Ir direto para menu de acessibilidade.

Programa Especial de Formação de Docentes para a Educação Básica

Publicado: Segunda, 20 de Novembro de 2017, 22h25 | Última atualização em Segunda, 27 de Novembro de 2017, 10h22 | Acessos: 757

Sobre

O Programa Especial de Formação de Docentes para a Educação Básica do IFSP pretende formar professores que sejam capazes de reconhecer a realidade identificada no Projeto Político Pedagógico da Instituição onde atua / irá atuar, enfrentando suas contradições e opinando, refletindo e questionando sobre esses contextos sociais numa perspectiva de (re)elaboração, criação e crítica contribuindo, dessa forma, para a formação do cidadão consciente, capaz de intervir conscientemente no mundo do trabalho e se envolver com a transformação do mundo que vive.

Área de Atuação

O  egresso  do Programa  Especial de  Formação de  Docentes  para  a  Educação Básica estará habilitado a trabalhar como professor e terá competências para planejar, organizar  e  desenvolver  atividades  e materiais relativos  ao  ensino  da  área  na  qual possui graduação. Será  apto  a  elaborar,  analisar  e  revisar  materiais  didáticos,  como  livros,  textos, vídeos, programas computacionais, ambientes virtuais de aprendizagem. Sua principal atribuição  é  a  docência  na  Educação  Básica,  que  requer  sólidos conhecimentos  sobre  estrutura  e  funcionamento  da  educação  escolar,  sobre  seu desenvolvimento  histórico  e  suas  relações  com  diversas  áreas,  e  sobre  estratégias para transposição do conhecimento científico e acadêmico em saber escolar.O  Licenciado  realiza  pesquisas  em  educação  básica e  ensino  profissional  e tecnológico, coordena e supervisiona equipes de trabalho.Em sua atuação, prima pelo desenvolvimento do educando, sua formação ética, a construção de sua autonomia intelectual e de seu pensamento crítico.

Duração do curso

1,5 ano

aulas às sextas-feiras (manhã e tarde)

Coordenador: Prof. Me. Altamiro Xavier de Souza