Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Publicações > Estudantes do IFSP Campus Sertãozinho batem novamente recorde nacional e são campeões da Jornada Nacional de Foguetes.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Estudantes do IFSP Campus Sertãozinho batem novamente recorde nacional e são campeões da Jornada Nacional de Foguetes.

  • Publicado: Segunda, 12 de Agosto de 2024, 11h35
  • Última atualização em Segunda, 26 de Agosto de 2024, 13h36
  • Acessos: 303

 

A Equipe Aerospace, composta pelos estudantes Hendrus Santos de Souza, Hélio Vinícius Bizio Corrêa e Felipe Ramachoti Neves (todos do 3º ano do curso Técnico em Química Integrado ao Ensino Médio), foi a campeã da 52ª Jornada Nacional de Foguetes 2024, com seu lançamento que alcançou a incrível marca de 494,7 metros, superando o recorde nacional anterior de 494 metros que era da própria equipe.

A competição consiste em construir e lançar, obliquamente, foguetes, a partir de uma base de lançamento, o mais distante possível. O foguete é construído pelos estudantes a partir de duas garrafas PET (descartável ou retornável) e tem como combustível, para o nível 4, a mistura, em qualquer proporção, de vinagre e bicarbonato de sódio. Cabe aos estudantes projetar o foguete aperfeiçoando sua aerodinâmica, estabilidade, massa, bem como melhorar a base de lançamento e a eficiência da reação propulsora.

A competição foi realizada entre os dias 05/08 e 08/08 em Barra do Piraí – RJ. Ela faz parte da Mostra Brasileira de Foguetes (MoBFog) que é realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) e com apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A MOBFOG tem por objetivos fomentar o interesse dos jovens pela Astronáutica, Física, Química, Astronomia e Foguetes.

A competição também contou com a participação de outras duas equipes do IFSP Campus Sertãozinho. A Equipe Omni, composta pelos estudantes João Vitor Da Silva Milani, Umberto Coelho Da Silva Filho, Cauê Spanger e a Equipe Aero Desastre composta pelos estudantes João Pedro Lima de Oliveira, Matheus Felipe da Silva, Renan Scavasini Gimenez.

O estudante Hendrus Santos comentou que “a Jornada de Foguetes 2024 foi uma experiência ímpar, concretizamos nossa maior meta que era bater o recorde nacional da olimpíada e demoramos 3 anos para isso. Foi um momento muito especial e com pessoas especiais ao nosso lado, o que tornou tudo muito mais mágico e enriquecedor. No evento, pelo 3° ano consecutivo em nome do IFSP campus Sertãozinho conseguimos colher mais aprendizados, tanto para a vida, quanto ao foguetemodelismo”. O estudante também agradeceu ao “IFSP Campus Sertãozinho, aos nossos familiares, aos amigos e ao nosso mais que professor, Ailson”.

Para o professor de Física, Ailson Cunha, orientador das equipes, o resultado foi excelente e reflete o trabalho e a dedicação desses estudantes que ‘estudaram e trabalharam muito para chegar até aqui’. Além disso, o resultado mostra a consistência do grupo que, mais uma vez, supera seus próprios resultados estabelecendo novos limites para o lançamento de foguetes.

 JORNADA 01 140  JORNADA 01 141
 JORNADA 01 145  JORNADA 01 154
 Jornada 01 182  

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página