Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Publicações > Licenciatura em Química do IFSP Câmpus Sertãozinho obteve nota máxima no ENADE
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Licenciatura em Química do IFSP Câmpus Sertãozinho obteve nota máxima no ENADE

  • Publicado: Quarta, 26 de Dezembro de 2018, 20h08
  • Última atualização em Quarta, 26 de Dezembro de 2018, 20h08
  • Acessos: 3790

Licenciatura em Química do IFSP Câmpus Sertãozinho obteve nota máxima no ENADE

O Curso de Licenciatura em Química do IFSP Câmpus Sertãozinho obteve nota máxima (conceito 5) no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), o qual avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas em sua formação1.

Observando-se os dados da Tabela 1, nota-se que, dos 263 cursos de Licenciatura em Química participantes, 16 (6,1%) receberam conceito 5, e o curso de Licenciatura em Química do IFSP Câmpus Sertãozinho é 1 destes 16 cursos, o que evidencia que o IFSP cumpre com seu princípio de ofertar cursos gratuitos de elevada qualidade.

Tabela 1 – Distribuição absoluta e percentual na coluna de Cursos Participantes por grande Região, segundo o conceito Enade – Enade/2017 – Química (Licenciatura).

tabela.png

O curso superior de Licenciatura em Química tem como objetivo principal formar professores para atuarem nas séries finais do Ensino Fundamental e em todo o Ensino Médio. Este profissional também poderá atuar no Ensino Superior, desde que dê continuidade à sua formação acadêmica, através dos programas de Pós-Graduação. O licenciado em Química terá uma formação acadêmica generalista, porém sólida e abrangente no conteúdo das diversas áreas da Química, além de ter domínio dos métodos e técnicas pedagógicas que permitem a mediação da aprendizagem nos diferentes níveis de ensino. Estará apto para abordar os conteúdos de ensino de modo contextualizado, estabelecendo um diálogo permanente com as outras áreas do conhecimento, buscando a interdisciplinaridade2.

Além da docência na área de Química, o licenciado também será capaz de elaborar e conduzir atividades de divulgação científica e exercer demais atividades da área Química (pesquisa, extensão, laboratório e indústria) que sejam compatíveis com as suas habilidades, competências e atribuições. O curso de Licenciatura em Química tem duração de 4 anos (8 semestres), sendo oferecido no período matutino. São ofertadas, anualmente, 40 vagas, e o ingresso se dará por meio do SISU. Como pré-requisito, os candidatos às vagas deverão ter concluído o Ensino Médio ou equivalente2.

Portanto, conforme mencionado acima, no município de Sertãozinho há um curso superior de Licenciatura em Química, gratuito e cuja excelência e qualidade são atestadas pelo Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), contribuindo assim, para o desenvolvimento e formação de profissionais para a região.

Enade2017 Quimica.jpg

Para maiores informações:

registrado em:
Fim do conteúdo da página