Estudantes do IFSP conquistam sete medalhas na Omif

• Publicado: Quarta, 24 de Maio de 2023, 18h04
  • Última atualização em Quarta, 24 de Maio de 2023, 18h04

Além das medalhas, estudantes voltaram para casa com quatro menções honrosas

DELEGAO_IFSP_Omif.jpeg

Os alunos do IFSP fizeram bonito na Olimpíada de Matemática das Instituições Federais (OMIF). Eles voltaram da capital cearense com duas medalhas de ouro, uma de prata e quatro de bronze, além de quatro menções honrosas.

Medalhistas de ouro, os estudantes Maria Julia Bessa (Câmpus Sertãozinho) e Leonardo Franco (Câmpus Capivari) têm a mesma opinião sobre a participação na Omif: ambos definiram a experiência como incrível. Os dois também consideram “inesquecível” e “marcante” a possibilidade de conhecer novos lugares e novas pessoas proporcionada pela Olimpíada.

Com o tema “A Matemática está em tudo”, a segunda fase da Omif aconteceu, de 19 a 21 de maio, no Câmpus Fortaleza do Instituto Federal do Ceará (IFCE). Nessa etapa decisiva, os estudantes enfrentaram uma prova dissertativa com cinco questões, além de terem participado de palestras, minicursos, oficinas e atividades culturais. A primeira fase aconteceu em novembro/dezembro de 2022.

Estudantes do Câmpus Sertãozinho na Omif: Maria Julia (à esquerda), Guilherme (meio), Pedro (à direita)

Para Maria Julia, a medalha tem um grande significado, não porque foi o resultado de uma prova, mas porque ela simboliza toda a experiência da Omif e do apoio que a permitiu estar lá. “Eu espero que esta medalha incentive outras pessoas a participarem de olimpíadas, principalmente outras meninas, que ainda são minoria na área de exatas”.

A estudante ainda lembrou da importância do engajamento dos professores e do IFSP nesse tipo de participação, porque, segundo ela, é a partir desse engajamento que surge o interesse dos estudantes.” Eu valorizo bastante o IF por conta disso; aqui, existem professores que sempre incentivam e se esforçam para que a gente tenha, inclusive, apoio financeiro”.

Além das medalhas de ouro de Maria Julia e Leonardo, a estudante Daniela Endo (Câmpus São Paulo) trouxe a medalha de prata, e os estudantes Guilherme Faria da Silva (Sertãozinho), Henrique Casagrande (Pirituba), Iara Fukuda (Registro) e Tiago Masetti (São João da Boa Vista), medalhas de bronze. Ainda, Eduardo Campos (Bragança Paulista), Melissa Cafundó (Itapetininga), Luis Gabriel Simionato (São João da Boa Vista) e Raysa Nascimento (São Paulo) garantiram menções honrosas.

Estiveram em Fortaleza alunos dos câmpus Bragança, Campos do Jordão, Capivari, Catanduva, Cubatão, Guarulhos, Ilha Solteira, Itapetininga, Matão, Pirituba, Registro, Salto, São Carlos, São João da Boa Vista, São José dos Campos, São Miguel Paulista São Paulo, São Roque, Sertãozinho, Tupã e Votuporanga. Grande parte dos alunos foi contemplada com auxílio financeiro para a participação na segunda fase do evento, por meio do Edital n.º 128/23. Ainda, alguns estudantes foram para Fortaleza com recursos de seus câmpus ou mesmo com recursos próprios.

A OMIF – É um projeto de ensino/extensão que se caracteriza por ser uma olimpíada de matemática e um encontro de estudantes e docentes, com o objetivo de promover formação continuada, propagar a importância da Matemática, servir como uma estratégia pedagógica e ser um evento itinerante. Ela é direcionada a professores e estudantes do Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio da Rede Federal. Entre os seus objetivos, o estímulo ao interesse pela Matemática e a promoção, a inclusão e a interação de culturas diversas estão aproximando alunos de diversas partes do país com um propósito comum: aprender a gostar da Matemática.

Publicado por: DiCom, em 24/05/2023,  disponível no link: https://www.ifsp.edu.br/component/content/article/17-ultimas-noticias/3773-estudantes-do-ifsp-conquistam-sete-medalhas-na-omif