Aparelho atenderá a uma das metas do Plano Nacional de Gestão de Riscos e Alertas de Desastres Naturais
Estudantes do IFSP Campus Sertãozinho participam da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Brasília
Os estudantes Hendrus Santos de Souza e Hélio Vinícius Bizio Corrêa, do 3º ano do curso Técnico em Química Integrado ao Ensino Médio do IFSP Campus Sertãozinho, participaram da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) em Brasília, entre os dias 6 e 9 de novembro, onde expuseram seus foguetes de garrafa PET. A SNCT é o maior evento de divulgação científica do Brasil, promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) há 20 anos, com o objetivo de aproximar a população das áreas de ciência e tecnologia. O evento reúne secretarias estaduais e municipais, agências de fomento, instituições de ensino e pesquisa, sociedades científicas, órgãos governamentais e diversas entidades da sociedade civil. Durante a SNCT, os estudantes também participaram da Jornada de Foguetes do Cerrado, uma competição que consiste em construir e lançar, obliquamente, foguetes para alcançar a maior distância possível. Os foguetes, feitos com duas garrafas PET, utilizam diferentes combustíveis: água pressurizada para o nível 3 (ensino fundamental) e uma mistura de vinagre e bicarbonato de sódio para o nível 4 (ensino médio). Com equipes de 10 estados e um total de 64 equipes participantes, a Equipe Aerospace, formada por Hendrus e Hélio, conquistou o 1º lugar geral no nível 4, com um lançamento de 402 metros. O estudante Hélio Bizio destacou que a localização e a estrutura do evento proporcionaram uma experiência única e inesquecível. Já Hendrus Santos comentou que a integração do evento com a SNCT tornou tudo ainda mais especial, permitindo-lhe explorar novas áreas do conhecimento e conhecer pessoas engajadas no universo da ciência e tecnologia. Para o professor de Física e orientador da equipe, Ailson Cunha, foi uma experiência memorável realizar os lançamentos na simbólica Esplanada dos Ministérios. Segundo ele, essa atividade valoriza a ciência e o conhecimento científico, reforçando a importância de iniciativas que estimulam o desenvolvimento científico entre os jovens.
CeLin do IFSP Sertãozinho lança página na internet
Agora o Centro de Línguas do IFSP Sertãozinho tem uma página na internet. A Profª Andréia Ianuskiewtz, coordenadora do CeLin, explica que "Nela, você tem acesso à história do CeLin, aos cursos oferecidos, à equipe de professores de cada semestre, horário de aulas, galeria de fotos, editais, entre outras informações. No site você encontra também um banco de recursos para praticar inglês, com links para as melhores ferramentas divididas por nível de proficiência e habilidade." Acesse o site pelo link https://celinsrt.wixsite.com/celinsertaozinho ou pela página do IFSP SRT https://srt.ifsp.edu.br/ na aba “Extensão”. Siga o CeLin também pelo Instagram: https://www.instagram.com/celin.ifspsrt/
V Colóquio de Pesquisa e Extensão do IFSP - Campus Sertãozinho
Em 2024, teremos o V Colóquio de Pesquisa e Extensão do IFSP - Campus Sertãozinho. O evento seguirá o cronograma abaixo, com apresentações dos RESUMOS no dia 22 de novembro de 2024, uma excelente oportunidade de preparação para o CONICT. CRONOGRAMA DATA ATIVIDADE 11/11/2024 Prazo máximo para inscrição e submissão do resumo 15/11/2024 Envio de respostas sobre as avaliações e aceites dos resumos 22/11/2024 Submissão da versão final, caso solicitado alterações 22/11/2023 a partir das 10:00 (as salas serão disponibilizadas posteriormente) Apresentações orais do V Colóquio de Pesquisa e Extensão do IFSP durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia Alunos que estão executando projetos de pesquisa e/ou extensão são incentivados a enviar o resumo (máximo 400 palavras / 1 página). A submissão de trabalho poderá ser realizada até 11 de novembro/2024, pelo link: https://forms.gle/VjQmKtmHoCEZRy4w5 Modelo do Resumo https://docs.google.com/document/d/1zSFqgesLQ8S5fO0ksPaEY6eTJ5fh0OnRNBplf_JvKEQ/edit?usp=sharing Modelo para apresentação https://docs.google.com/presentation/d/1xDjCAkBY7AgHRdP-FGVhsYGyWH8KZej1ve9j6iwA5mM/edit?usp=sharing Programação de Apresentações para o V Colóquio de Pesquisa e Extensão do IFSP campus Sertãozinho. A sessões terão início às 08:30 do dia 22 de novembro de 2024 (Exceto Sessão: Ensino/Educação que se incia 09:30). Importante comparecer na sala com 10 minutos de antecedência. É obrigatório a apresentação do resumo para publicação nos Anais do Colóquio. Qualquer um dos autores pode apresentar os trabalhos, apesar de estar indicado apenas o nome do primeiro autor na programação. A dinâmica de apresentação ocorrerá da seguinte forma:- Cada trabalho terá até 10 minutos (MÁXIMO) para apresentação, podendo se utilizar slides conforme modelo/template do link abaixo:https://docs.google.com/presentation/d/1xDjCAkBY7AgHRdP-FGVhsYGyWH8KZej1ve9j6iwA5mM/edit?usp=sharing - Ao final das apresentações haverá espaço para discussões, dúvidas e conversas sobre os temas apresentados. Ou seja, todos precisam ficar até final da sessão. Sessão: Extensão - Sala A206 Primeiro Autor Tabela periódica sustentável Sabrina Luz dos Santos Equipes Olímpicas do Campus Sertãozinho Gabrielle Cardoso de Oliveira SOB O CÉU DE SERTÃOZINHO: UNINDO CIÊNCIA E ARTE POR MEIO DA ASTRONOMIA E ASTRONÁUTICA Guilherme Previato Carlos Ações Educativas para Promoção dos Direitos Humanos, Igualdade Étnico-Racial e de Gênero Rosimeire Viana Brito Investigando a Lei da Conservação das massas por meio do experimento "Bexiga mágica" Ísis Laura Ferreira Braz IFSP de Portas Abertas Ubirajara Gonçalves Sessão: Ensino/Educação A207 Primeiro Autor A literatura como caminho para a humanização e reinserção social das pessoas privadas de liberdade Vikram Pelegrini Rodrigues A POSSIBILIDADE DE MANIFESTAÇÃO DAS INDIVIDUALIDADES DO SUJEITOALUNO POR MEIO DO GÊNERO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO Amanda Alves FORMAÇÃODEJOVENSLEITORES: APROMOÇÃOPORMEIODEOFICINASDELITERATURAINFANTIL Camila Silva da Rocha A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA RESOLUÇÃO CNE 02/2019: O QUE AS PESQUISAS NOS DIZEM Bruna Daniela de Aquino CONSEQUÊNCIAS DA PANDEMIA DA COVID-19 PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA REVISÃO DAS PESQUISAS BRASILEIRAS. Lara Jeycic Floriano LITERATURA COMO INSTRUMENTO DE ENSINO DE INGLÊS: (IM)POSSIBILIDADES NA SALA DE AULA Amanda Alves Lima de Souza ANÁLISE DOS LIMITES E POTENCIALIDADES DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO RECONHECIMENTO DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA: UM OLHAR SOCIOLINGUÍSTICO Juliana da Silva Alves dos Santos A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: UMA ANÁLISE ATRAVÉS DA PERSPECTIVA DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NICOLE CAROLINE COELHO A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: UMA ANÁLISE ATRAVÉS DA PERSPECTIVA DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA Pedro Iago Da Silva Cardoso Sessão: Ciências Sala A211 Primeiro Autor A subjetividade neoliberal e a lógica de mercado como causa do mal estar Karine de Sousa Silva LATERALIDADE HUMANA: EFEITO DA TAREFA NA RELAÇÃO ENTRE PREFERÊNCIA LATERAL E ASSIMETRIA LATERAL DE DESEMPENHO Isabela Caroline Silva Viana REAPROVEITAMENTO SUSTENTÁVEL: PROPOSTA PARA UTILIZAÇÃO DE ÁGUA DA PASTEURIZAÇÃO NA IRRIGAÇÃO DE HORTAS Julia Carmona da Silva PROCESSAMENTO DE SINAIS DE EEG PARA APLICAÇÃO EM UMA CADEIRA DE RODAS MOVIDA POR PENSAMENTO Lucca Fernando André Análise cromatográfica e espectroscopia de hibisco ( Hibiscus Sabdariffa) Lorraine Otoni Marques Santos ESTUDO E DESENVOLVIMENTO DE UM MOTOR DE FOGUETE DE PROPELENTE SÓLIDO PARA COMPETIÇÃO NA CATEGORIA DE 1 KM DE APOGEU NA LATIN AMERICAN SPACE CHALLENGE 2024 Pedro Bondezan DESENVOLVIMENTO E ESTUDO DO SISTEMA DE RECUPERAÇÃO DE FOGUETE DE PROPELENTE SÓLIDO PARA 1 KM DE APOGEU Gabriel Cardoso de Souza INTERFACE CÉREBRO-MÁQUINA BASEADA EM EEG VISANDO APLICAÇÕES ASSISTIVAS CONTROLADAS POR SINAIS NEURONAIS André Luís Sclaunik Sessão: Computação Sala A210 Primeiro Autor DETECÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DE AEDES AEGYPTI UTILIZANDO VISÃO COMPUTACIONAL Guilherme Nunes Marques AirCon: Automação inteligente utilizando visão computacional para gerenciamento de uso de ares-condiconados Maria Luiza de Lucena Melo Pierini DASHBOARD PARA MONITORAMENTO DO CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA EM UM AMBIENTE EDUCACIONAL: PROMOVENDO SUSTENTABILIDADE E GESTÃO EFICIENTE Agatha de Souza Silva UMA ANÁLISE QUALITATIVA DA APLICAÇÃO DO MODELO ESPIRAL A UM PROJETO REAL DE INOVAÇÃO Mariana Ferraz Marcelino CRIAÇÃO DE CONJUNTO HETEROGÊNEO UNINDO SISTEMAS ASR (AUTOMATIC SPEECH RECOGNITION), TTS (TEXT-TO-SPEECH) E DE TRADUÇÃO PARA ESTABELECIMENTO DE INTERFACE TRADUTORA Isaias Issacar da Silva Rodrigues SISTEMA WEB PARA VISUALIZAÇÃO DE IMAGENS TRANSMITIDAS POR MICROCONTROLADORES VIA GPRS Guilherme Carmona da Silva MECANISMO PARA EXECUÇÃO DE BLOCOS FUNCIONAIS DEFINIDOS PELO USUÁRIO CONFORME A ESPECIFICAÇÃO O-PAS Guilherme Santos da Silveira CLASSIFICAÇÃO DE PERNILONGOS TRANSMISSORES DE DOENÇAS POR MEIO DE RECONHECIMENTO DE IMAGENS UTILIZANDO INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL AMILCAR VICENTINI NERY PALHARES Sessão: Engenharias Sala A214 Primeiro Autor RASTREAMENTO DE VEÍCULOS POR MEIO DO RECONHECIMENTO DE PLACAS COM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL João Vítor Gonçalves Rodrigues REQUISITOS TÉCNICOS DE SEGURANÇA DE COMPONENTES IACS PARA CERTIFICAÇÃO O-PAS Afonso Celso Turcato APRIMORAMENTO DA PLATAFORMA DE COMUNICAÇÃO E PROGRAMAÇÃO DE PRODUÇÃO EM ESCALA Anderson Denner Belinski das Chagas TESTE DE IDENTIFICAÇÃO DE VULNERABILIDADES EM COMPONENTES IACS PARA CERTIFICAÇÃO O-PAS José Eduardo Batista PROJETOS DE MULTIPLEXADOR E DEMULTIPLEXADOR COMO KITS DIDÁTICOS PARA AS AULAS PRÁTICAS DE ELETRÔNICA DIGITAL Natália Costa deAzevedo DETECÇÃO AUTOMATIZADA DA BROCA DA CANA: UMA ABORDAGEM UTILIZANDO APLICATIVO WEB, NODE-RED E YOLO Otávio Toraça Dias Ambiente de Monitoramento da Eficiência de Circuitos Retificadores de Ultra Baixa Tensão Aplicados a Sistemas de Energy Harvesting Pedro de Castro ELÉTRO ACÚSTICA Victor Gabriel Negrão
Aparelho atenderá a uma das metas do Plano Nacional de Gestão de Riscos e Alertas de Desastres Naturais
Módulo de manchete lateral
Tempo e clima
Ministério inaugura radar meteorológico em Natal (RN)
Aparelho atenderá a uma das metas do Plano Nacional de Gestão de Riscos e Alertas de Desastres Naturais
Estudantes do IFSP Campus Sertãozinho participam da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Brasília
Os estudantes Hendrus Santos de Souza e Hélio Vinícius Bizio Corrêa, do 3º ano do curso Técnico em Química Integrado ao Ensino Médio do IFSP Campus Sertãozinho, participaram da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) em Brasília, entre os dias 6 e 9 de novembro, onde expuseram seus foguetes de garrafa PET. A SNCT é o maior evento de divulgação científica do Brasil, promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) há 20 anos, com o objetivo de aproximar a população das áreas de ciência e tecnologia. O evento reúne secretarias estaduais e municipais, agências de fomento, instituições de ensino e pesquisa, sociedades científicas, órgãos governamentais e diversas entidades da sociedade civil. Durante a SNCT, os estudantes também participaram da Jornada de Foguetes do Cerrado, uma competição que consiste em construir e lançar, obliquamente, foguetes para alcançar a maior distância possível. Os foguetes, feitos com duas garrafas PET, utilizam diferentes combustíveis: água pressurizada para o nível 3 (ensino fundamental) e uma mistura de vinagre e bicarbonato de sódio para o nível 4 (ensino médio). Com equipes de 10 estados e um total de 64 equipes participantes, a Equipe Aerospace, formada por Hendrus e Hélio, conquistou o 1º lugar geral no nível 4, com um lançamento de 402 metros. O estudante Hélio Bizio destacou que a localização e a estrutura do evento proporcionaram uma experiência única e inesquecível. Já Hendrus Santos comentou que a integração do evento com a SNCT tornou tudo ainda mais especial, permitindo-lhe explorar novas áreas do conhecimento e conhecer pessoas engajadas no universo da ciência e tecnologia. Para o professor de Física e orientador da equipe, Ailson Cunha, foi uma experiência memorável realizar os lançamentos na simbólica Esplanada dos Ministérios. Segundo ele, essa atividade valoriza a ciência e o conhecimento científico, reforçando a importância de iniciativas que estimulam o desenvolvimento científico entre os jovens.
CeLin do IFSP Sertãozinho lança página na internet
Agora o Centro de Línguas do IFSP Sertãozinho tem uma página na internet. A Profª Andréia Ianuskiewtz, coordenadora do CeLin, explica que "Nela, você tem acesso à história do CeLin, aos cursos oferecidos, à equipe de professores de cada semestre, horário de aulas, galeria de fotos, editais, entre outras informações. No site você encontra também um banco de recursos para praticar inglês, com links para as melhores ferramentas divididas por nível de proficiência e habilidade." Acesse o site pelo link https://celinsrt.wixsite.com/celinsertaozinho ou pela página do IFSP SRT https://srt.ifsp.edu.br/ na aba “Extensão”. Siga o CeLin também pelo Instagram: https://www.instagram.com/celin.ifspsrt/
V Colóquio de Pesquisa e Extensão do IFSP - Campus Sertãozinho
Em 2024, teremos o V Colóquio de Pesquisa e Extensão do IFSP - Campus Sertãozinho. O evento seguirá o cronograma abaixo, com apresentações dos RESUMOS no dia 22 de novembro de 2024, uma excelente oportunidade de preparação para o CONICT. CRONOGRAMA DATA ATIVIDADE 11/11/2024 Prazo máximo para inscrição e submissão do resumo 15/11/2024 Envio de respostas sobre as avaliações e aceites dos resumos 22/11/2024 Submissão da versão final, caso solicitado alterações 22/11/2023 a partir das 10:00 (as salas serão disponibilizadas posteriormente) Apresentações orais do V Colóquio de Pesquisa e Extensão do IFSP durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia Alunos que estão executando projetos de pesquisa e/ou extensão são incentivados a enviar o resumo (máximo 400 palavras / 1 página). A submissão de trabalho poderá ser realizada até 11 de novembro/2024, pelo link: https://forms.gle/VjQmKtmHoCEZRy4w5 Modelo do Resumo https://docs.google.com/document/d/1zSFqgesLQ8S5fO0ksPaEY6eTJ5fh0OnRNBplf_JvKEQ/edit?usp=sharing Modelo para apresentação https://docs.google.com/presentation/d/1xDjCAkBY7AgHRdP-FGVhsYGyWH8KZej1ve9j6iwA5mM/edit?usp=sharing Programação de Apresentações para o V Colóquio de Pesquisa e Extensão do IFSP campus Sertãozinho. A sessões terão início às 08:30 do dia 22 de novembro de 2024 (Exceto Sessão: Ensino/Educação que se incia 09:30). Importante comparecer na sala com 10 minutos de antecedência. É obrigatório a apresentação do resumo para publicação nos Anais do Colóquio. Qualquer um dos autores pode apresentar os trabalhos, apesar de estar indicado apenas o nome do primeiro autor na programação. A dinâmica de apresentação ocorrerá da seguinte forma:- Cada trabalho terá até 10 minutos (MÁXIMO) para apresentação, podendo se utilizar slides conforme modelo/template do link abaixo:https://docs.google.com/presentation/d/1xDjCAkBY7AgHRdP-FGVhsYGyWH8KZej1ve9j6iwA5mM/edit?usp=sharing - Ao final das apresentações haverá espaço para discussões, dúvidas e conversas sobre os temas apresentados. Ou seja, todos precisam ficar até final da sessão. Sessão: Extensão - Sala A206 Primeiro Autor Tabela periódica sustentável Sabrina Luz dos Santos Equipes Olímpicas do Campus Sertãozinho Gabrielle Cardoso de Oliveira SOB O CÉU DE SERTÃOZINHO: UNINDO CIÊNCIA E ARTE POR MEIO DA ASTRONOMIA E ASTRONÁUTICA Guilherme Previato Carlos Ações Educativas para Promoção dos Direitos Humanos, Igualdade Étnico-Racial e de Gênero Rosimeire Viana Brito Investigando a Lei da Conservação das massas por meio do experimento "Bexiga mágica" Ísis Laura Ferreira Braz IFSP de Portas Abertas Ubirajara Gonçalves Sessão: Ensino/Educação A207 Primeiro Autor A literatura como caminho para a humanização e reinserção social das pessoas privadas de liberdade Vikram Pelegrini Rodrigues A POSSIBILIDADE DE MANIFESTAÇÃO DAS INDIVIDUALIDADES DO SUJEITOALUNO POR MEIO DO GÊNERO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO Amanda Alves FORMAÇÃODEJOVENSLEITORES: APROMOÇÃOPORMEIODEOFICINASDELITERATURAINFANTIL Camila Silva da Rocha A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA RESOLUÇÃO CNE 02/2019: O QUE AS PESQUISAS NOS DIZEM Bruna Daniela de Aquino CONSEQUÊNCIAS DA PANDEMIA DA COVID-19 PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA REVISÃO DAS PESQUISAS BRASILEIRAS. Lara Jeycic Floriano LITERATURA COMO INSTRUMENTO DE ENSINO DE INGLÊS: (IM)POSSIBILIDADES NA SALA DE AULA Amanda Alves Lima de Souza ANÁLISE DOS LIMITES E POTENCIALIDADES DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO RECONHECIMENTO DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA: UM OLHAR SOCIOLINGUÍSTICO Juliana da Silva Alves dos Santos A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: UMA ANÁLISE ATRAVÉS DA PERSPECTIVA DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NICOLE CAROLINE COELHO A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: UMA ANÁLISE ATRAVÉS DA PERSPECTIVA DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA Pedro Iago Da Silva Cardoso Sessão: Ciências Sala A211 Primeiro Autor A subjetividade neoliberal e a lógica de mercado como causa do mal estar Karine de Sousa Silva LATERALIDADE HUMANA: EFEITO DA TAREFA NA RELAÇÃO ENTRE PREFERÊNCIA LATERAL E ASSIMETRIA LATERAL DE DESEMPENHO Isabela Caroline Silva Viana REAPROVEITAMENTO SUSTENTÁVEL: PROPOSTA PARA UTILIZAÇÃO DE ÁGUA DA PASTEURIZAÇÃO NA IRRIGAÇÃO DE HORTAS Julia Carmona da Silva PROCESSAMENTO DE SINAIS DE EEG PARA APLICAÇÃO EM UMA CADEIRA DE RODAS MOVIDA POR PENSAMENTO Lucca Fernando André Análise cromatográfica e espectroscopia de hibisco ( Hibiscus Sabdariffa) Lorraine Otoni Marques Santos ESTUDO E DESENVOLVIMENTO DE UM MOTOR DE FOGUETE DE PROPELENTE SÓLIDO PARA COMPETIÇÃO NA CATEGORIA DE 1 KM DE APOGEU NA LATIN AMERICAN SPACE CHALLENGE 2024 Pedro Bondezan DESENVOLVIMENTO E ESTUDO DO SISTEMA DE RECUPERAÇÃO DE FOGUETE DE PROPELENTE SÓLIDO PARA 1 KM DE APOGEU Gabriel Cardoso de Souza INTERFACE CÉREBRO-MÁQUINA BASEADA EM EEG VISANDO APLICAÇÕES ASSISTIVAS CONTROLADAS POR SINAIS NEURONAIS André Luís Sclaunik Sessão: Computação Sala A210 Primeiro Autor DETECÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DE AEDES AEGYPTI UTILIZANDO VISÃO COMPUTACIONAL Guilherme Nunes Marques AirCon: Automação inteligente utilizando visão computacional para gerenciamento de uso de ares-condiconados Maria Luiza de Lucena Melo Pierini DASHBOARD PARA MONITORAMENTO DO CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA EM UM AMBIENTE EDUCACIONAL: PROMOVENDO SUSTENTABILIDADE E GESTÃO EFICIENTE Agatha de Souza Silva UMA ANÁLISE QUALITATIVA DA APLICAÇÃO DO MODELO ESPIRAL A UM PROJETO REAL DE INOVAÇÃO Mariana Ferraz Marcelino CRIAÇÃO DE CONJUNTO HETEROGÊNEO UNINDO SISTEMAS ASR (AUTOMATIC SPEECH RECOGNITION), TTS (TEXT-TO-SPEECH) E DE TRADUÇÃO PARA ESTABELECIMENTO DE INTERFACE TRADUTORA Isaias Issacar da Silva Rodrigues SISTEMA WEB PARA VISUALIZAÇÃO DE IMAGENS TRANSMITIDAS POR MICROCONTROLADORES VIA GPRS Guilherme Carmona da Silva MECANISMO PARA EXECUÇÃO DE BLOCOS FUNCIONAIS DEFINIDOS PELO USUÁRIO CONFORME A ESPECIFICAÇÃO O-PAS Guilherme Santos da Silveira CLASSIFICAÇÃO DE PERNILONGOS TRANSMISSORES DE DOENÇAS POR MEIO DE RECONHECIMENTO DE IMAGENS UTILIZANDO INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL AMILCAR VICENTINI NERY PALHARES Sessão: Engenharias Sala A214 Primeiro Autor RASTREAMENTO DE VEÍCULOS POR MEIO DO RECONHECIMENTO DE PLACAS COM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL João Vítor Gonçalves Rodrigues REQUISITOS TÉCNICOS DE SEGURANÇA DE COMPONENTES IACS PARA CERTIFICAÇÃO O-PAS Afonso Celso Turcato APRIMORAMENTO DA PLATAFORMA DE COMUNICAÇÃO E PROGRAMAÇÃO DE PRODUÇÃO EM ESCALA Anderson Denner Belinski das Chagas TESTE DE IDENTIFICAÇÃO DE VULNERABILIDADES EM COMPONENTES IACS PARA CERTIFICAÇÃO O-PAS José Eduardo Batista PROJETOS DE MULTIPLEXADOR E DEMULTIPLEXADOR COMO KITS DIDÁTICOS PARA AS AULAS PRÁTICAS DE ELETRÔNICA DIGITAL Natália Costa deAzevedo DETECÇÃO AUTOMATIZADA DA BROCA DA CANA: UMA ABORDAGEM UTILIZANDO APLICATIVO WEB, NODE-RED E YOLO Otávio Toraça Dias Ambiente de Monitoramento da Eficiência de Circuitos Retificadores de Ultra Baixa Tensão Aplicados a Sistemas de Energy Harvesting Pedro de Castro ELÉTRO ACÚSTICA Victor Gabriel Negrão
Módulo de manchete lateral - outro exemplo
Ministério inaugura radar meteorológico em Natal (RN)
Aparelho atenderá a uma das metas do Plano Nacional de Gestão de Riscos e Alertas de Desastres Naturais
Estudantes do IFSP Campus Sertãozinho participam da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Brasília
Os estudantes Hendrus Santos de Souza e Hélio Vinícius Bizio Corrêa, do 3º ano do curso Técnico em Química Integrado ao Ensino Médio do IFSP Campus Sertãozinho, participaram da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) em Brasília, entre os dias 6 e 9 de novembro, onde expuseram seus foguetes de garrafa PET. A SNCT é o maior evento de divulgação científica do Brasil, promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) há 20 anos, com o objetivo de aproximar a população das áreas de ciência e tecnologia. O evento reúne secretarias estaduais e municipais, agências de fomento, instituições de ensino e pesquisa, sociedades científicas, órgãos governamentais e diversas entidades da sociedade civil. Durante a SNCT, os estudantes também participaram da Jornada de Foguetes do Cerrado, uma competição que consiste em construir e lançar, obliquamente, foguetes para alcançar a maior distância possível. Os foguetes, feitos com duas garrafas PET, utilizam diferentes combustíveis: água pressurizada para o nível 3 (ensino fundamental) e uma mistura de vinagre e bicarbonato de sódio para o nível 4 (ensino médio). Com equipes de 10 estados e um total de 64 equipes participantes, a Equipe Aerospace, formada por Hendrus e Hélio, conquistou o 1º lugar geral no nível 4, com um lançamento de 402 metros. O estudante Hélio Bizio destacou que a localização e a estrutura do evento proporcionaram uma experiência única e inesquecível. Já Hendrus Santos comentou que a integração do evento com a SNCT tornou tudo ainda mais especial, permitindo-lhe explorar novas áreas do conhecimento e conhecer pessoas engajadas no universo da ciência e tecnologia. Para o professor de Física e orientador da equipe, Ailson Cunha, foi uma experiência memorável realizar os lançamentos na simbólica Esplanada dos Ministérios. Segundo ele, essa atividade valoriza a ciência e o conhecimento científico, reforçando a importância de iniciativas que estimulam o desenvolvimento científico entre os jovens.
CeLin do IFSP Sertãozinho lança página na internet
Agora o Centro de Línguas do IFSP Sertãozinho tem uma página na internet. A Profª Andréia Ianuskiewtz, coordenadora do CeLin, explica que "Nela, você tem acesso à história do CeLin, aos cursos oferecidos, à equipe de professores de cada semestre, horário de aulas, galeria de fotos, editais, entre outras informações. No site você encontra também um banco de recursos para praticar inglês, com links para as melhores ferramentas divididas por nível de proficiência e habilidade." Acesse o site pelo link https://celinsrt.wixsite.com/celinsertaozinho ou pela página do IFSP SRT https://srt.ifsp.edu.br/ na aba “Extensão”. Siga o CeLin também pelo Instagram: https://www.instagram.com/celin.ifspsrt/
V Colóquio de Pesquisa e Extensão do IFSP - Campus Sertãozinho
Em 2024, teremos o V Colóquio de Pesquisa e Extensão do IFSP - Campus Sertãozinho. O evento seguirá o cronograma abaixo, com apresentações dos RESUMOS no dia 22 de novembro de 2024, uma excelente oportunidade de preparação para o CONICT. CRONOGRAMA DATA ATIVIDADE 11/11/2024 Prazo máximo para inscrição e submissão do resumo 15/11/2024 Envio de respostas sobre as avaliações e aceites dos resumos 22/11/2024 Submissão da versão final, caso solicitado alterações 22/11/2023 a partir das 10:00 (as salas serão disponibilizadas posteriormente) Apresentações orais do V Colóquio de Pesquisa e Extensão do IFSP durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia Alunos que estão executando projetos de pesquisa e/ou extensão são incentivados a enviar o resumo (máximo 400 palavras / 1 página). A submissão de trabalho poderá ser realizada até 11 de novembro/2024, pelo link: https://forms.gle/VjQmKtmHoCEZRy4w5 Modelo do Resumo https://docs.google.com/document/d/1zSFqgesLQ8S5fO0ksPaEY6eTJ5fh0OnRNBplf_JvKEQ/edit?usp=sharing Modelo para apresentação https://docs.google.com/presentation/d/1xDjCAkBY7AgHRdP-FGVhsYGyWH8KZej1ve9j6iwA5mM/edit?usp=sharing Programação de Apresentações para o V Colóquio de Pesquisa e Extensão do IFSP campus Sertãozinho. A sessões terão início às 08:30 do dia 22 de novembro de 2024 (Exceto Sessão: Ensino/Educação que se incia 09:30). Importante comparecer na sala com 10 minutos de antecedência. É obrigatório a apresentação do resumo para publicação nos Anais do Colóquio. Qualquer um dos autores pode apresentar os trabalhos, apesar de estar indicado apenas o nome do primeiro autor na programação. A dinâmica de apresentação ocorrerá da seguinte forma:- Cada trabalho terá até 10 minutos (MÁXIMO) para apresentação, podendo se utilizar slides conforme modelo/template do link abaixo:https://docs.google.com/presentation/d/1xDjCAkBY7AgHRdP-FGVhsYGyWH8KZej1ve9j6iwA5mM/edit?usp=sharing - Ao final das apresentações haverá espaço para discussões, dúvidas e conversas sobre os temas apresentados. Ou seja, todos precisam ficar até final da sessão. Sessão: Extensão - Sala A206 Primeiro Autor Tabela periódica sustentável Sabrina Luz dos Santos Equipes Olímpicas do Campus Sertãozinho Gabrielle Cardoso de Oliveira SOB O CÉU DE SERTÃOZINHO: UNINDO CIÊNCIA E ARTE POR MEIO DA ASTRONOMIA E ASTRONÁUTICA Guilherme Previato Carlos Ações Educativas para Promoção dos Direitos Humanos, Igualdade Étnico-Racial e de Gênero Rosimeire Viana Brito Investigando a Lei da Conservação das massas por meio do experimento "Bexiga mágica" Ísis Laura Ferreira Braz IFSP de Portas Abertas Ubirajara Gonçalves Sessão: Ensino/Educação A207 Primeiro Autor A literatura como caminho para a humanização e reinserção social das pessoas privadas de liberdade Vikram Pelegrini Rodrigues A POSSIBILIDADE DE MANIFESTAÇÃO DAS INDIVIDUALIDADES DO SUJEITOALUNO POR MEIO DO GÊNERO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO Amanda Alves FORMAÇÃODEJOVENSLEITORES: APROMOÇÃOPORMEIODEOFICINASDELITERATURAINFANTIL Camila Silva da Rocha A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA RESOLUÇÃO CNE 02/2019: O QUE AS PESQUISAS NOS DIZEM Bruna Daniela de Aquino CONSEQUÊNCIAS DA PANDEMIA DA COVID-19 PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA REVISÃO DAS PESQUISAS BRASILEIRAS. Lara Jeycic Floriano LITERATURA COMO INSTRUMENTO DE ENSINO DE INGLÊS: (IM)POSSIBILIDADES NA SALA DE AULA Amanda Alves Lima de Souza ANÁLISE DOS LIMITES E POTENCIALIDADES DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO RECONHECIMENTO DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA: UM OLHAR SOCIOLINGUÍSTICO Juliana da Silva Alves dos Santos A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: UMA ANÁLISE ATRAVÉS DA PERSPECTIVA DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NICOLE CAROLINE COELHO A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: UMA ANÁLISE ATRAVÉS DA PERSPECTIVA DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA Pedro Iago Da Silva Cardoso Sessão: Ciências Sala A211 Primeiro Autor A subjetividade neoliberal e a lógica de mercado como causa do mal estar Karine de Sousa Silva LATERALIDADE HUMANA: EFEITO DA TAREFA NA RELAÇÃO ENTRE PREFERÊNCIA LATERAL E ASSIMETRIA LATERAL DE DESEMPENHO Isabela Caroline Silva Viana REAPROVEITAMENTO SUSTENTÁVEL: PROPOSTA PARA UTILIZAÇÃO DE ÁGUA DA PASTEURIZAÇÃO NA IRRIGAÇÃO DE HORTAS Julia Carmona da Silva PROCESSAMENTO DE SINAIS DE EEG PARA APLICAÇÃO EM UMA CADEIRA DE RODAS MOVIDA POR PENSAMENTO Lucca Fernando André Análise cromatográfica e espectroscopia de hibisco ( Hibiscus Sabdariffa) Lorraine Otoni Marques Santos ESTUDO E DESENVOLVIMENTO DE UM MOTOR DE FOGUETE DE PROPELENTE SÓLIDO PARA COMPETIÇÃO NA CATEGORIA DE 1 KM DE APOGEU NA LATIN AMERICAN SPACE CHALLENGE 2024 Pedro Bondezan DESENVOLVIMENTO E ESTUDO DO SISTEMA DE RECUPERAÇÃO DE FOGUETE DE PROPELENTE SÓLIDO PARA 1 KM DE APOGEU Gabriel Cardoso de Souza INTERFACE CÉREBRO-MÁQUINA BASEADA EM EEG VISANDO APLICAÇÕES ASSISTIVAS CONTROLADAS POR SINAIS NEURONAIS André Luís Sclaunik Sessão: Computação Sala A210 Primeiro Autor DETECÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DE AEDES AEGYPTI UTILIZANDO VISÃO COMPUTACIONAL Guilherme Nunes Marques AirCon: Automação inteligente utilizando visão computacional para gerenciamento de uso de ares-condiconados Maria Luiza de Lucena Melo Pierini DASHBOARD PARA MONITORAMENTO DO CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA EM UM AMBIENTE EDUCACIONAL: PROMOVENDO SUSTENTABILIDADE E GESTÃO EFICIENTE Agatha de Souza Silva UMA ANÁLISE QUALITATIVA DA APLICAÇÃO DO MODELO ESPIRAL A UM PROJETO REAL DE INOVAÇÃO Mariana Ferraz Marcelino CRIAÇÃO DE CONJUNTO HETEROGÊNEO UNINDO SISTEMAS ASR (AUTOMATIC SPEECH RECOGNITION), TTS (TEXT-TO-SPEECH) E DE TRADUÇÃO PARA ESTABELECIMENTO DE INTERFACE TRADUTORA Isaias Issacar da Silva Rodrigues SISTEMA WEB PARA VISUALIZAÇÃO DE IMAGENS TRANSMITIDAS POR MICROCONTROLADORES VIA GPRS Guilherme Carmona da Silva MECANISMO PARA EXECUÇÃO DE BLOCOS FUNCIONAIS DEFINIDOS PELO USUÁRIO CONFORME A ESPECIFICAÇÃO O-PAS Guilherme Santos da Silveira CLASSIFICAÇÃO DE PERNILONGOS TRANSMISSORES DE DOENÇAS POR MEIO DE RECONHECIMENTO DE IMAGENS UTILIZANDO INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL AMILCAR VICENTINI NERY PALHARES Sessão: Engenharias Sala A214 Primeiro Autor RASTREAMENTO DE VEÍCULOS POR MEIO DO RECONHECIMENTO DE PLACAS COM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL João Vítor Gonçalves Rodrigues REQUISITOS TÉCNICOS DE SEGURANÇA DE COMPONENTES IACS PARA CERTIFICAÇÃO O-PAS Afonso Celso Turcato APRIMORAMENTO DA PLATAFORMA DE COMUNICAÇÃO E PROGRAMAÇÃO DE PRODUÇÃO EM ESCALA Anderson Denner Belinski das Chagas TESTE DE IDENTIFICAÇÃO DE VULNERABILIDADES EM COMPONENTES IACS PARA CERTIFICAÇÃO O-PAS José Eduardo Batista PROJETOS DE MULTIPLEXADOR E DEMULTIPLEXADOR COMO KITS DIDÁTICOS PARA AS AULAS PRÁTICAS DE ELETRÔNICA DIGITAL Natália Costa deAzevedo DETECÇÃO AUTOMATIZADA DA BROCA DA CANA: UMA ABORDAGEM UTILIZANDO APLICATIVO WEB, NODE-RED E YOLO Otávio Toraça Dias Ambiente de Monitoramento da Eficiência de Circuitos Retificadores de Ultra Baixa Tensão Aplicados a Sistemas de Energy Harvesting Pedro de Castro ELÉTRO ACÚSTICA Victor Gabriel Negrão
Redes Sociais