Sobre
O curso de Formação de Docentes para Graduados não Licenciados do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Câmpus Sertãozinho espera formar docentes capazes de compreender os processos históricos que influenciam as práticas e as concepções educacionais e pedagógicas. Para tanto, o curso tem como proposta ofertar educação profissional, científica e tecnológica orientada por uma práxis educativa que efetive a formação integral e contribua para a inclusão social, o desenvolvimento regional, a produção e a socialização do conhecimento. Assim como, pretende formar professores que sejam capazes de reconhecer a realidade identificada no Projeto Político Pedagógico da Instituição onde atua / irá atuar, enfrentando suas contradições e opinando, refletindo e questionando sobre esses contextos sociais numa perspectiva de (re)elaboração, criação e crítica contribuindo, desse modo, para a formação do cidadão crítico e consciente, capaz de intervir conscientemente no mundo do trabalho e se envolver com a transformação do mundo que vive.
Área de Atuação
O egresso do curso de Formação de Docentes para Graduados não Licenciados do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Câmpus Sertãozinho está habilitado a trabalhar como professor e provido de conhecimentos e competências para planejar, organizar e desenvolver atividades e materiais relativos ao ensino da área na qual possui graduação. Assim como, contará com sólidos conhecimentos sobre a estrutura e funcionamento da educação escolar em suas dimensões históricas, políticas, econômicas, filosóficas, sociais e culturais, de modo, que seja capaz de traçar estratégias pedagógicas que deem conta de atender as múltiplas complexidades da práxis educacional. O aluno egresso será capaz de estabelecer relações com diversas áreas de conhecimento e propor estratégias para transposição do conhecimento científico e acadêmico em saber escolar prezando pelo desenvolvimento do educando, sua formação ética, a construção de sua autonomia intelectual e de seu pensamento crítico.
Duração do curso
3 semestres (1 ano e meio)
Turno
Curso presencial com aulas às sextas-feiras (das 7h às 18h).
Vagas
40 vagas ofertadas no 2º semestre do ano
Requisito
Curso Superior Completo (Bacharelado ou Tecnológico) em qualquer área
Informações
Coordenadora: Profa. Dra. Michele C. Cruz Costa
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Conheça mais sobre o curso
O Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados é constantemente atualizado pelo Corpo Docente, visando à adequação às DCNs,a diretrizes institucionais e governamentais, bem como primando pela atualização e qualidade do curso. As alterações feitas consideram diretrizes políticas e pedagógicas em vigor, as novas demandas do mundo do trabalho, o perfil profissional do egresso, a estrutura curricular, o contexto educacional, características locais e regionais e novas práticas emergentes no campo do conhecimento relacionado ao curso.
Em 2021 o Núcleo Docente Estruturante (NDE) e o Colegiado do Curso iniciaram a reformulação do curso de acordo com as Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação), Resolução nº 02/2019 do Conselho Nacional de Educação (https://encurtador.com.br/nvPU0).
Assim, em 2023 foi finalizada a reformulação e no segundo semestre o curso começa a funcionar com nova organização, seguindo o novo marco regulatório para a formação de professores.
Arquivo – Portaria de Reconhecimento do Curso 2015
Arquivo – Projeto Pedagógico do Curso 2017 - Versão atualizada
Arquivo – Projeto Pedagógico do Curso 2023
Arquivo – Resolução N.º 321/2023
Estágio supervisionado
O estágio será desenvolvido em ambientes reais de trabalho, podendo ser: escolas públicas ou privadas de educação básica e/ou de ensino profissional técnico de nível médio.
O desenvolvimento do Estágio Supervisionado será articulado aos componentes curriculares, numa perspectiva de integração entre teoria e prática. Para que essa articulação atinja seu potencial formativo pleno, o estágio deve se iniciar, idealmente, no primeiro semestre do curso. O Estágio Supervisionado será concluído quando o estudante cumprir um mínimo de 300 (trezentas) horas, sendo:
- 100 (cem) horas de atividades de observação da estrutura física e documental na primeira etapa;
- 100 (cem) horas de atividades de observação de materiais didáticos e propostas pedagógicas, na segunda etapa;
- 100 (cem) horas de observação de aulas e regência em aulas, assim distribuídas: 50(cinquenta) horas de observação e 50(cinquenta) horas de regência, na terceira etapa.
Manual de Estágio
Horário de atendimento aos discentes
Docente
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Dia e horário
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e-mail
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Local
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Andréa dos Santos Lopes
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Segunda-feira das 15h30 às 17h30
Quarta-feira das 18h às 19h.
Sexta-feira das 11h às 13h
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Gabinete A322
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Carlos Alexandre Terra
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Terça-feira, das 13h30 às 16h30
Quarta- feira, das 13h30 às 16h30
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Gabinete A306
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Fabiana Cristina de Freitas
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Quarta-feira, das 11h00 às 12h00 e
das 14h30 às 15h30
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Gabinete A306
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Fabiana Souza Ferreira
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Quarta-feira, das 15h30 às 16h30
Quinta-feira das 10h00 às 13h00
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Sala dos Professores (A323)
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Juliana Elói Pires
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Quinta-feira, das 8h às 10h
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Gabinete A301
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Juliana Cristina Perlotti Piunti
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Quarta-feira, das 13h30 às 16h30
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Gabinete A307
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Marina Caprio
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Quarta-feira, das 12h00 às 13h00
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Sala dos Coordenadores (A320)
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Michele Cristine da Cruz Costa
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Segunda-feira e Sexta-feira, das 12h00 às 13h00
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Gabinete A307
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Atividade Teórico Prática
A carga horária do Programa Especial de Formação de Docentes para a Educação Básica contemplará 200 (duzentas) horas de atividades teórico-práticas de aprofundamento em áreas específicas de interesse dos estudantes, podendo ser desenvolvidas, por meio da iniciação científica, da iniciação à docência, da extensão e da monitoria, entre outras.
As Atividades Teórico-Práticas têm como objetivo complementar e ampliar a formação do futuro educador, proporcionando-lhe a oportunidade de sintonizar-se com a produção acadêmica e científica relevante para sua área de atuação, assim como com as mais diferentes manifestações culturais. Dessa forma, enriquecem o processo de aprendizagem do futuro professor e sua formação social e cidadã, permitindo, no âmbito do currículo, o aperfeiçoamento profissional, ao estimular a prática de estudos e atividades independentes, transversais, opcionais, interdisciplinares, de permanente e contextualizada atualização.
Manual da Atividades teórico-práticas
Redes Sociais