PROJETO SAWABONA

• Publicado: Segunda, 03 de Abril de 2017, 08h14
  • Última atualização em Sábado, 22 de Abril de 2017, 17h23

Na noite de quinta-feira, dia 23 de março de 2017, os alunos do Cursinho do IFSP Sertãozinho receberam a Profa. Elisandra Pereira com seu PROJETO SAWABONA: Contando Africanidades, que trouxe a palestra NEGROS E A BUSCA DO RESGATE DE SUA IDENTIDADE. Os alunos conheceram os fatos históricos que explicam a origem do racismo e outros que explicam a razão pela qual muitas pessoas negras ainda têm uma visão distorcida e negativa de si mesmas, o que justifica a grande dificuldade da construção identitária dessa população no Brasil.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, tela e área interna

O PROJETO SAWABONA: Contando Africanidades traz em suas histórias, uma sequência cronológica dos fatos ocorridos com a população negra no Brasil desde o início do período da escravidão, passando pela ideologia positivista, política do branqueamento até suas consequências nos dias atuais. O PROJETO traz essas informações para que, junto com seu público, seja possível desenvolver novos conhecimentos sobre o povo negro, suas histórias de lutas e de vitórias, e assim colaborar para a formação de uma base histórica que também contemple os fatos positivos e desperte em seu público o conhecimento sobre a força, a inteligência, a resistência e a influência do povo negro nas áreas da política, do desenvolvimento socioeconômico, tecnológico e cultural do Brasil. Na oportunidade também foram apresentados, o COMITÊ DE DIREITOS HUMANOS IGUALDADE ÉTNICO-RACIAL e de GÊNERO e suas finalidades, como também o NEABI IFSP – Núcleo de Estudos Afro Brasileiro e Indígena do Instituto Federal, ambos com representações no Instituto Federal de Sertãozinho.