Página inicial > O que é? > Últimas notícias > Evento de observação do céu acontece no Instituto Federal

Evento de observação do céu acontece no Instituto Federal

• Publicado: Quarta, 03 de Abril de 2019, 20h32
  • Última atualização em Quarta, 03 de Abril de 2019, 20h35

O IFSP/Sertãozinho realizou na última quarta-feira (13) um evento de observação do céu noturno com auxílio de telescópios aberto à comunidade.

Este evento faz parte das atividades do Projeto de Extensão ‘Ciência e Arte’, que conta com a participação dos professores de Física Riama Coelho, Ailson Cunha e Ricardo Meloni, e de monitores voluntários e bolsistas, em especial as alunas do curso técnico integrado em Automação Industrial, Beatriz e Bianca, que acompanham as atividades de Astronomia.

O projeto visa divulgar e contribuir com o ensino-aprendizagem das Ciências da Natureza através da abordagem de temas científicos em atividades lúdicas e que envolvam modalidades artísticas como música, dança e artes visuais.

Neste dia, mesmo com um pouco de nebulosidade, foi possível observar a lua (em sua fase crescente) com montanhas e crateras, identificar algumas constelações e estrelas mais brilhantes e uma nebulosa (de Órion). Também foi possível observar a rápida passagem da Estação Espacial Internacional, ISS (sigla em inglês), no céu da cidade.

O evento teve a participação de alunos, servidores e pessoas da comunidade que tiveram a oportunidade de observar o céu com um outro olhar, pois 3 telescópios estavam a disposição da comunidade. Muitas inclusive tentaram registrar, através de fotografias, o momento (porém com bastante dificuldade). Também tivemos a participação do astrônomo amador Marco Aurélio, do Projeto Luar do Sertão.

Nos próximos meses, serão realizados outros eventos de observação do céu com a possibilidade de ver outros astros. O próximo evento de observação está agendado para o dia 10 de abril (quarta-feira) a partir das 19h.

Acesse as Fotos