhatsApp Image 2022 09 16 at 103425

WhatsApp Image 2022 09 16 at 103425 1

WhatsApp Image 2022 09 16 at 103529

WhatsApp Image 2022 09 16 at 104308

registrado em:
Fim do conteúdo da página