Palestra sobre o Vale dos Vinhedos envolve diversas entidades da região

• Publicado: Segunda, 10 de Junho de 2019, 18h25
  • Última atualização em Quarta, 12 de Junho de 2019, 08h43

No dia 05 de junho várias entidades de Ribeirão Preto e Sertãozinho se reuniram na Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (ACIRP) para a palestra sobre a Indicação Geográfica do Vale dos Vinhedos. A palestra foi ministrada pelo consultor da APROVALE, Sr. Jaime Milan, na qual apresentou os aspectos históricos dos produtores e da associação, os principais desafios e benefícios, e o funcionamento da Indicação Geográfica do Vale dos Vinhedos atualmente. Após a palestra os presentes puderam discutir o tema e tirar suas dúvidas. O evento foi promovido pelo Grupo de Trabalho sobre a Indicação Geográfica da Cerveja da Região de Ribeirão Preto, coordenado pelo Prof. Jean Rodrigues do IFSP, no qual fazem parte a ACIRP, SEBRAE, Supera Parque Tecnológico e o Polo Cervejeiro de Ribeirão. Além do grupo, para o evento estiveram presentes também representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto – USP, Grupo de Estudos e Pesquisa em Tecnologia Cervejeira (GPCERV) e SENAC. “A IG dos Vale dos Vinhedos é a mais antiga do Brasil, e desde o seu reconhecimento, em 2002, vem desempenhando um trabalho de referência no país. Portanto, acredito que essa experiência foi muito importante para o amadurecimento das discussões do grupo”, comenta Jean.

Histórico

Os estudos sobre a Indicação Geográfica da Cerveja da região de Ribeirão Preto iniciaram-se com a aprovação da proposta do câmpus Sertãozinho no Edital da Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia do Instituto Federal de São Paulo (INOVA-IFSP) nº 663/2018, em outubro de 2018. De lá para cá, foram realizados estudos e diversas reuniões do Grupo de Trabalho que conta com as das entidades citadas acima, e no dia 20 de março de 2019 foi publicado o Acordo de Cooperação Técnico-Educativo entre ACIRP e IFSP para elaboração do pedido de Indicação Geográfica (IG) ou Marca Coletiva conforme normativas do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). No dia 13 de março representantes do MAPA estiveram no campus Sertãozinho para uma reunião com membros do GPCERV e do SEBRAE. No período da tarde do mesmo dia o Coordenador Nacional de IG de Produtos Agropecuários do MAPA, Wellington Gomes dos Santos, ministrou uma palestra sobre aspectos da Indicação Geográfica e sobre Marcas Coletivas para o Polo Cervejeiro e o Grupo de Trabalho.  O contato com o Vale dos Vinhedos foi iniciado também em março e viabilizado agora, com o apoio da INOVA-IFSP e ACIRP. Para as próximas etapas deverão ser discutidos aspectos técnicos da associação, da elaboração de marca coletiva e os desafios do grupo para reconhecimento da IG.

338 2

Sr. Jaime Milan, consultor da APROVALE, ministrando a Palestra sobre o Vale dos Vinhedos.

338 3

Representantes do IFSP Sertãozinho, Polo Cervejeiro de Ribeirão Preto, ACIRP, Supera Parque Tecnológico, MAPA, SEBRAE, SENAC e FEA-USP Ribeirão.