Estudantes do IFSP Campus Sertãozinho batem recorde nacional e são campeões da Copa Sudeste de Foguetes.

• Publicado: Quarta, 08 de Maio de 2024, 08h16
  • Última atualização em Quarta, 08 de Maio de 2024, 08h30

A Equipe Aerospace, composta pelos estudantes Hendrus Santos de Souza, Hélio Vinícius Bizio Corrêa e Felipe Ramachoti Neves (todos do 3º ano do curso Técnico em Química Integrado ao Ensino Médio), foi a campeã da Copa Sudeste de Foguetes 2024, com seu lançamento que alcançou a incrível marca de 494,1 metros, superando o recorde nacional anterior de 488 metros.

A competição consiste em construir e lançar, obliquamente, foguetes, a partir de uma base de lançamento, o mais distante possível. O foguete é construído pelos estudantes a partir de duas garrafas PET (descartável ou retornável) e tem como combustível, para o nível 4, a mistura, em qualquer proporção, de vinagre e bicarbonato de sódio. Cabe aos estudantes projetar o foguete aperfeiçoando sua aerodinâmica, estabilidade, massa, bem como melhorar a base de lançamento e a eficiência da reação propulsora.

A competição foi realizada entre os dias 30/04 e 02/05 em Lavras – MG e contou com a participação de duas equipes do IFSP Campus Sertãozinho. A Equipe Sírius, formada pelos estudantes Pedro Bondezan, Gabriel Cardoso de Souza e Liriel Vitória Gomes Ferreira (todos do 3º ano do curso Técnico em Automação Industrial Integrado ao Ensino Médio), alcançou 258,9 metros e ficou com a 6ª colocação na competição.

O estudante Hendrus Santos comentou que se sente grato e recompensado pelo esforço após “passar por tantas adversidades”. Ele também expressou o desejo de inovar e contribuir para o setor: “e uma vontade maior ainda de reinventar e inovar, sentimos que ainda temos muito a contribuir ao setor aeroespacial”.

Para o professor de Física, Ailson Cunha, orientador das equipes, o resultado foi excepcional e reflete um longo trabalho: “foram 3 anos de muitos testes, esforço, trabalho e dedicação desses alunos. Muitas vezes chegando ao campus cedo e só saindo à noite. Fazendo testes em fins de semana, viajando. Muitas horas de estudo e montagem dos foguetes”.

Vídeo: Lancamento do recorde

Equipe Aerospace campea