Engenharia Elétrica
AEPS. Anuário Estatístico da Previdência Social. Ministério da Fazenda, Secretaria da previdência, Instituto Nacional do Seguro Social, Brasília, 2017. Disponível em: http://sa.previdencia.gov.br/site/2019/04/AEPS-2017-abril.pdf Acesso em: 20 abr. 2020.
AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA - ANEEL. Disponível em: https://www.aneel.gov.br Acesso em: 23 set. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. Orientações e ações para a educação das relações étnico-raciais. Campinas: Secad, 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/orientacoes_etnicoraciais.pdf Acesso em: 23 set. 2022.
BRASIL. Resolução CNE/CP 1/2004. Diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana. Brasília, 2004b. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/centrais-de-conteudo/acervo-linha-editorial/publicacoes-diversas/temas-interdisciplinares/diretrizes-curriculares-nacionais-para-a-educacao-das-relacoes-etnico-raciais-e-para-o-ensino-de-historia-e-cultura-afro-brasileira-e-africana Acesso em: 23 set. 2022.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP 3/2004. Diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana. Brasília, 2004a. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/centrais-de-conteudo/acervo-linha-editorial/publicacoes-diversas/temas-interdisciplinares/diretrizes-curriculares-nacionais-para-a-educacao-das-relacoes-etnico-raciais-e-para-o-ensino-de-historia-e-cultura-afro-brasileira-e-africana Acesso em: 23 set. 2022.
BRASIL. Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Regulamentação da Língua Brasileira de Sinais -Libras. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/L10436.htm Acesso em: 23 set. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Decreto Nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei Nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/decreto/d5626.htm Acesso em: 23 set. 2022.
BRASIL. Normas Regulamentadoras, Previdência Social; Portarias. Disponível em: http://www4.planalto.gov.br/legislacao Acesso em: 23 set. 2022.
BRASIL. Sistema de Prevenção e Combate a Incêndio. Disponível em: http://www.corpodebombeiros.sp.gov.br/ Acesso em: 23 set. 2022.
CADERNO BRASILEIRO DE ENSINO E FÍSICA. Florianópolis, SC: Universidade Federal de Santa Catarina, 1984-. ISSN 2175-7941 versão online. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/index Acesso em: 23 set. 2022.
CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO ESTADO DE SÃO PAULO. Disponível em: https://creasp.org.br
ELETRICIDADE MODERNA. São Paulo: Aranda, 1972-. ISSN: 0100-2104. Disponível em: http://www.arandanet.com.br/revista/em
EMPRESA DE PESQUISA ENERGÉTICA - EPE Disponível em: https://www.epe.gov.br
FELIPE, Tanya A. Libras em contexto: curso básico: livro do estudante. 8. ed. Campinas: Walprint, 2007. 187 p. ISBN 8599091018. Disponível em: http://www.librasgerais.com.br/materiais-inclusivos/downloads/libras-contexto-estudante.pdf Acesso em: 23 set. 2022.
IEEE CONSUMER ELETRONICS MAGAZINE. USA: IEE. Disponível em: https://ieeexplore.ieee.org/xpl/RecentIssue.jsp?punumber=5962380 Acesso em: 26 set. 2022.
IEEE CONTROL ENGINEERING PRACTICE. USA: IEEE. 1945 - . Disponível em: https://state-space.ieeecss.org/d/526-control-engineering-practice-volume-113-august-2021 Acesso em: 23 set. 2022.
IEEE INDUSTRY APPLICATIONS. USA: IEEE, 1963 – . Disponível em: https://ias.ieee.org/publications/ieee-industry-applications-magazine.html Acesso em: 26 set. 2022.
IEEE INTELLIGENT SYSTEMS. MAGAZINES. USA: IEEE, 2001 – . Disponível em: https://www.computer.org/csdl/magazine/ex Acesso em: 23 set. 2022.
IEEE TRANSACTIONS ON CONTROL SYSTEMS TECHNOLOGY. USA: IEEE. 1963 - . Disponível em: http://ieeecss.org/publication/transactions-control-systems-technology Acesso em: 23 set. 2022.
IEEE TRANSACTIONS ON IMAGE PROCESSING. USA: IEEE, 1963 - . Disponível em: https://ieeexplore.ieee.org/xpl/RecentIssue.jsp?punumber=83 Acesso em: 26 set. 2022.
IEEE TRANSACTIONS ON INDUSTRIAL ELECTRONICS. Magazines. USA: IEEE, 1982 – . Disponível em: https://www.ieee-ies.org/pubs/transactions-on-industrial-electronics Acesso em: 23 set. 2022.
IEEE TRANSACTIONS ON POWER DELIVERY. USA: IEEE, 1981 – . Disponível em: https://ieeexplore.ieee.org/xpl/RecentIssue.jsp?punumber=61 Acesso em: 26 set. 2022.
IEEE TRANSACTIONS ON POWER SYSTEMS. Magazines. USA: IEEE, 1964 – . Disponível em: https://www.ieee-pes.org/ieee-transactions-on-power-systems Acesso em: 23 set. 2022.
IEEE TRANSACTIONS ON SMART GRID. USA: IEEE, 1991 – . Disponível em: https://ieeexplore.ieee.org/xpl/RecentIssue.jsp?punumber=5165411 Acesso em: 26 set. 2022.
IET GENERATION, TRANSMISSION & DISTRIBUTION. USA IET, 1994 – . Disponível em: https://digital-library.theiet.org/content/journals/iet-gtd Acesso em: 26 set. 2022.
INTERNATIONAL JOURNAL OF ENERGY AND POWER ENGINEERING. USA: IJEP. ISSN Online:2326-960X. Disponível em: http://www.sciencepublishinggroup.com/j/ijepe Acesso em: 23 set. 2022.
O SETOR ELÉTRICO. São Paulo: Atitude Editorial, 2006-. ISSN: 1983-0912. Disponível em: https://www.osetoreletrico.com.br/
OPERADOR NACIONAL DO SISTEMA – ONS. Disponível em: https://www.ons.com.br
QUELHAS, O.L. G.; LIMA G. B. A. Sistema de gestão de segurança e saúde ocupacional: fator crítico de sucesso à implantação dos princípios do desenvolvimento sustentável nas organizações brasileiras. INTERFACEHS – Revista de Gestão Integrada em Saúde do Trabalho e Meio Ambiente, v.1, n.2, art. 2, dez. 2006. São Paulo: SENAI. 2006. ISSN 1980-0894. Disponível em: http://www3.sp.senac.br/hotsites/blogs/InterfacEHS/wp-content/uploads/2013/07/2006-v2-art2-portugues.pdf Acesso em: 23 set. 2022.
RENEWABLE ENERGIES & POWER QUALITY JOURNAL (RE&PQJ). Spain: European Association for the Development of Renewable Energies, Environment and Power Quality (EA4EPQ), 2003 - . ISSN: 2172-038X. Disponível em: https://www.icrepq.com/RE&PQJ-8.htm Acesso em: 23 set. 2022.
REVISTA DE CIÊNCIAS SOCIAIS –POLÍTICA E TRABALHO. ISSN: 1517-5901. Programa de Pós Graduação em Sociologia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Disponível em: http://www.periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/politicaetrabalho/index Acesso em: 28 abr. 2020.
REVISTA DIREITOS, TRABALHO E POLÍTICA SOCIAL. ISSN: 2447-0023. Articulada ao Programa de Pós Graduação em Política Social e ao Programa de Pós Graduação de Direito da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT). Periódico semestral. Disponível em : http://revista91.hospedagemdesites.ws/index.php/rdtps/index Acesso em: 23 set. 2022
REVISTA DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE AUTOMÁTICA. Campinas: Sociedade Brasileira de Automática. 1987 - . ISSN 0103-1759 versão impressa. Disponível em: https://www.sba.org.br/revista/ Acesso em: 23 set. 2022.
RIBEIRO, E. L. PESSOA, M. B. Os Efeitos da Radiação Eletromagnética na Vida do Ser Humano: uma Análise do Paradigma Ambiental. REVISTA TECNOLOGIA E SOCIEDADE, v. 3 n. 5, p. 15 –31, 2007. Disponível em: Acesso em: 23 set. 2022.
RODRIGUES, A. C. Impactos socioambientais dos resíduos de equipamentos elétricos e eletrônicos: estudo da cadeia pós consumo no Brasil. Dissertação (mestrado). Universidade Metodista de Piracicaba. Faculdade de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. Piracicaba, 2007. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=134131 Acesso em: 23 set. 2022.
ROMERO, G.Power Quality: Harmonics Analysis and Real Measurements Data. London: Intechopen, 2011. Disponível em: https://www.intechopen.com/books/172 Acesso em: 23 set. 2022.
SABER ELETRÔNICA ESPECIAL.São Paulo: Saber, Irregular. ISSN 1518-5990. Disponível em: Acesso em: 23 set. 2022.
SANTOS, R.J. Álgebra linear e aplicações. Belo Horizonte: UFMG, 2010. 506 p. ISBN 8574700177. Disponível em: https://www.ime.unicamp.br/~deleo/MA327/ld2.pdf Acesso em: 23 set. 2022.
VAMOS cuidar do Brasil: conceitos e práticas em educação ambiental na escola. Brasília, DF: MEC, 2007. 243 p. ISBN 9788560731015. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/publicacao3.pdf Acesso em: 23 set. 2022.
ZOBAA, A. F. Power Quality: Monitoring, Analysis and Enhancement. London: Intechopen, 2011. Disponível em: https://www.intechopen.com/books/918 Acesso em: 23 set. 2022.
...
Licenciatura em Letras
ALFA REVISTA DE LINGUÍSTICA. São José do Rio Preto: Unesp, 2011– ISSN 1981-5794. Versão online. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1981-5794&lng=en&nrm=iso
ANGELUCCI, Carla Biancha et al. O estado da arte da pesquisa sobre o fracasso escolar (1991- 2002): um estudo introdutório. Educação e Pesquisa [online]. 2004, v. 30, n. 1, pp. 51-72. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1517-97022004000100004
BRANDAO, Silvia Figueiredo; VIEIRA, Silvia Rodrigues. Concordância nominal e verbal: contribuições para o debate sobre o estatuto da variação em três variedades urbanas do português. Alfa, rev. linguíst. São José Rio Preto, v. 56, n. 3, p. 1035-1064, 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/alfa/a/cvHPsvygzPkP3qgy5sTs7PS/?lang=pt
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. E-book. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil – 1988, de 05 de outubro de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm
BRASIL. Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei nº 10.436, de 24 de de 19 de dezembro de 2000. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/decreto/d5626.htm
BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). 2. ed., atual. Brasília, DF: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2018. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm
BRASIL. Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Regulamentação da Língua Brasileira de Sinais Libras. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/L10436.htm
BRASIL. Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm
BRASIL. Ministério da Educação. Orientações e ações para educação das relações étnico raciais. Brasília: MEC/SECAD, 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/orientacoes_etnicoraciais.pdf
BRASIL. Ministério da Educação. Resolução n° 7, de 18 de dezembro de 2018. Estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei nº 13.005/2014, que aprova o Plano Nacional de educação – PNE 2014-2024 e dá outras providências. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=104251-rces007-18&category_slug=dezembro-2018-pdf&Itemid=30192.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. Orientações e Ações para a Educação das Relações Étnico-Raciais. Brasília: SECAD, 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/orientacoes_etnicoraciais.pdf
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1998. E-book. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/introducao.pdf
BRITISH COUNCIL. Shakespeare lives. Manchester: Activity Booklet, 2016. E-book. Disponível em: https://www.britishcouncil.org.br/sites/default/files/sk_english_low.pdf
BUZATO, M. E. K. O letramento eletrônico e o uso do computador no ensino de língua estrangeira: contribuições para a formação de professores. 2001. 188 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada). Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2001. Disponível em: https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/206006
CADERNOS DE TRADUÇÃO. Universidade Federal de Santa Catarina - versão impressa ISSN 1414-526X, versão On-line ISSN 2175-7968. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/traducao/index
CAMBRIDGE UNIVERSITY PRESS. Cambridge Dictionary Online: make your words meaningful. Disponível em: http://dictionary.cambridge.org/.
CANDAU, Vera Maria Ferrão; SACAVINO, Suzana Beatriz. Educação em direitos humanos e formação de educadores. Porto Alegre: Revista Educação, impresso. v. 36, n. 1, p. 59-66, jan./abr. 2013. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/download/12319/8741
CIAVATTA, Maria. Teoria e Educação nos Limites do Capital. Educação & Realidade [online]. 2021, v. 46, n. 3. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2175-6236117659
DELTA: Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada. São Paulo: PUC, 1997- . ISSN 1678-460X versão online. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=0102-4450&lng=en&nrm=iso
FERREIRA, Manuel. Literaturas africanas de expressão portuguesa I. Lisboa: Instituto de Cultura portuguesa (Biblioteca Breve), 1977. v. 6. Disponível em: http://cvc.institutocamoes.pt/conhecer/biblioteca-digital-camoes/explorar-por-autor.html?aut=72
FERREIRA, Manuel. Literaturas africanas de expressão portuguesa II. Lisboa: Instituto de Cultura portuguesa (Biblioteca Breve), 1977. v. 7. Disponível em: http://cvc.institutocamoes.pt/conhecer/biblioteca-digital-camoes/explorar-por-autor.html?aut=72
FIAD, Raquel Salek. A escrita na universidade. In: Revista da ABRALIN, v. 10, n. 4, p.357-369, 2ª parte, 2011. Disponível em: https://revista.abralin.org/index.php/abralin/article/view/1116
FIORIN, José L. Língua e História em Saussure. In: Matraga: Estudos Linguísticos e Literários. v. 21, n 34. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/matraga/article/view/17506/12897
ITINERÁRIOS. Araraquara: UNESP, 1990- . ISSN: 0103-815x. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/itinerarios
KLEIMAN, Angela B. É preciso ensinar o letramento? Não basta ensinar a ler e escrever? Campinas: Cefiel-Unicamp. Linguagem e letramento em foco. CEFIEL/MEC, 2005. Disponível em: http://www.iel.unicamp.br/cefiel/alfaletras/biblioteca_professor/arquivos/5710.pdf
KOCH, Ingedore Villaça. Contribuições da linguística textual para o ensino de língua portuguesa na escola média: a análise de textos. Revista do GELNE, v. 1, n. 1, p. 16-20, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/9280
LINGUAGEM & ENSINO: Revista do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UFPEL. Pelotas: 2016. ISSN 1983-2400 versão on-line. Trimestral. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/rle.
LUCHHESI, Dante; BAXTER, Alan; RIBEIRO, Ilza. (org.). O português afro-brasileiro. Salvador: EDUFBA, 2009. E-book. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ufba/209/4/O%20Portugues%20Afro-Brasileiro.pdf.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. DIONISIO, Angela Paiva. Fala e escrita. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. Disponível em: http://wwwserdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/29.pdf.
MARTINS, Lígia Márcia e EIDT, Nádia Mara. Trabalho e atividade: categorias de análise na psicologia histórico-cultural do desenvolvimento. Psicologia em Estudo. 2010, v. 15, n. 4, pp. 675-683. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pe/a/P4BLV9bV3zzMmqJ7bDkjcCc/?format=pdf&lang=pt
MARTINS, Lígia Márcia e LAVOURA, Tiago Nicola. Materialismo histórico-dialético: contributos para a investigação em educação. Educar em Revista [online]. 2018, v. 34, n. 71, pp. 223-239. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0104-4060.59428
MATRAGA. Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ. Rio de Janeiro: UERJ, 2008. ISSN: 2446-6905 versão online. Disponível em: https://www.epublicacoes.uerj.br/index.php/matraga
PATTO, Maria Helena Souza. Fracasso escolar como objeto de estudo: anotações sobre as características de um discurso. Cadernos de Pesquisa, n. 65, p. 72-7, 1988. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1198/1204
RAMOS, Marise Nogueira. É possível uma pedagogia das competências contra-hegemônica?: relações entre pedagogia das competências, construtivismo e neopragmatismo. Trabalho, Educação e Saúde [online]. 2003, v. 1, n. 1, pp. 93-114. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1981-77462003000100008
REMATE DE MALES. Campinas: UNICAMP, 1980- ISSN 2316-5758 versão online. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/remate/about
REVISTA BRASILEIRA DE LINGUÍSTICA APLICADA. Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, 2001. ISSN 1984-6398 versão online. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1984-6398&lng=en&nrm=iso
REVISTA COMPARTILHAR: revista de extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. São Paulo: IFSP, 2017-. Anual. ISSN 25263900. Disponível em: https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/compartilhar
REVISTA DO GEL. Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo. São Carlos: UFSCar, 2002-. ISSN 1984-591X versão online. Disponível em: https://revistadogel.emnuvens.com.br/rg/index
REVISTA HORIZONTES DE LINGUÍSTICA APLICADA. Programa de Pós-graduação de Linguística Aplicada. Brasília: UnB. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla
RIZZI, Ester; GONZALEZ, Marina; XIMENEZ, Salomão. Direito Humano à Educação. 2ªed. São Paulo: Dhesca Brasil, 2011. Disponível em: https://www.plataformadh.org.br/acervo/cartilhadireito-a-educacao/
RODRIGUES, Bianca Costa; ROCHA, Marinalva Pires dos Santos; GONÇALVES, Rejane Maria. Um olhar sobre a prática avaliativa de língua inglesa. Via Litterae. Anápolis, v.3, n.1, p.5-21, 2011. Disponível em: https://www.revista.ueg.br/index.php/vialitterae/article/view/5337
SANTOS, M. B. Sociolinguística, teoria social e padronização linguística. Revista de Estudos da Linguagem. 2018, v. 26, n. 2, p.687-718. Disponível em: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/relin/article/view/12356/pdf
SEVERINO, Antônio Joaquim. A busca do sentido da formação humana: tarefa da Filosofia da Educação. Educação e Pesquisa [online]. 2006, v. 32, n. 3, pp. 619-634. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1517-97022006000300013
SEVERINO, Antônio Joaquim. A contribuição da Filosofia para a Educação. Em Aberto. Brasília, ano 9, n. 45, p. 19-25, jan./mar. 1990. Disponível em: http://emaberto.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/2085
SEVERINO, Antônio Joaquim. Integrar cultura e humanismo: desafio pedagógico da Filosofia no Ensino Superior. Educar em Revista [online]. 2012, n. 46, pp. 21-35. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-40602012000400003
SILVA, Glória Maria Marinho; QUINTELLA, Cristina M. Metodologia da Pesquisa Científico-Tecnológica e Inovação. Salvador: IFBA, 2021. 326 p. – (PROFNIT, Metodologia da pesquisa científico tecnológica e inovação; V.1). Disponível em: https://profnit.org.br/wpcontent/uploads/2021/09/PROFNIT-Serie-Metodologia-da-Pesquisa-V-1-Final.pdf.
SILVA, Thaïs Cristófaro, ALMEIDA, Leonardo da Silva; MARRA, Amarildo. Fonologia, acentuação gráfica e ensino. Veredas - Revista de Estudos Linguísticos. v 23, n3. 2020. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/veredas/article/view/31853
SOARES, Magda Becker. As muitas facetas da alfabetização. Cadernos de pesquisa, n. 52, n. 1, p. 19-2: 1985. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1358/1359
THE ESPECIALIST. Disponível em: http://revistas.pucsp.br/index.php/esp/index
TRABALHOS EM LINGUÍSTICA APLICADA. Campinas, SP: Instituto de Estudos da Linguagem da UNICAMP, 1983- . ISSN 2175-764X versão online. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=0103-1813&lng=en&nrm=iso
...
Programa de Formação Docente
BRASIL. Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras, e o art. 18 da Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Diário Oficial da União, Brasília, 23 de dezembro de 2005. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/decreto/d5626.htm. Acesso em: 14 jun. 2023.
BRASIL. Lei Maria da Penha. Lei n° 11.340, de 7 de agosto de 2006. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2006/lei/l11340.htm. Acesso em: 13 jun. 2023.
GENTILI, Pablo (Org.). Que há de novo nas novas formas de exclusão educativa? Neoliberalismo, trabalho e educação. Educação & Realidade, v.20, n.1, p.191-202, 1995. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/71754. Acesso em: 13 jun. 2023.
GIOVINAZZO, C. A. A formação profissional nos cursos de licenciatura e o exercício do magistério na educação básica: intenções, realizações e ambiguidades. Educar em Revista, (spe.1), 51–68, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0104-4060.49147. Acesso em: 14 jun. 2023.
GOMES, N. L. Diversidade étnico-racial, inclusão e equidade na educação brasileira: desafios, políticas e práticas. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, 27(1). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/rbpae/article/view/19971 . Acesso em: 14 jun. 2023.
LACERDA, C. B. F. DE. (2006). A inclusão escolar de alunos surdos: o que dizem alunos, professores e intérpretes sobre esta experiência. Cadernos CEDES, 26(69), 163–184, 2006. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0101-32622006000200004. Acesso em: 14 jun. 2023.
LODI, Ana Claudia Balieiro. Plurilinguísmo e surdez: uma leitura bakhtiniana da história da educação dos surdos. Educação e Pesquisa. São Paulo, v.31, n o 3, p.409-424, set./dez. 2005. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ep/v31n3/a06v31n3.pdf. Acesso em: 14 jun. 2023.
MACEDO, E. Currículo e conhecimento: aproximações entre educação e ensino. Cadernos de Pesquisa, 42(147), 716–737, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0100-15742012000300004. Acesso em 14 jun. 2023.
SANTOS MARQUES, I. B. A.; KLEIMAN, A. C. B. R. Educação Profissional para além da Formação Técnica e Tecnológica. Revista EJA em Debate, v. 6, p. 10, 2017. Disponível em: https://periodicos.ifsc.edu.br/index.php/EJA/article/view/2294. Acesso em 15 jun. 2023
SASSAKI, Romeu Kazumi. Inclusão: o paradigma do século 21. Revista Inclusão, Brasília, nº 1, p. 19-23. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/revistainclusao1.pdf. Acesso em: 14 jun. 2023.
SAVIANI, Dermeval. Democracia, educação e emancipação humana: desafios do atual momento brasileiro. Psicol. Esc. Educ., Maringá, v. 21, n. 3, p. 653-662, dez. 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pee/a/Q7rcHqS3xNZKzV9MykSG79q/?lang=pt. Acesso em: 13 jun. 2023.
WARTHA, E. J; LEMOS, M. M. Abordagens investigativas no ensino de Química: limites e possibilidades. Amazônia, Revista de Educação em Ciências e Matemática. v.12 (24) Jan-Jul. 2016. p.05-13. Disponível em: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/3172. Acesso em 15 jun. 2023
XIMENES, S. B.; ADRIÃO, T. (2018). APRESENTAÇÃO DOSSIÊ 30 ANOS DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL: DEMOCRACIA E DIREITO À EDUCAÇÃO. Educação & Sociedade, 39(145), p. 817–822. Disponível em: https://doi.org/10.1590/ES0101-73302018216503. Acesso em: 13 jun. 2023
...
Redes Sociais