Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Publicações > Professores do IFSP Campus Sertãozinho Investigam a Cervejaria como Espaço Educador Interdisciplinar
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Professores do IFSP Campus Sertãozinho Investigam a Cervejaria como Espaço Educador Interdisciplinar

  • Publicado: Quinta, 21 de Dezembro de 2023, 16h02
  • Última atualização em Quinta, 21 de Dezembro de 2023, 16h02
  • Acessos: 1031
Professores de diferentes áreas do conhecimento do IFSP campus Sertãozinho desenvolveram uma pesquisa científica mostrando, na prática, como a Interdisciplinaridade está presente e como o aprendizado pode acontecer ao longo do processo de produção cervejeira. 
A pesquisa foi desenvolvida no Centro Multidisciplinar de Tecnologia Cervejeira do IFSP, onde os professores Giselle Martins, Riama Gouveia, Jean Silva, Gisele Messiano e André Dias apresentaram os diversos conteúdos de Física, Química, Biologia, Processos Industriais e suas inter relações durante as fases de produção de cerveja: Malteação,  Brassagem  (moagem,  mosturação, filtração,   fervura, whirlpool,   resfriamento),   Fermentação   (fermentação,   maturação, carbonatação) e Finalização (envase e pasteurização).
O resultado da pesquisa foi publicado este mês na Revista Nova Paideia Interdisciplinar em Educação e Pesquisa e traz como novidade uma proposta de visitação técnica interdisciplinar na cervejaria do campus. 
“Esta pesquisa relaciona a formação integral dos estudantes e um olhar para o mundo do trabalho com questões pedagógicas a partir da utilização de uma metodologia prática de visitação, podendo oferecer apoio aos professores para a realização de aulas sobre diferentes conteúdos específicos no ambiente da cervejaria”, afirma Giselle Martins, uma das autoras do artigo. 
A pesquisa faz parte de um projeto que tem por objetivo o entendimento do ambiente da Cervejaria como Espaço Educador não formal, capaz de promover aprendizado lúdico e contextualizado a estudantes de diferentes níveis de ensino. Além dos professores autores do artigo há a participação de estudantes de Iniciação Científica e de discentes do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT).
O artigo pode ser conferido na íntegra através do link: https://ojs.novapaideia.org/index.php/RIEP/article/view/298
 
 
 
IMG 20231219 WA0010
 
registrado em:
Fim do conteúdo da página