Página inicial > O que é? > Últimas notícias > Estudantes do Câmpus Sertãozinho realizam lançamentos de Foguetes de Garrafa PET

• Publicado: Terça, 17 de Maio de 2022, 21h08
  • Última atualização em Terça, 17 de Maio de 2022, 22h14

O Câmpus de Sertãozinho do IFSP, realizou hoje, 17 de maio de 2022, o lançamento de foguetes confeccionados com garrafa de Polietileno Tereftalato (PET). Coordenados pelo professor de física Ailson Cunha, os lançamentos foram realizados em área aberta do câmpus.

O evento teve como proposta a participação na Mostra Brasileira de Foguetes (MoBFog), competição parte da programação da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). A MoBFog é realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB), contando com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O objetivo principal é fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica, Física e Ciências afins.

Os foguetes são construídos pelos alunos dos cursos técnicos a partir de duas ou mais garrafas PETs de qualquer volume, presas a uma base de lançamento. O combustível, na modalidade estudantes do ensino médio, se caracteriza por uma mistura de vinagre (com concentração de 4% de ácido acético) e bicarbonato de sódio (puro ou contido no fermento em pó).

A Equipe AeroSpace, formada pelos estudantes Felipe Neves, Hélio Corrêa e Hendrus Santos, todos do Curso Técnico Integrado em Química do Câmpus Sertãozinho do IFSP, alcançou, em seu maior lançamento, 158 m de distância. Outro resultado positivo, foi o foguete do estudante Vinícius Pereira, estudante do referido curso, alcançou 95 m de distância.

A MoBFog concede certificados de participação para todos estudantes, assim como, medalhas para as equipes que alcançam os maiores lançamentos. Algumas equipes serão convidadas a participar das Jornadas de Foguetes na cidade de Barra do Piraí, no estado do Rio de Janeiro, com resultado previsto para o mês de setembro deste ano.

WhatsApp Image 2022-05-17 at 15.59.57.jpeg         WhatsApp Image 2022-05-17 at 15.59.56.jpeg

WhatsApp Image 2022-05-17 at 15.59.56-2.jpeg