Estudantes do Câmpus Sertãozinho do IFSP participam da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica e da Mostra Brasileira de Foguetes

• Publicado: Terça, 23 de Maio de 2023, 16h45
  • Última atualização em Quinta, 25 de Maio de 2023, 17h49

Estudantes do Câmpus Sertãozinho do IFSP, participaram da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e da Mostra Brasileira de Foguetes 2023 (MoBFog).

A OBA é organizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) com o principal objetivo de fomentar o interesse dos jovens pela astronomia, astronáutica, física e ciências afins.

A MoBFog é uma olimpíada experimental, organizada também pela SAB e com apoio da AEB, que consiste em construir e lançar, obliquamente, foguetes, a partir de uma base de lançamento, o mais distante possível. O foguete é construído pelos alunos a partir de duas garrafas pets e tem como combustível a mistura, em qualquer proporção, de vinagre e bicarbonato de sódio.

Os lançamentos dos foguetes ocorreram na quarta-feira, dia 17 de maio, no Parque Ecológico e de Lazer "Gustavo Simioni" (Prainha de Sertãozinho), participaram 30 estudantes divididos em 10 equipes sob supervisão do Professor de Física Ailson Cunha.

Foram realizados mais de 30 lançamentos de alto nível este ano, sendo que, 8 equipes tiveram lançamentos que alcançaram mais de 100 m. A equipe com o maior lançamento alcançou a incrível marca de 338 metros: nomeada AeroSpace, formada pelos estudantes Felipe Ramachoti, Hélio Bizio e Hendrus Souza, todos discentes do 2º ano do curso Técnico em Química Integrado ao Ensino Médio. Em segundo lugar, alcançando 209 m, a equipe: Burning Wasps, formada pelos estudantes Cairo Lima, Gabriel Souza e Pedro Bondezan, discentes do 2º ano do curso Técnico em Automação Integrado ao Ensino Médio.

Dando continuidade ao processo, os estudantes realizaram na última sexta-feira dia 19 de maio, a prova teórica, com dez questões de múltipla escolha que envolveram conhecimentos de física, astronomia e astronáutica, com a participação de 30 estudantes.Provateorica.jpegProva teórica

WhatsApp Image 2023-05-23 at 14.18.44.jpeg

Um dos foguetes construídos pelos alunos