Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Estude aqui / Cursos > Uncategorised > Técnico em Cervejaria
Início do conteúdo da página

Técnico em Cervejaria

Publicado: Segunda, 11 de Novembro de 2019, 20h22 | Última atualização em Quarta, 28 de Fevereiro de 2024, 10h41 | Acessos: 13503

Sobre

    O Curso Técnico em Cervejaria Subsequente ao Ensino Médio objetiva formar profissionais técnicos qualificados, com sólida base científica e tecnológica, habilitados para atuar em cervejarias, podendo executar, coordenar ou supervisionar todas as etapas do processo de produção cervejeira, assim como atuar em outros setores da cadeia produtiva, tais como equipamentos e insumos, bem como permitir uma visão apurada do mercado e negócio cervejeiro.

Área de Atuação

    O campo de atuação do profissional compreende: indústrias de fabricação de cervejas e microcervejarias; agroindústrias e indústrias de bebidas; serviços de distribuição e comercialização; instituições de ensino e/ou pesquisa; consultorias técnicas; profissional autônomo; empreendimento próprio; venda de insumos e equipamentos para produção de cerveja.

    Atua como Responsável Técnico (RT) de empresas do ramo cervejeiro, sendo responsável pela qualidade técnica e segurança dos produtos e serviços relacionados à produção cervejeira e também pela precisão das informações que chegam ao consumidor. Responsável pelo aprimoramento da qualidade, impedindo a aparição de problemas e dominando ferramentas capazes de exercer um controle técnico rigoroso da qualidade, da quantidade de matérias-primas e resíduos, além de controlar todos os processos na produção, para evitar alterações na cor, sabor e na espuma da cerveja.

    O egresso do curso Técnico em Cervejaria do IFSP Sertãozinho é capaz de empreender, planejar e fazer a gestão de uma microcervejaria. Pode atuar também em indústrias de produção de equipamentos para cervejaria, levando o conhecimento técnico sobre as necessidades da produção de cerveja para aplicação na fabricação de equipamentos, assim como conhecimentos em materiais e sistemas de automação. Por fim, controla as variáveis ambientais e realiza a gestão de resíduos da indústria cervejeira, visando a sustentabilidade e a preservação ambiental.

Duração do curso: 

1,5 ano (PRESENCIAL)

 
Período:

Noturno (de segunda a sexta-feira, das 19h às 23h). 

 
Modalidade: 
 
Subsequente ao ensino médio (necessário ter concluído o ensino médio e 18 anos completos)

 

Coordenador: Prof. Dr. Jean Carlos Rodrigues da Silva

E-mail:  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
 
 
MAIORES INFORMAÇÕES:
 

Ingressantes de anos anteriores:

PPC - Projeto Pedagógico de Curso - Técnico em Cervejaria

Grade - Técnico em Cervejaria

Resolução 077.2019 SRT - Aprova Implantação Curso Técnico em Cervejaria

 

Na Mídia

Notícia no Portal G1 sobre o Projeto Manipueira (06/12/2023)

Reportagem EPTV (afiliada TV Globo) sobre o Projeto Manipueira (05/12/2023)

Reportagem TV Record sobre o Curso Técnico em Cervejaria e o Projeto Manipueira (22/11/2023)

Notícia sobre prestação de serviços de análises de cerveja (18/05/2023)

Reportagem Centro Multidisciplinar de Tecnologia Cervejeira (28/04/2023)

Chamada Pública para captação de apoio para as atividades em tecnologia cervejeira (26/07/2022)

Reportagem Prefeitura de Ribeirão Preto sobre o Seminário de APLs e aprovação do Projeto junto ao Governo do Estado de SP (01/12/2021)

Reportagem Jornal da EPTV 1ª Edição - Ribeirão Preto (13/11/2021)

IFSP coordena primeiro centro para tecnologia cervejeira do estado (13/09/2021)

Fim do conteúdo da página