Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Aluno do IFSP assume direção de ônibus escolar e salva colegas

  • Publicado: Sexta, 31 de Março de 2023, 17h20
  • Última atualização em Segunda, 03 de Abril de 2023, 16h52
  • Acessos: 849

O veículo ficou desgovernado após o motorista sofrer um mal súbito enquanto dirigia

Kaio Eduardo Ferreira, 17 anos, aluno do 3º ano do curso Técnico em Automação Industrial do Câmpus Sertãozinho do IFSP, virou notícia em diversos meios de comunicação nos últimos dias. Na quarta-feira, enquanto ele e outros 34 estudantes se deslocavam de Pontal (onde residem) a Sertãozinho, o motorista desmaiou como resultado de uma parada cardíaca. Mesmo sem saber dirigir, o estudante assumiu a direção e conseguiu parar o ônibus. Nenhum aluno se feriu. O motorista faleceu no local.

Nesta segunda-feira, 3 de abril, o estudante foi homenagedo pelo IFSP, quando recebeu das mãos do reitor Silmário Batista dos Santos, e do diretor-geral do Câmpus Sertãozinho, Paulo Sergio Calefi, uma menção honrosa "em reconhecimento ao seu ato heroico, pela atitude emergencial e extraordinária ao assumir a direção de um ônibus escolar em movimento na Rodovia Armando de Sales Oliveira, em 29 de março de 2023, e salvar a vida de colegas durante o percurso para o Câmpus Sertãozinho, contribuindo, assim, para que todos saíssem ilesos".

menção honrosa 1.jpg

Kaio é aplaudido pelos colegas do IFSP

Apesar de tudo ter acontecido muito rapidamente, os momentos de extrema tensão não impediram Kaio de agir com precisão e heroísmo. “Estava sentado na parte da frente do ônibus e vi o motorista soltando o volante e sua cabeça caindo para o lado. Meu primeiro impulso foi ir até o volante e jogar o ônibus para o acostamento, porque o ônibus estava tombando para a esquerda, o lado oposto, onde havia outra pista e uma barreira de concreto. Imaginei que se batesse nessa barreira, o ônibus poderia invadir a outra pista, capotar, enfim, algo bem pior aconteceria. Então, só peguei o volante e joguei para o acostamento. O ônibus passou por cima de uma defensa baixa, o pneu furou, atingiu uma placa, o que foi bom para ajudar a frear o ônibus, e chegou à grama, perto do distrito industrial, onde o ônibus parou”, relata. 

Nesse momento, Kaio ouviu os gritos assustados dos colegas, enquanto o motorista continuava desacordado. A porta, conta o aluno, estava emperrada por conta da colisão, então os colegas Enzo Jacomini e Evelin Aguiar acionaram a saída de emergência, liberando-a, através da janela, para os demais estudantes — dos cursos Técnicos em Química e em Mecânica integrados ao ensino médio.

menção honrosa 2.jpeg

Da esquerda para a direita: Calefi, Kaio, Enzo, Evelin e Silmário

 

Em seguida, de acordo com Kaio, os estudantes ligaram para o Câmpus Sertãozinho do IFSP e relataram o ocorrido. “Prontamente as servidoras Adriana e Luciana, do setor Sociopedagógico, e o coordenador do curso vieram nos encontrar. Ficamos emocionados com o socorro e o acolhimento deles, que nos acalmaram e nos levaram para um lugar mais calmo, conversaram conosco e se colocaram à disposição para nos acompanhar após esse trauma”, conta. “Temos um contato muito próximo com os servidores da Coordenadoria Sociopedagógica, são nossos amigos mesmo. Certamente vão nos dar um suporte grande nesses próximos dias”, completou. 

Como não poderia deixar de ser, Kaio tem recebido muitas mensagens desde o episódio: “Fico muito feliz com as mensagens. Na hora, eu simplesmente fiz o que deveria ser feito, só depois fui entender o valor da ação pra todos nós dentro do ônibus. Infelizmente, o motorista faleceu, mas meus colegas estão todos bem e já estamos voltando às atividades normais", finaliza.

Motorista

Nenhum dos alunos teve ferimentos. O motorista faleceu no local após sofrer o mal súbito. Os alunos se mostraram consternados com a perda. Segundo Kaio, ele era um parceiro dos alunos e fazia o trajeto diariamente há oito meses. 

menção honrosa 4.jpg

Imagem: G1 EPTV

O veículo que faz o transporte dos alunos da cidade de Pontal até o Câmpus Sertãozinho do IFSP é subsidiado pela Prefeitura de Pontal. O motorista Claudemir de Araújo era funcionário terceirizado da administração municipal. 

O IFSP lamenta a morte e presta condolências e solidariedade aos familiares e amigos.

Na quinta-feira, dia seguinte ao acidente, a Prefeitura de Pontal já havia disponibilizado outro veículo e motorista para o transporte dos estudantes até o IFSP. 

Repercussão

O ato heroico de Kaio Eduardo Ferreira está ganhando repercussão na imprensa. Acompanhe abaixo:

Estudante assume direção de ônibus escolar lotado após motorista sofrer mal súbito em Sertãozinho, SP – G1

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página