Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Banquetaço marca a volta do CONSEA

  • Publicado: Sexta, 24 de Março de 2023, 17h05
  • Última atualização em Sexta, 24 de Março de 2023, 17h05
  • Acessos: 421

Recentemente, o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA) retomou as atividades no país e, como parte das comemorações, no último dia 27 de fevereiro, em conjunto a movimentos populares, foram realizados "banquetaços" em ao menos 10 estados do país, eventos nos quais foram distribuídas refeições preparadas com produtos da agricultura familiar e agroecológica para a população em locais estratégicos de grande circulação. 

Em Sertãozinho, o banquetaço ocorreu em frente ao câmpus do IFSP, na data anteriormente citada e, durante o evento, foi protocolada também a solicitação da volta do CONSEA Municipal, por meio do abaixo assinado produzido pelos participantes do evento que foi organizado pela equipe liderada pelo Edson Francisco Cortegoso, pleito que contou com apoio dos voluntários Simone Domicinimo, Regina e professor Ricardo Camaleão; da professora Michelle Saltarelli; da cooperativa Casa de Todos, do Cleio Domenici, de Alcy Santos, João Vitor; de Leila Heck e da equipe do Museu da Cana de Sertãozinho; do Projeto de Capoeira Gringo Aragão; do Prefeito Wilson Pires e do Vereador  William Domingos da cidade de Sertãozinho.

O evento ainda obteve doações do Viveiro Municipal Senhor Capeloto e do Hortifruti Feltrin; do Diretor da Secretaria do Meio Ambiente e Agricultura, Sr. Márcio Rogério Sanches; e do grupo Expresso Riso. A cozinha do evento foi liderada pela chef Lidiane Gomes, a qual contou com o apoio do nutricionista Lucas Sanches. 

Cabe destacar que o Banquetaço é um coletivo de ação direta, formado pela sociedade civil organizada, para fortalecer a defesa do direito humano à alimentação adequada e saudável. Por meio de banquetes públicos e intervenções, visa sensibilizar a sociedade sobre a importância da comida – no campo, na cidade, nas florestas e nas águas – promovendo debates e agendas que envolvem os diversos atores dessa ampla cadeia: quem planta e colhe cuidando do meio ambiente e produzindo comida, quem cozinha, quem pesquisa e todos os que agem social, econômica e politicamente nessa relação com os alimentos.

O CONSEA é um órgão de caráter consultivo e de assessoramento ao Governo do Estado, vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento. É a instância de articulação entre o governo e a sociedade civil nas questões relacionadas à Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável - SAN.

Tem como objetivo geral propor diretrizes gerais da Política Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável, quais sejam, a defesa, a promoção e a garantia do direito humano à alimentação adequada e saudável para cada habitante do Estado de São Paulo, independentemente de sua idade e condição social.

Confira as fotos:

WhatsApp Image 2023-03-21 at 15.24.15.jpeg

Confira também: https://srt.ifsp.edu.br/component/content/article?id=865

registrado em:
Fim do conteúdo da página