Estudantes do IFSP Campus Sertãozinho participam da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Brasília
Os estudantes Hendrus Santos de Souza e Hélio Vinícius Bizio Corrêa, do 3º ano do curso Técnico em Química Integrado ao Ensino Médio do IFSP Campus Sertãozinho, participaram da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) em Brasília, entre os dias 6 e 9 de novembro, onde expuseram seus foguetes de garrafa PET. A SNCT é o maior evento de divulgação científica do Brasil, promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) há 20 anos, com o objetivo de aproximar a população das áreas de ciência e tecnologia. O evento reúne secretarias estaduais e municipais, agências de fomento, instituições de ensino e pesquisa, sociedades científicas, órgãos governamentais e diversas entidades da sociedade civil.
Durante a SNCT, os estudantes também participaram da Jornada de Foguetes do Cerrado, uma competição que consiste em construir e lançar, obliquamente, foguetes para alcançar a maior distância possível. Os foguetes, feitos com duas garrafas PET, utilizam diferentes combustíveis: água pressurizada para o nível 3 (ensino fundamental) e uma mistura de vinagre e bicarbonato de sódio para o nível 4 (ensino médio). Com equipes de 10 estados e um total de 64 equipes participantes, a Equipe Aerospace, formada por Hendrus e Hélio, conquistou o 1º lugar geral no nível 4, com um lançamento de 402 metros.
O estudante Hélio Bizio destacou que a localização e a estrutura do evento proporcionaram uma experiência única e inesquecível. Já Hendrus Santos comentou que a integração do evento com a SNCT tornou tudo ainda mais especial, permitindo-lhe explorar novas áreas do conhecimento e conhecer pessoas engajadas no universo da ciência e tecnologia.
Para o professor de Física e orientador da equipe, Ailson Cunha, foi uma experiência memorável realizar os lançamentos na simbólica Esplanada dos Ministérios. Segundo ele, essa atividade valoriza a ciência e o conhecimento científico, reforçando a importância de iniciativas que estimulam o desenvolvimento científico entre os jovens.
Redes Sociais