CeLin
O Centro de Línguas (CeLin) do Câmpus Sertãozinho é um centro de ensino de idiomas vinculado ao curso de Letras desde 2016. Seus cursos são ministrados por alunos e professores do Curso.
A missão principal do CeLin é atuar nos esforços que visam à internacionalização do IFSP, oferecendo à comunidade interna e externa do IFSP Sertãozinho cursos relacionados à área de linguagens, em diferentes níveis e modalidades, e possibilitar a participação em atividades acadêmicas e culturais relacionadas ao ensino-aprendizagem de línguas e literatura. Além de permitir a democratização do acesso à aprendizagem de línguas, o CeLin Câmpus Sertãozinho tem atuado, desde 2018, como laboratório de início à docência aos alunos do curso de Licenciatura em Letras, e também, como articulador de iniciativas que têm como objetivo o compartilhamento de conhecimentos, práticas e experiências que visam ao enriquecimento da formação e da atividade docente.
Para concorrer às vagas dos cursos do CeLin, é preciso inscrever-se no processo seletivo, que é divulgado por meio de edital no site da Extensão do Câmpus (extensão.ti.srt.ifsp.edu.br) a cada semestre.
Coordenadora: Professora Andréia Dias Ianuskiewtz
E-mail contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Histórico do Centro de Línguas (CeLin) - IFSP Câmpus Sertãozinho
Horário dos Cursos
...
Pesquisa
GRUPO DE PESQUISA:
Estratégias e Metodologias de Ensino de Língua - EMEL
O Grupo de Pesquisa Estratégias e Metodologias de Ensino de Língua (EMEL) insere-se no contexto de formação de professores e do ensino-aprendizagem de línguas e literatura, e é fruto do interesse de docentes e discentes da área de Letras do Instituto Federal de São Paulo, câmpus Sertãozinho, em desenvolver pesquisas relacionadas ao tema. Como resultado das discussões e reflexões desenvolvidas pelo grupo, esperamos contribuir para a produção científica do país, por meio da divulgação de artigos científicos e participação em eventos acadêmicos, e compartilhar novas metodologias e estratégias desenvolvidas pelo grupo. Consulta ao grupo pelo link: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7083954575912751
Pesquisas desenvolvidas no Curso
Profa. Jacqueline:
Área de pesquisa: Teoria e análise linguística. Enunciação. Ensino de língua materna.
Iniciação científica orientada em 2021: Metalinguagem e o ensino de Língua Portuguesa - orientanda: Gislaine Caroline Gomes de Meira
Profa. Marina:
Área de pesquisa: Educação
Iniciações científicas orientadas em 2020:
1) Perspectivas históricas e legais da Educação Sexual --> orientanda: MARINA HESPANHA BARBOSA
Iniciações científicas orientadas em 2021:
1) A formação de professores a partir da BNC-Formação e da BNC-Formação Continuada: o que os documentos nos dizem sobre o ser professor. Orientanda: MARIANE VIEIRA ALMEIDA AMARAL
2) Perspectivas históricas e legais da Educação Sexual. Orientanda: MARINA HESPANHA BARBOSA
Profa. Rozangela:
Áreas de pesquisa:
1. O ensino da Língua Inglesa e a Formação de professores;
2. Prática de ensino em Língua estrangeira e Formação de professores.
3. O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação e a Formação de professores
Iniciação Científica orientada em 2021:
O IMPACTO DO CENTRO DE LÍNGUAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES - orientanda: Giovanna Targas
2022 - "A PRÁTICA ORAL EM LÍNGUA INGLESA: DESAFIOS DE PROFESSORA E ALUNOS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE ENSINO" - Aluna: Karoline da Silva Oliveira
Profa. Maria Beatriz:
Áreas de Pesquisa: Sociolinguística, Produção Textual, Ensino de Língua Materna e EPT.
Iniciação Cinetífica orientada em:
2018: Pichações: análise sociodiscursiva e construção de um corpus. Orientada: Gabriela Ferreira Martins
2019: Estudo sociolinguístico sobre as variações linguísticas na fala da terceira idade. Orientada: Gabriela Ferreira Martins
2020: Análise do projeto de texto em redações dissertativas de estudantes de escola pública e privada. Carla Martins Bononi
2021: Noções de autoria e de projeto de texto em produções escritas de estudantes do Ensino Fundamental II - orientanda: Carla Martins Bononi
2021: Análise da estrutura sintática em redações dissertativas Sara Degasperi Leão da Silva Monkouschi
2022: O repertório sociocultural no texto modelo ENEM do estudante de escola pública e privada: uma análise qualitativa. Orientanda: Letícia Santos
Prof. Jacob:
2020/2020 (finalizado) - João Victor Borges de Andrade: Fragilidade ou perigo? Da “Epidemia Gay” ao “Grupo de Risco” (publicado em Biziak, Jacob dos Santos Nós (em) Butler: gênero, política, educação, ética, arte / Jacob dos Santos Biziak (organização). Douglas Colombelli Parra Sanches (Curadoria Artística). Coleção X (Organização Rafael Haddock-Lobo) – Rio de Janeiro: Ape’Ku, 2020.)
Em andamento:
2021 - Ana Carolina Bonini Menin : Efeitos de autoria indígena no ensaio “o Banquete dos Deuses”, de Daniel Munduruku.
2021 - ANA KAROLINE PEREIRA DOS SANTOS: Que país é esse? - Efeitos DE CENÁRIOS DISTÓPICOS NA LITERATURA BRASILEIRA contemporânea.
2021 - Giovanna Paccelli: Olhares instáveis: efeitos de masculinidades em contos de Machado de Assis.
2022 - Efeitos de autoria de mulheres negras: produção de leituras e discursividades - RITA DE CASSIA SOUZA SPINDOLA;
2022 - Efeitos de infância presente na obra "A terra dos meninos pelados" de Graciliano Ramos - BIANCA ALVES;
2022 Óbito do feminino a partir da visão de Lizzie Siddal - LARA CAMARGO;
2022 Efeitos de sujeito na coletânea “Nós: Uma antologia de literatura indígena” de Maurício Negro - BEATRIZ CALDAS CORTEZ TOLEDO.
Produtos Educacionais: desenvolvidos pelos alunos do curso de Letras entre 2020, 2021 e 2022 nas disciplinas Estudos Literários II, Literaturas em língua portuguesa I, II, III e IV e Literatura infanto-juvenil. Orientação e co-autoria de Prof. Dr. Jacob dos Santos Biziak.
Acesse aqui.
Profa. Andreia:
PIBIFSP 2019: “Educação bilíngue: Um estudo sobre suas metodologias e potencialidades” - Fernanda dos Santos Bartoletti
PIBIFSP 2019: “Gamificação como estratégia para revisão de conteúdo em aulas de Língua Inglesa” - Joyce Lopes Massaro
PIVICT 2019: “Ensino-aprendizagem de inglês para surdos: uma análise socioeducacional” - Pedro Ivo Julio Colani
Profa. Cláudia:
2018: Gamificando as aulas de Fonética/Fonologia: elaboração de questionários para o Kahoot!. Vinícius Fernando de Souza
2019: Comparação da análise semântica AMR em um corpus paralelo de notícias. 2019. Thalita Aparecida Ramyro
2019: Análise da estrutura argumental de verbos em um corpus jornalístico. Sara Degasperi Leão da Silva Monkouschi
2019. FOLHA INTERNACIONAL: ANOTAÇÃO AMR EM UM CORPUS DE NOTÍCIAS EM INGLÊS. Ana Beatriz Joaquina da Silva
2109: ANÁLISE DE CARACTERÍSTICAS LINGUÍSTICAS EM NOTÍCIAS FALSAS. Bianca Cabral Cezano.
Profa. Giovana
2019: A CARTILHA DO PARTICIPANTE PARA REDAÇÃO DO ENEM
(2018) COMO AGENTE DE LETRAMENTO E SUAS DIMENSÕES ESCONDIDAS. Thayna Perrucine Rodrigues
2018: Projetos de letramentos no estágio supervisionado: estudos para propostas de atividades didáticas para o ensino de gêneros. Daniela Marta Abreu da Silva
2022: Os cursos de Licenciatura em Letras no Brasil: um olhar para o(s) objeto(s) de ensino e a identidade dos professores de língua portuguesa em formação
2023: Notícias falsas ou verdadeiras: práticas de letramento de alunos do ensino técnico integrado ao médio
Profa. Michele:
2022: Florestan Fernandes: Concepções educacionais e defesa da escola pública - Paola Stéfany Lourenço Pereira
...
Projeto Integrador
Projetos Integradores Desenvolvidos em 2023
Trabalhos desenvolvidos pelo 4º ano:
“O estudo das Fake News a partir de textos multissemióticos”
A concepção de herói para povos indígenas
Oficina criativa: a fanfic como incentivo à escrita da era dos folhetins à era digital.
Memórias e Significados: a “escrevivência” no Ensino Médio
Produção de Podcasts e de análise literária: uma abordagem educacional
Trabalhos desenvolvidos pelo 3º ano:
Sequência didática e literatura inglesa: uma ferramenta de ensino-aprendizagem para as aulas de inglês do Ensino Médio.
HQ´s e reflexões linguísticas uma proposta de sequência didática para o ensino médio.
A educação de jovens e adultos e o projeto pedagógico dos cursos do Instituto Federal de Sertãozinho.
Formação e desenvolvimento do sujeito-autor na utilização do gênero Fanfiction como ferramenta para a escrita.
Projetos Integradores já desenvolvidos:
O GÊNERO FÁBULA COMO INCENTIVO À LEITURA E PROCESSO CRIATIVO NA LÍNGUA INGLESA (Thayná Perrucine e Laura Colombo)
DESAFIOS DA LINGUAGEM: INCLUSÃO NO ÂMBITO ESCOLAR (Gabriela Pugliese, Pedro Colani e Thalita Ramyro)
QUARTO DE DESPEJO - DIÁRIO DE UMA FAVELADA” COMO INSTRUMENTO DE CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE (Ana Beatriz Joaquina da Silva, Bianca Cabral Cezano, Marina Hespanha Barbosa, Leonardo de Castro Monteiro da Silva, Rafael de Oliveira Menezes)
LITERATURA E LÍNGUA INDÍGENA (Ana Carolina Bonini Menin , Carla Martins Bononi, Mariane Vieira Almeida Amaral, Sara Degasperi L. S. Monkouschi)
LITERATURA MACHADIANA: CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE (Ana Beatriz de Souza Francisco, Estela Inacio de Souza e Souza, Juliana Pires da Silva, Leonardo Espigares Rodrigues Guidugli, Maria Eduarda da Silva Felix)
CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE: A FAMÍLIA COMO PRINCIPAL INFLUENCIADOR NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE (Ana Cecília Costa Fernandes Camila Fernandes de Oliveira Daniel Sterque Czysz de Castro Mayara Cordeiro Rodrigues da Silva Murilo Biliato Krauss de Lima)
A IDENTIDADE DO SUJEITO EM MACBETH: UMA PROPOSTA DE LEITURA LITERÁRIA NO ENSINO MÉDIO (Camila Lima Rosa Gonçalves, Dayane de Araujo Felix, Eduarda Cristina Meira Rodrigues Fernanda dos Santos Bartoletti Nathalie Sales de Souza)
ESCREVIVENDO SENTIDOS: A “ESCREVIVÊNCIA” DE CONCEIÇÃO EVARISTO PARA A ASSUNÇÃO DA AUTORIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (Diule Gonçalves Viana, João Victor Borges de Andrade, Nandira Paula de Morais)
O ensino de gramática e a linguagem jurídica na Educação de Jovens e Adultos (EJA): compreensão de um contrato de locação de imóveis. (Lívia Helena Canavez e Vinícius Fernando de Souza)
Ensino-aprendizagem de língua inglesa por meio da leitura e produção de poemas (Daniela Marta Abreu da Silva e Joyce Lopes Massaro)
O Gato Preto: A Arte da Fanfic (Rafael Guidugli, Bruno Terra, Joyce Cristina J. Gonçalves, Victor Hugo Terra)
ENSINO DE HIPERCONTO POR MEIO DE LENDAS FOLCLÓRICAS BRASILEIRAS (Beatriz Rosa dos Santos Torres, Ingrid Souza Dias, Luana Beatriz Galiani e Pedro Francisco Santos da Silva)
O ERUDITO NO HOJE (Lara Beatriz Mininel Gasparotto e Victória de Souza Wiezel Terra)
JOGO DIDÁTICO: LITERACARTAS (Jefferson de Oliveira Ferreira, Juliana Regina Josias Caldeira e Leonardo Macedo dos Santos)
LITERATURAS GENIAIS: MATERIAL DIDÁTICO COM O PROTAGONISMO FEMININO NEGRO NA LITERATURA (Hugo Rosa Senarese e Rita de Cássia Souza Spíndola)
SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA A TEATRALIZAÇÃO DE CONTO SELECIONADO (Emanuelly Santos de Lima, Mateus de Jesus Santa Rosa, Ruan Poiani Palmeira Pereira da Silva e Talita Serigatti)
LITERATURA INDÍGENA NA EDUCAÇÃO PARA JOVENS E ADULTOS (Ana Karoline Pereira dos Santos, Beatriz Caldas Cortez Toledo, Giovanna Lucente Moreira, Iara Cecilia Simões e Leticia Rocco Maciel)
STORYTELLING: ANALISANDO A TRAJETÓRIA HEROICA INDÍGENA (Antônio Gonçalves de Oliveira, Carlos Roberto Gnan Junior, Danielle Evangelista Oliveira e Laís da Rosa Ferreira)
UM VOO PELA TERRA DO NUNCA (Giovana Paccelli Fioramonte, Giovanna Targas, Hannah Karenina Martins Humberto e Hugo Henrique dos Santos)
EXCLAMAÇÕES EM INGLÊS NO CONTO DA CHAPEUZINHO VERMELHO (Bianca Alves, Fábio Schatzmann, Ingrid Ramos dos Santos, Júlia Karut Gimenez e Letícia dos Santos Silva)
GAIOLA LITERÁRIA (Gislaine Caroline Gomes de Meira, Karoline da Silva Oliveira e Lara Pinheiro de Camargo)
...
PIBID
O PIBID é um programa da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC) que visa proporcionar aos discentes dos cursos de licenciatura sua inserção no cotidiano das escolas públicas de educação básica. Para o desenvolvimento dos projetos institucionais de iniciação à docência, o programa concede bolsas aos licenciandos, aos professores das escolas da rede pública de educação básica e aos professores das Instituições de Ensino Superior (IES). Os alunos participantes do projeto poderão ser bolsistas ou voluntários.
Neste momento o PIBID em Letras Sertãozinho conta com a seguinte equipe:
Escolas de atuação: E. E. Profa. Nícia Fabíola Zanutto Giraldi; E. E. Prof. Bruno Pieroni; E. E. Ferrucio Chiaratti.
Coordenadora de área: Profa. Ms. Rozangela Nogueira de Moraes
Professoras supervisoras:
1. LIZIANE DE FÁTIMA AMORIM
|
2. EDWIGES ZANINI
|
3. SIMARA APARECIDA FELIPE
|
Alunos participantes
DISCENTES BOLSISTAS:
- GIANE FREGOLENTE
- AMANDA ALVES LIMA DE SOUZA
- TAUA TORINI SILVA
- JOSÉ LUCAS DA SILVA LIRA
- HUGO ROSA SENARESE
- PEDRO AUGUSTO ALBINO
- ADRIELE FERREIRA DE LIMA
- MIGUEL AUGUSTO DO PRADO FLORES
- MARIA OLIVIA SANTOS DE OLIVEIRA
- RAISSA RODRIGUES DA CRUZ
- JÚLIA DUARTE JACOB
- PAULIANE CRISTINA DOS SANTOS XAVIER
- ARTHUR FELIPE FRANÇA
- CAMILA SILVA DA ROCHA
- BRUNA DANIELA DE AQUINO
- VICTOR HUGO RAMIRO BELELLI
- YASMIN LARA BEGUETTO DE SOUZA
- ALANA NATIELI SANTANA DOS SANTOS
- MARIA EDUARDA DA SILVA RAMOS
- MARTA RIBEIRO PEREIRA
- SUELI MARINA DE CARVALHO BARBOSA
- JAQUELINE RODRIGUES DA MATA
- ANA CLÁUDIA DOS SANTOS RODRIGUES
- LEONARDO PADOVANI MASTROGIACOMO
DISCENTES VOLUNTÁRIOS:
- LUCAS VINICIUS DO PRADO MONTEIRO
- ESTÉFANY CRISTINA LIMA LUZ
- JOÃO VICTOR BASSI
- HERON RAFAEL PIM RUAS
- KAIQUE FERNANDES
- VÍTOR ANTÔNIO GIMENES
...
Residência Pedagógica
A Residência Pedagógica é um programa da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC) que visa proporcionar aos discentes dos cursos de licenciatura sua inserção no cotidiano das escolas públicas de educação básica. Para o desenvolvimento dos projetos institucionais de iniciação à docência, o programa concede bolsas aos licenciandos, aos professores das escolas da rede pública de educação básica e aos professores das Instituições de Ensino Superior (IES). Os alunos participantes do projeto poderão ser bolsistas ou voluntários.
O programa é realizado em 3 módulos de 6 meses, totalizando-se 18 meses.
Neste momento a Residência Pedagógica em Letras Sertãozinho conta com a seguinte equipe:
- Escola de atuação: E.E. Profª Nicia Fabiola Zanutto Giraldi
- Orientadora: Profa. Dra. Cláudia Dias de Barros
- Preceptoras: Profa. Andréia Rossin
- Residentes bolsistas:
- Pedro Francisco Santos da Silva;
- Juliana Regina Josias Caldeira;
- Jefferson de Oliveira Ferreira;
- Leonardo Macedo dos Santos;
- Gislaine Caroline Gomes de Meira;
- Danielle Evangelista Oliveira (voluntária).
...
Monitoria
Monitoria Português - Clique para aumentar
Monitoria Inglês - Clique para aumentar
Monitoria CeLin - Clique para aumentar
Horário de atendimento aos discentes
Andréia Dias Ianuskiewtz
3a feira, das 13h30 às 15h30
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Gabinete A 302
Cláudia Dias de Barros
4a feira, das 12h00 às 13h00
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Gabinete (A319)
Giovana Siqueira Príncipe
6a feira, das 13h00 às 13h45 e das 15h45 às 16h30
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Gabinete A307
Jacob dos Santos Biziak
2a feira, das 12h00 às 13h00
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Gabinete A307
Andrea dos Santos Lopes
6afeira, das 11h00 às 13h00
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Gabinete A322
Jacqueline Jorente
6a feira, das 12h00 às 13h00
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Gabinete A312
Lilian Pereira de Carvalho
3a feira, das 10h30 às 11h30
5a feira, das 12h00 às 13h00
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Gabinete A316
Maria Beatriz Gameiro Cordeiro
2ª feira, das 11h15 às 12h15
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Sala dos Coordenadores (A320)
Marina Caprio
4a feira, das 12h00 às 13h00
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Sala dos Coordenadores (A320)
Michele Cristine da Cruz Costa
2a e 6a feira, das 12h00 às 13h00
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Gabinete A307
Rozângela Nogueira de Moraes
2a feira, das 13h00 às 14h00
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Gabinete A312
Redes Sociais