Aparelho atenderá a uma das metas do Plano Nacional de Gestão de Riscos e Alertas de Desastres Naturais

Grupo de Estudos da Linguagem do IFSP lança coletânea sobre ensino, pesquisa e formação docente
Trata-se de uma coletânea dedicada a reflexões sobre ensino, linguagem e formação de professores O Grupo de Estudos da Linguagem do Instituto Federal de São Paulo (GELIFSP), criado em 2016, publicou o livro “Estudos da linguagem: ensino e pesquisa na formação docente” (Editora Pontes), organizado por Cristina Lopomo Defendi (IFSP–Campus São Paulo) e Marcelo Cizaurre Guirau (IFSP–Campus São Paulo-Pirituba). Trata-se de uma coletânea dedicada a reflexões sobre ensino, linguagem e formação de professores. Vinculado às licenciaturas em Letras do IFSP, o grupo reúne pesquisadores doutores, estudantes de graduação e colaboradores de diferentes instituições. A publicação representa um marco no percurso de quase uma década de atividades de pesquisa, organização de eventos e difusão científica do GELIFSP. O professor Ivan Marcos Ribeiro, da Universidade Federal de Uberlândia, enfatiza, no prefácio da obra, a importância de compreender ensino, pesquisa e formação como eixos complementares e interdependentes: “sem a pesquisa, o ensino e a formação encerram-se em fragilidades teóricas”. Ele ressalta ainda que os capítulos articulam teoria e prática de modo sólido e profundo, ampliando o debate acadêmico no campo da educação linguística, da análise do discurso e dos estudos literários. No posfácio da coletânea, a professora Maria Célia Lima-Hernandes, da Universidade de São Paulo, sublinha o papel do GELIFSP como espaço de acolhimento da curiosidade científica e de estímulo à criatividade docente. Para ela, ensino e pesquisa caminham juntos no cotidiano de alunos e professores, e cabe às novas gerações trazer fôlego renovado à produção acadêmica. “Abrir a porta é o movimento necessário para que novas mentes ingressem com suas aspirações no fazer científico”, observa a pesquisadora, reforçando que a coletânea simboliza esse espírito de renovação que deve marcar os grupos de pesquisa. O livro reflete, igualmente, a trajetória do GELIFSP na promoção de debates interdisciplinares. Desde sua criação, o grupo esteve à frente de iniciativas como o evento Discurso: Cultura e Literatura (2016), o Projeto LER, voltado à divulgação das produções discentes, e os Simpósios de Estudos Interdisciplinares da Linguagem (SINTEL), realizados em parceria com universidades brasileiras. A experiência acumulada se soma, agora, ao apoio institucional conquistado por meio do edital de fomento à pesquisa do IFSP (2024), que viabilizou a presente publicação. Assim, a coletânea reafirma o compromisso do GELIFSP em promover um diálogo fecundo entre teoria e prática, estimulando uma formação docente crítica, reflexiva e inclusiva. Com diversidade de abordagens e perspectivas, o livro consolida-se como contribuição significativa para a área dos estudos da linguagem, fortalecendo o intercâmbio acadêmico e a produção científica em âmbito nacional. O livro pode ser baixado gratuitamente no site da Editora Pontes, por meio do endereço eletrônico: https://ponteseditores.com.br/loja3/pontes-editores-home-2__trashed/ebook/lancamento-e-book/estudos-da-linguagem-ensino-e-pesquisa-na-formacao-docente-2/. Pode ser adquirido também em versão impressa, por meio do endereço eletrônico: https://ponteseditores.com.br/loja3/pontes-editores-home-2__trashed/linguagem/estudos-da-linguagem-ensino-e-pesquisa-na-formacao-docente/.
Alunos de Engenharia Elétrica do IFSP Campus Sertãozinho realizam visita técnica à Drivetech
Na última segunda-feira, estudantes do curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica do IFSP – Campus Sertãozinho fizeram uma visita técnica à empresa Drivetech Soluções Tecnológicas, localizada em nossa região. Recebidos pelo CEO da empresa, Rafael Paron, e pelos diretores Márcio Vaz e Renato Gumieri, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer de perto diversas áreas da Drivetech, incluindo Engenharia, Produção, Administração, entre outras. A experiência foi enriquecedora uma vez que puderam ver os desafios práticos do dia a dia, os processos produtivos, os requisitos de qualidade e segurança, bem como as formas de gestão aplicada em uma empresa de alta tecnologia. Durante a visita, os estudantes observaram como a Drivetech se destaca por seu foco em soluções avançadas de eletrificação, projetadas para atender altos padrões técnicos, de segurança e desempenho. Atualmente, a empresa possui na sua grade de colaboradores diversos alunos e egressos de diversos cursos do Campus Sertãozinho do IFSP. Essa parceria entre IFSP Sertãozinho e Drivetech reforça a importância de aproximar o ensino acadêmico do mundo do trabalho, preparando futuros engenheiros mais conscientes dos requisitos ambientais, de inovação e eficiência.
PAGAMENTO/AUXÍLIO AOS ESTUDANTES DO PROEJA – AGOSTO/2025
A Coordenadoria Sociopedagógica comunica os pagamentos de auxílio aos estudantes do PROEJA, conforme abaixo: Pagamentoreferente ao mês de Agosto- Conta Bancária. Os recursos serão disponibilizados nas contas bancárias dos discentes listados no (ANEXO 01) a partir de hoje, 16 de setembro de 2025.
Aparelho atenderá a uma das metas do Plano Nacional de Gestão de Riscos e Alertas de Desastres Naturais
Módulo de manchete lateral
Tempo e clima
Ministério inaugura radar meteorológico em Natal (RN)
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Grupo de Estudos da Linguagem do IFSP lança coletânea sobre ensino, pesquisa e formação docente
Trata-se de uma coletânea dedicada a reflexões sobre ensino, linguagem e formação de professores O Grupo de Estudos da Linguagem do Instituto Federal de São Paulo (GELIFSP), criado em 2016, publicou o livro “Estudos da linguagem: ensino e pesquisa na formação docente” (Editora Pontes), organizado por Cristina Lopomo Defendi (IFSP–Campus São Paulo) e Marcelo Cizaurre Guirau (IFSP–Campus São Paulo-Pirituba). Trata-se de uma coletânea dedicada a reflexões sobre ensino, linguagem e formação de professores. Vinculado às licenciaturas em Letras do IFSP, o grupo reúne pesquisadores doutores, estudantes de graduação e colaboradores de diferentes instituições. A publicação representa um marco no percurso de quase uma década de atividades de pesquisa, organização de eventos e difusão científica do GELIFSP. O professor Ivan Marcos Ribeiro, da Universidade Federal de Uberlândia, enfatiza, no prefácio da obra, a importância de compreender ensino, pesquisa e formação como eixos complementares e interdependentes: “sem a pesquisa, o ensino e a formação encerram-se em fragilidades teóricas”. Ele ressalta ainda que os capítulos articulam teoria e prática de modo sólido e profundo, ampliando o debate acadêmico no campo da educação linguística, da análise do discurso e dos estudos literários. No posfácio da coletânea, a professora Maria Célia Lima-Hernandes, da Universidade de São Paulo, sublinha o papel do GELIFSP como espaço de acolhimento da curiosidade científica e de estímulo à criatividade docente. Para ela, ensino e pesquisa caminham juntos no cotidiano de alunos e professores, e cabe às novas gerações trazer fôlego renovado à produção acadêmica. “Abrir a porta é o movimento necessário para que novas mentes ingressem com suas aspirações no fazer científico”, observa a pesquisadora, reforçando que a coletânea simboliza esse espírito de renovação que deve marcar os grupos de pesquisa. O livro reflete, igualmente, a trajetória do GELIFSP na promoção de debates interdisciplinares. Desde sua criação, o grupo esteve à frente de iniciativas como o evento Discurso: Cultura e Literatura (2016), o Projeto LER, voltado à divulgação das produções discentes, e os Simpósios de Estudos Interdisciplinares da Linguagem (SINTEL), realizados em parceria com universidades brasileiras. A experiência acumulada se soma, agora, ao apoio institucional conquistado por meio do edital de fomento à pesquisa do IFSP (2024), que viabilizou a presente publicação. Assim, a coletânea reafirma o compromisso do GELIFSP em promover um diálogo fecundo entre teoria e prática, estimulando uma formação docente crítica, reflexiva e inclusiva. Com diversidade de abordagens e perspectivas, o livro consolida-se como contribuição significativa para a área dos estudos da linguagem, fortalecendo o intercâmbio acadêmico e a produção científica em âmbito nacional. O livro pode ser baixado gratuitamente no site da Editora Pontes, por meio do endereço eletrônico: https://ponteseditores.com.br/loja3/pontes-editores-home-2__trashed/ebook/lancamento-e-book/estudos-da-linguagem-ensino-e-pesquisa-na-formacao-docente-2/. Pode ser adquirido também em versão impressa, por meio do endereço eletrônico: https://ponteseditores.com.br/loja3/pontes-editores-home-2__trashed/linguagem/estudos-da-linguagem-ensino-e-pesquisa-na-formacao-docente/.
Alunos de Engenharia Elétrica do IFSP Campus Sertãozinho realizam visita técnica à Drivetech
Na última segunda-feira, estudantes do curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica do IFSP – Campus Sertãozinho fizeram uma visita técnica à empresa Drivetech Soluções Tecnológicas, localizada em nossa região. Recebidos pelo CEO da empresa, Rafael Paron, e pelos diretores Márcio Vaz e Renato Gumieri, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer de perto diversas áreas da Drivetech, incluindo Engenharia, Produção, Administração, entre outras. A experiência foi enriquecedora uma vez que puderam ver os desafios práticos do dia a dia, os processos produtivos, os requisitos de qualidade e segurança, bem como as formas de gestão aplicada em uma empresa de alta tecnologia. Durante a visita, os estudantes observaram como a Drivetech se destaca por seu foco em soluções avançadas de eletrificação, projetadas para atender altos padrões técnicos, de segurança e desempenho. Atualmente, a empresa possui na sua grade de colaboradores diversos alunos e egressos de diversos cursos do Campus Sertãozinho do IFSP. Essa parceria entre IFSP Sertãozinho e Drivetech reforça a importância de aproximar o ensino acadêmico do mundo do trabalho, preparando futuros engenheiros mais conscientes dos requisitos ambientais, de inovação e eficiência.
PAGAMENTO/AUXÍLIO AOS ESTUDANTES DO PROEJA – AGOSTO/2025
A Coordenadoria Sociopedagógica comunica os pagamentos de auxílio aos estudantes do PROEJA, conforme abaixo: Pagamentoreferente ao mês de Agosto- Conta Bancária. Os recursos serão disponibilizados nas contas bancárias dos discentes listados no (ANEXO 01) a partir de hoje, 16 de setembro de 2025.
Módulo de manchete lateral - outro exemplo
Ministério inaugura radar meteorológico em Natal (RN)
Aparelho atenderá a uma das metas do Plano Nacional de Gestão de Riscos e Alertas de Desastres Naturais
Grupo de Estudos da Linguagem do IFSP lança coletânea sobre ensino, pesquisa e formação docente
Trata-se de uma coletânea dedicada a reflexões sobre ensino, linguagem e formação de professores O Grupo de Estudos da Linguagem do Instituto Federal de São Paulo (GELIFSP), criado em 2016, publicou o livro “Estudos da linguagem: ensino e pesquisa na formação docente” (Editora Pontes), organizado por Cristina Lopomo Defendi (IFSP–Campus São Paulo) e Marcelo Cizaurre Guirau (IFSP–Campus São Paulo-Pirituba). Trata-se de uma coletânea dedicada a reflexões sobre ensino, linguagem e formação de professores. Vinculado às licenciaturas em Letras do IFSP, o grupo reúne pesquisadores doutores, estudantes de graduação e colaboradores de diferentes instituições. A publicação representa um marco no percurso de quase uma década de atividades de pesquisa, organização de eventos e difusão científica do GELIFSP. O professor Ivan Marcos Ribeiro, da Universidade Federal de Uberlândia, enfatiza, no prefácio da obra, a importância de compreender ensino, pesquisa e formação como eixos complementares e interdependentes: “sem a pesquisa, o ensino e a formação encerram-se em fragilidades teóricas”. Ele ressalta ainda que os capítulos articulam teoria e prática de modo sólido e profundo, ampliando o debate acadêmico no campo da educação linguística, da análise do discurso e dos estudos literários. No posfácio da coletânea, a professora Maria Célia Lima-Hernandes, da Universidade de São Paulo, sublinha o papel do GELIFSP como espaço de acolhimento da curiosidade científica e de estímulo à criatividade docente. Para ela, ensino e pesquisa caminham juntos no cotidiano de alunos e professores, e cabe às novas gerações trazer fôlego renovado à produção acadêmica. “Abrir a porta é o movimento necessário para que novas mentes ingressem com suas aspirações no fazer científico”, observa a pesquisadora, reforçando que a coletânea simboliza esse espírito de renovação que deve marcar os grupos de pesquisa. O livro reflete, igualmente, a trajetória do GELIFSP na promoção de debates interdisciplinares. Desde sua criação, o grupo esteve à frente de iniciativas como o evento Discurso: Cultura e Literatura (2016), o Projeto LER, voltado à divulgação das produções discentes, e os Simpósios de Estudos Interdisciplinares da Linguagem (SINTEL), realizados em parceria com universidades brasileiras. A experiência acumulada se soma, agora, ao apoio institucional conquistado por meio do edital de fomento à pesquisa do IFSP (2024), que viabilizou a presente publicação. Assim, a coletânea reafirma o compromisso do GELIFSP em promover um diálogo fecundo entre teoria e prática, estimulando uma formação docente crítica, reflexiva e inclusiva. Com diversidade de abordagens e perspectivas, o livro consolida-se como contribuição significativa para a área dos estudos da linguagem, fortalecendo o intercâmbio acadêmico e a produção científica em âmbito nacional. O livro pode ser baixado gratuitamente no site da Editora Pontes, por meio do endereço eletrônico: https://ponteseditores.com.br/loja3/pontes-editores-home-2__trashed/ebook/lancamento-e-book/estudos-da-linguagem-ensino-e-pesquisa-na-formacao-docente-2/. Pode ser adquirido também em versão impressa, por meio do endereço eletrônico: https://ponteseditores.com.br/loja3/pontes-editores-home-2__trashed/linguagem/estudos-da-linguagem-ensino-e-pesquisa-na-formacao-docente/.
Alunos de Engenharia Elétrica do IFSP Campus Sertãozinho realizam visita técnica à Drivetech
Na última segunda-feira, estudantes do curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica do IFSP – Campus Sertãozinho fizeram uma visita técnica à empresa Drivetech Soluções Tecnológicas, localizada em nossa região. Recebidos pelo CEO da empresa, Rafael Paron, e pelos diretores Márcio Vaz e Renato Gumieri, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer de perto diversas áreas da Drivetech, incluindo Engenharia, Produção, Administração, entre outras. A experiência foi enriquecedora uma vez que puderam ver os desafios práticos do dia a dia, os processos produtivos, os requisitos de qualidade e segurança, bem como as formas de gestão aplicada em uma empresa de alta tecnologia. Durante a visita, os estudantes observaram como a Drivetech se destaca por seu foco em soluções avançadas de eletrificação, projetadas para atender altos padrões técnicos, de segurança e desempenho. Atualmente, a empresa possui na sua grade de colaboradores diversos alunos e egressos de diversos cursos do Campus Sertãozinho do IFSP. Essa parceria entre IFSP Sertãozinho e Drivetech reforça a importância de aproximar o ensino acadêmico do mundo do trabalho, preparando futuros engenheiros mais conscientes dos requisitos ambientais, de inovação e eficiência.
PAGAMENTO/AUXÍLIO AOS ESTUDANTES DO PROEJA – AGOSTO/2025
A Coordenadoria Sociopedagógica comunica os pagamentos de auxílio aos estudantes do PROEJA, conforme abaixo: Pagamentoreferente ao mês de Agosto- Conta Bancária. Os recursos serão disponibilizados nas contas bancárias dos discentes listados no (ANEXO 01) a partir de hoje, 16 de setembro de 2025.
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