Laboratórios
1. Laboratório de Soldagem / Conformação
2. Laboratório de Tratamentos Térmicos / Fundição
3. Laboratório de Processos de Fabricação: Usinagem
4. Laboratório de Metalografia
5. Laboratório de Manufatura Avançada: Usinagem CNC / Solda Virtual
6. Laboratório de Pneumática e Hidráulica
7. Laboratório de Prototipagem 3D/CAD/CAM/CAE
8. Laboratório de Ensaios Físicos Mecânicos
9. Laboratório de Metrologia
10. Laboratório de Termodinâmica e Mecânica dos Fluidos
:: Laboratório de SOLDAGEM / CONFORMAÇÃO ::
Os processos de soldagem são utilizados na união e no revestimento de peças metálicas, sendo considerados como alguns dos mais importantes procedimentos empregados na indústria moderna. A soldagem tem sido extensivamente empregada na fabricação e na recuperação de peças, equipamentos e estruturas metálicas produzidas em aços, ligas de alumínio e cobre, além de ligas metálicas mais complexas e sofisticadas.
Conjunto de máquinas de soldagem TIG/MIG/MAG.
O Laboratório de conformação é composto por equipamentos para realização de cortes e de dobramento de chapas, e são amplamente utilizados nos projetos de trabalho de conclusão de curso e de projetos de pesquisas.
Cortadeira Metalográfica.
:: Laboratório de TRATAMENTOS TÉRMICOS / FUNDIÇÃO ::
Laboratório destinado à realização de diversos tratamentos térmicos de aços, estudo de temperabilidade de aços, estudo de solubilização e precipitação em ligas de alumínio.
Os tratamentos térmicos consistem em procedimentos controlados de aquecimento, manutenção na temperatura e resfriamento de peças sólidas de metais e/ou suas ligas, visando obter propriedades mecânicas adequadas à sua aplicação industrial. Trata-se de um procedimento comum na indústria, aplicado antes ou após outros processos de fabricação como a usinagem e a conformação mecânica.
Forno Mufla: Forno câmara, elétrico 1200 graus.
Fundição é uma técnica para fabricar peças de diversos tipos de metais e ligas, levando-os a alta temperatura e os deixando em seu estado líquido (fundido). Após isso coloca-se estes em um molde com cavidade (forma permanente ou descartável) no qual o metal trabalhado resfriará e se solidificará num formato projetado.
Caixa de areia para fundição: Caixa de moldagem expansiva fundida em liga de alumínio SAE 329.
:: Laboratório de PROCESSOS DE FABRICAÇÃO / USINAGEM ::
O Laboratório de Processos de Fabricação conta com os principais tipos de máquinas-ferramentas convencionais empregados na usinagem de metais, tais como: tornos mecânicos, fresadoras, retificadora, serra de fita, prensa hidráulica e máquina industrial de eletroerosão, tendo como principal objetivo dar suporte às aulas teóricas da graduação em Engenharia Mecânica e apoio para os projetos de pesquisa e de trabalho de conclusão de curso.
Centro de usinagem com diversos tipos de equipamentos.
:: Laboratório de METALOGRAFIA ::
Laboratório destinado à preparação e caracterização microestrutural de materiais (micrografia e macrografia), para atender as necessidades da comunidade universitária no desenvolvimento de trabalhos de ensino, pesquisa e extensão. As principais atividades incluem análises metalográficas qualitativa e quantitativa de ligas metálicas, cerâmicas e polímeros, por meio da análise de imagens e de ensaios de dureza.
Diversos equipamentos de metalografia tais como: balança de precisão digital, dessecador tipo vácuo, microscópios e prensa de embutimento.
Politrizes motorizadas
:: Laboratório de MANUFATURA AVANÇADA: USINAGEM CNC / SOLDA VIRTUAL ::
Máquinas comandadas numericamente por computador, amplamente conhecidas no meio técnico industrial por máquinas CNC, são equipamentos de alto nível tecnológico destinados à usinagem de peças das mais variadas geometrias e materiais. Nesse tipo de máquina-ferramenta, os movimentos dos eixos atendem aos comandos estabelecidos pelo operador em um programa CNC, conferindo grande precisão dimensional da peça e excelente repetibilidade no processo. O laboratório contempla esse cenário de fabricação através da existência de um centro de usinagem e de um torno CNC, para uso nas aulas práticas das disciplinas, bem como nos projetos de pesquisa e de extensão do campus.
Centro de Usinagem Vertical CNC (Comando Numérico Computadorizado).
Torno Mecânico Horizontal CNC, tipo programável.
Indicado para soldadores iniciantes, o simulador de solda VRTEX Mobile padrão permite que o aluno aprenda soldar em realidade aumentada, tendo noções de regulagens e utilização dos equipamentos com segurança antes de ir para as aulas práticas de soldagem.
Simulador de solda, VRTEX Mobile padrão, com tocha e alicate de soldagem.
:: Laboratório de PNEUMÁTICA E HIDRÁULICA ::
O laboratório de Pneumática e Hidráulica contém uma série de bancadas de trabalho para experimentação e instrução sobre controle e atuadores pneumáticos e hidráulicos. O objetivo é simular circuitos com acionamentos automáticos com aplicação em sistemas mecânicos.
Módulo didático pneumática e eletropneumática: Sistema didático para treinamento em automação por ar comprimido.
Montagem de Circuitos Pneumáticos e Eletropneumáticos.
:: Laboratório de PROTOTIPAGEM 3D/CAD/CAM/CAE ::
CAD/CAM é um termo em inglês que significa projeto e manufatura auxiliados por computador (Computer Aided Design/Computer Aided Manufacturing). Aplicados geralmente, mas não apenas, na fabricação de peças com geometrias complexas e de grande precisão, os sistemas CAD/CAM facilitam de alguma forma a fabricação, uma vez que os desenhos das peças, concebidos tridimensionalmente, servem como modelo para a geração dos programas CNC, simulação da usinagem e, é claro, para a própria usinagem automatizada da peça. O laboratório conta com microcomputadores com licenças SolidWorks, Simulator e CNC Programmer 3D para execução do CAD/CAM.
Impressora 3D: máquina de moldagem para prototipagem, tridimensional, e deposição termoplástico.
Microcomputadores compostos com licenças SolidWorks, Simulator e CNC Programmer 3D.
:: Laboratório de ENSAIOS FÍSICOS MECÂNICOS ::
Laboratório destinado à caracterização do comportamento mecânico e tribológico de materiais, incluindo ensaios de tração, ensaios de compressão, ensaios de flexão/dobramento, ensaios de impacto e ensaios de resistência ao desgaste. Neste laboratório são aplicados métodos padronizados por normas técnicas para a determinação das propriedades mecânicas e tribológicas, fundamental para a escolha dos materiais a serem empregados na execução de um projeto mecânico.
Equipamento de ensaio de impacto do tipo Charpy.
Máquina de ensaio de desgaste do tipo esfera presa.
Máquina universal de ensaios de tração, compressão e dobramento.
:: Laboratório de METROLOGIA ::
O Laboratório de Metrologia tem como objetivo possibilitar aos estudantes de graduação em Engenharia Mecânica acesso à prática da metrologia e do controle dimensional e geométrico. O laboratório dá suporte as aulas práticas da disciplina de Metrologia Industrial e de Usinagem.
Diversos equipamentos de medição: paquímetros, micrômetros, relógios comparadores, dentre outros.
Projetor óptico de perfil de medição e inspeção.
:: Laboratório de TERMODINÂMICA E MECÂNICA DOS FLUIDOS ::
O Laboratório de Termodinâmica e de Mecânica dos Fluidos desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão relacionados a estas duas importantes áreas de conhecimento do curso de graduação em Engenharia Mecânica. Destaca-se a bancada didática de energias renováveis eólica e fotovoltaica, e a bancada de estudo de associação de bombas hidráulicas.
Banco de ensaios de energia renováveis por sistema de placa fotovoltaica e aerogerador.
Banco de ensaio de medição de vazão composto por três rotâmetros e duas bombas interligáveis em série ou em paralelo.
NDE
:: Função ::
O Núcleo Docente Estruturante (NDE) é órgão atuante no processo de concepção, consultivo e de assessoramento de cada curso de graduação do IFSP. É constituído por um grupo de docentes, com atribuições acadêmicas de acompanhamento, atuante no processo de concepção, consolidação e contínua atualização do Projeto Pedagógico do Curso (PPC).
:: Relação de docentes que constituem o NDE ::
Prof. Marcos Alves Fontes (Presidente)
Prof. Antônio Carlos de Souza
Prof. César Augusto de Jesus Falcão
Prof. Daniel de Oliveira Bazoni
Prof. Flavio Tambellini
Prof. João Paulo Colafemina
Prof. Júlio Tadashi Tanaka
Profa. Luciana Sartori Murari
Prof. Paulo Donato Frighetto
Prof. Wagner Luís Massarotto
:: Portaria de designação dos membros ::
Clique aqui para acessar a portaria
:: ATAs de reuniões do NDE ::
Clique aqui para acessar as ATAs de reuniões
Colegiado de Curso
:: Função ::
O colegiado de curso é um órgão de função propositiva, consultiva e deliberativa no âmbito de cada curso de graduação para assuntos de política de ensino, pesquisa e extensão, em conformidade com as políticas e diretrizes da instituição.
:: Relação de servidores que constituem o Colegiado de Curso ::
Representantes Docentes Titulares:
Prof. Marcos Alves Fontes (Presidente)
Prof. César Augusto de Jesus Falcão
Prof. Daniel de Oliveira Bazoni
Profa. Luciana Sartori Murari
Profa. Patrícia Aparecida Pinheiro
Prof. Paulo Donato Frighetto
Prof. Wagner Luís Massarotto
Representantes Docentes Suplentes:
Prof. Pio Antônio de Figueiredo
Prof. João Paulo Colafemina
Prof. Flavio Tambellini
Servidora Administrativa Técnico em assunto educacional Titular:
Sra. Susette Luzia Sichieri Meloni
Servidora Administrativa Técnico em assunto educacional Suplente:
Sra. Helaine Cristina Valli Dalla Costa
Representante Discente Titular:
Izael Martins de Almeida
Representante Discente Suplente:
Matheus Bernardo Mandarini
:: Portaria de designação dos membros ::
Clique aqui para acessar a portaria
:: ATAs de reuniões do Colegiado de Curso ::
Clique aqui para acessar as ATAs de reuniões
Projeto BAJA
:: O que é o projeto? ::
O Projeto Baja é um desafio lançado aos estudantes de Engenharia que oferece a chance de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, na execução do projeto, construção e testes de um veículo off-road.
O projeto Baja do IFSP campus Sertãozinho teve início em 2017, conta atualmente com 15 membros discentes, um professor coordenador e um professor orientador.
Em 2022 participou pela primeira vez das Competição Nacional Baja SAE e da Competição Baja SAE Regional Sudeste. Em 2023 também participou da Competição Baja SAE Nacional
:: Coordenador do Projeto ::
Prof. Dr. Paulo Donato Frighetto. E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
:: Orientador do Projeto ::
Prof. Me. Daniel de Oliveira Bazoni. E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Projeto AeroIFSert
:: O que é o projeto? ::
O presente Projeto Institucional tem forte caráter de Pesquisa Aplicada na Área de Mobilidade Aeronáutica. Tem como princípio norteador a Participação na Competição SAE Brasil de Aerodesign a nível nacional e se classificar para a Competição Mundial. Todos os esforços destinados a este Projeto resultam na concepção, desenvolvimento e construção de uma aeronave em escala rádio-controlada de alto desempenho.
A Equipe responsável por este Projeto é formada por dois professores coordenadores, e por alunos dos cursos superiores de Engenharia Mecânica e de Engenharia Elétrica.
Este Projeto Institucional está inserido no contexto do Programa Estudantil da SAE Brasil de Aerodesign e podem ser acessado no site: https://saebrasil.org.br/programas-estudantis/aero-design-sae-brasil/
:: Coordenadores do Projeto ::
Prof. Dr. Antônio Carlos de Souza. E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Prof. Dr. Flávio Tambellini. E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Estágios
:: Função ::
O Estágio Curricular Supervisionado é considerado o ato educativo supervisionado envolvendo diferentes atividades desenvolvidas no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo do educando, relacionado ao curso que estiver frequentando regularmente. Assim, o estágio busca o aprendizado de competências próprias da atividade profissional e a contextualização curricular, objetivando o desenvolvimento do educando para a vida cidadã e para o trabalho.
No Curso de Engenharia Mecânica do IFSP – Câmpus Sertãozinho, o Estágio Curricular Supervisionado é obrigatório e, portanto, será uma das condições para o aluno estar apto a colar grau e ter direito ao diploma.
:: Documentos ::
:: Mais informações ::
Para mais informações sobre o Estágio Curricular Supervisionado, consulte o PPC (Projeto Pedagógico do Curso) na página inicial.
:: Contatos ::
Orientador de Estágio da Engenharia Mecânica
Prof. Dr. César Augusto de Jesus Falcão: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Coordenadora de Estágio do IFSP – campus Sertãozinho
Servidora Jeniffer Fernanda Ferreira da Silva dos Reis: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
PFC
:: Função ::
O Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Bacharelado em Engenharia Mecânica prevê a elaboração de um Projeto Final de Curso (PFC), ou Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), como exigência obrigatória para o título de Bacharel em Engenharia Mecânica.
Constitui-se numa atividade curricular, de natureza científica, em campo de conhecimento que mantenha correlação direta com o curso. Deve representar a integração e a síntese dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso, expressando domínio do assunto escolhido.
A elaboração do projeto final de curso se dá a partir do desenvolvimento de um projeto de engenharia mecânica, conforme tema escolhido para apresentação da monografia, artigo científico, análise de caso, projeto, desenvolvimento de instrumentos, equipamentos, protótipos, programas computacionais, entre outros, podendo ser realizado individualmente ou em duplas.
:: Documentos importantes::
:: Mais informações ::
Para mais informações sobre o projeto final de Curso, consulte o PPC na página inicial.
:: Contatos ::
Coordenadora de Projeto Final de Curso da Engenharia Mecânica
Profa. Me. Luciana Sartori Murari: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
:: Repositório de Trabalhos de Conclusão de Curso da Engenharia Mecânica ::
Clique aqui para acessar ao repositório
Grupo de Pesquisa
Materiais e Processos de Fabricação (MaPFab)
Este grupo tem como objetivo o desenvolvimento de pesquisas tecnológicas aplicadas a sistemas de manufatura. Estes sistemas de manufatura estão inseridos em um aglomerado produtivo local "máquinas e equipamentos" sediado em Sertãozinho-SP e região. Este aglomerado está sendo estruturado para se tornar em um APL - Arranjo Produtivo Local. A atuação do grupo envolve as áreas de engenharia de mecânica, de engenharia de materiais e metalurgia e de engenharia de produção.
O grupo de pesquisa tem característica multidisciplinar e é formado por docentes e alunos do IFSP - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Campus Sertãozinho. Os trabalhos do grupo estão focados no setor metalmecânico com as seguintes contribuições: 1) formação qualificada de profissionais para atuarem neste setor, 2) desenvolvimento científico aplicado e inovação tecnológica.
Líderes: Prof. Dr. Antônio Carlos de Souza / Prof. Dr. Paulo Donato Frighetto
Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. / O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Link no Diretório Geral do Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/23621
Linhas de Pesquisas
- Concepção, desenvolvimento e construção de aeronave em escala rádio controlado;
- Controle numérico computadorizado utilizando DPS;
- Desenvolvimento de soluções aplicadas em manufatura aditiva de baixo custo;
- Inovação tecnológica;
- Materiais e processos de fabricação;
- Processamento e caracterização de materiais;
- Projeto e construção de sistema automotivos;
- Projeto, fabricação e simulação de micro lentes injetadas;
- Sistemas de manufatura aplicados a ambiente APL;
- Tratamentos termoquímicos a plasma: propriedades mecânica, tribológica e microestrutural das superfícies.
Iniciação Científica
O que é? Como funciona?
Trata-se de um programa voltado a alunos de graduação que permite desenvolver ou participar de um projeto de pesquisa em qualquer área do conhecimento, sempre com a orientação de um pesquisador experiente.
O estudante pode fazer sua pesquisa com ou sem o auxílio de bolsas de fomento. As bolsas pode ser oferecidas por agências de fomento externas tais como FAPESP, CNPq ou CAPES, ou oferecidas pelo próprio Instituto Federal com programas PIBIFSP, PIBIC, PIBIC-AF, PIBITI. Ainda existe a participação em projetos de caráter voluntário como o PIVICT.
A iniciação científica geralmente dura um ano, e é preciso entregar um relatório parcial após seis meses e outro, final, após doze meses de pesquisa.
Mais informações:
Para mais informações sobre Iniciação Científica (IC), clique aqui.
Para consultar os editais de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica, clique aqui.
Projetos de Iniciação Científica
O link abaixo é possível visualizar alguns resumos dos projetos de Iniciação Científica desenvolvidos por alunos do curso superior de Engenharia Mecânica.
Para acessar os resumos dos projetos de IC, clique aqui.
Redes Sociais