Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Estudantes do IFSP Campus Sertãozinho participam da Jornada Nacional de Foguetes

  • Publicado: Quarta, 08 de Janeiro de 2025, 17h02
  • Última atualização em Quarta, 08 de Janeiro de 2025, 17h03
  • Acessos: 208

Os estudantes Davi de Souza, José Ardenghi, Vinícius Sá (do curso Técnico em Química Integrado ao Ensino Médio), Liriel Ferreira, Lucas Matos e Pedro Bondezan (do curso Técnico em Automação Integrado ao Ensino Médio) representaram o IFSP Campus Sertãozinho na 64ª Jornada Nacional de Foguetes, realizada agora em dezembro, na modalidade de propelente sólido (nível 5). Esta foi a primeira vez que o campus competiu nessa categoria, já que anteriormente participava da modalidade de propulsão com vinagre e bicarbonato de sódio.

A competição consiste em construir e lançar, obliquamente, foguetes, a partir de uma base de lançamento, o mais distante possível. Na modalidade de propelente sólido, os foguetes são desenvolvidos pelos estudantes a partir de materiais leves, como canos de PVC, garrafas PET, papel ou impressão 3D, utilizando como combustível uma mistura específica de glaçúcar (açúcar de confeiteiro) e fertilizante à base de Nitrato de Potássio (NPK: 12–00–45), conforme as orientações da organização. O desafio inclui o aperfeiçoamento da aerodinâmica, estabilidade, massa do foguete, além da otimização da base de lançamento e da eficiência da reação propulsora.

Realizada entre os dias 9 e 12 de dezembro em Barra do Piraí (RJ), a Jornada Nacional de Foguetes integra a Mostra Brasileira de Foguetes (MoBFog), promovida anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB), com apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A MoBFog visa incentivar o interesse dos jovens pela Astronáutica, Física, Química, Astronomia e Engenharia Aeroespacial.

Durante o evento, os estudantes participaram de palestras, oficinas de construção de foguetes e apresentaram seus projetos para a competição. Nos lançamentos, os alunos formaram duplas e alcançaram resultados expressivos, conquistando três troféus: Liriel Ferreira e José Ardenghi, com um lançamento de 255 metros; Davi de Souza e Lucas Matos, com 243 metros; e Pedro Bondezan e Vinícius Sá, com 225 metros.

A estudante Liriel Ferreira destacou o impacto do evento: "Foi uma grande oportunidade. Além das palestras e oficinas, o conhecimento adquirido nas conversas e trocas de experiências é o que realmente vale a pena e nos motiva a continuar." Para Lucas Matos, participar da Jornada de Foguetes foi "incrível", pois permitiu expandir horizontes e fortalecer sua paixão pela ciência.

O professor de Física Ailson Cunha, orientador dos estudantes, elogiou a participação do grupo: "Foi um excelente evento, com uma ótima estreia do campus nesta modalidade. A experiência trouxe muito aprendizado e abrirá novas oportunidades para os estudantes."

A participação dos alunos na 64ª Jornada Nacional de Foguetes reafirma o compromisso do IFSP Campus Sertãozinho com o desenvolvimento científico e a formação de jovens talentos na área de tecnologia aeroespacial e inovação.

 JF Turma13 818 editada

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página