Página inicial > Publicações > Alunos do IFSP/Sertãozinho são premiados novamente em olimpíada de astronomia

Alunos do IFSP/Sertãozinho são premiados novamente em olimpíada de astronomia

• Publicado: Sexta, 01 de Novembro de 2019, 11h27
  • Última atualização em Sexta, 01 de Novembro de 2019, 11h27

O campus de Sertãozinho do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, IFSP, conquistou 5 medalhas na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, OBA 2019. Em 2018, foram 3 medalhas sendo um ouro, uma prata e um bronze.

A OBA é organizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) com o principal objetivo de fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica, Física e ciências afins. A prova conta com dez questões abertas que envolvem conhecimentos de física, astronomia e astronáutica e tem a participação voluntária dos estudantes.

A estudante Beatriz Cardoso de Oliveira, do 3º ano do curso Técnico em Automação Industrial Integrado ao Ensino Médio conquistou pelo segundo ano consecutivo a medalha de Ouro. O estudante Victor Moreli dos Santos, do 1º ano também do curso de Automação, recebeu medalha de Prata. Já os estudantes Diego Pinto, Matheus Cavalcante de Santana (ambos do 2º ano de Automação) e Jovana Karen Martins (1º ano de Automação) receberam a medalha de Bronze.

O desempenho melhor pode ser explicado por um maior interesse dos estudantes pelas olimpíadas científicas, uma vez que agora algumas universidades passaram a reservar vagas para alunos premiados nesses eventos, entre elas a USP e a UNICAMP. Com isso, este ano os professores realizaram aulas de reforço e aprofundamento para a prova. Além disso, o projeto de extensão “Ciência e Arte” vem realizando eventos regulares de promoção da astronomia para estudantes e comunidade.

A cerimônia de entrega das medalhas ocorreu durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, realizada no campus. A entrega foi realizada pelo Pro-Reitor de Pesquisa, Éder José da Costa Sacconi e pelo Diretor de Pós-Graduação, Prof. Orlando L. Berengue, que na ocasião destacaram a importância desses eventos no estímulo aos jovens para seguirem as carreiras científicas.

Beatriz.jpgDiego.jpgJovana.jpgMatheus.jpgVictor.jpg