Licenciatura em Química do IFSP Câmpus Sertãozinho obteve nota máxima no ENADE

• Publicado: Quarta, 26 de Dezembro de 2018, 20h08
  • Última atualização em Quarta, 26 de Dezembro de 2018, 20h08

Licenciatura em Química do IFSP Câmpus Sertãozinho obteve nota máxima no ENADE

O Curso de Licenciatura em Química do IFSP Câmpus Sertãozinho obteve nota máxima (conceito 5) no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), o qual avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas em sua formação1.

Observando-se os dados da Tabela 1, nota-se que, dos 263 cursos de Licenciatura em Química participantes, 16 (6,1%) receberam conceito 5, e o curso de Licenciatura em Química do IFSP Câmpus Sertãozinho é 1 destes 16 cursos, o que evidencia que o IFSP cumpre com seu princípio de ofertar cursos gratuitos de elevada qualidade.

Tabela 1 – Distribuição absoluta e percentual na coluna de Cursos Participantes por grande Região, segundo o conceito Enade – Enade/2017 – Química (Licenciatura).

tabela.png

O curso superior de Licenciatura em Química tem como objetivo principal formar professores para atuarem nas séries finais do Ensino Fundamental e em todo o Ensino Médio. Este profissional também poderá atuar no Ensino Superior, desde que dê continuidade à sua formação acadêmica, através dos programas de Pós-Graduação. O licenciado em Química terá uma formação acadêmica generalista, porém sólida e abrangente no conteúdo das diversas áreas da Química, além de ter domínio dos métodos e técnicas pedagógicas que permitem a mediação da aprendizagem nos diferentes níveis de ensino. Estará apto para abordar os conteúdos de ensino de modo contextualizado, estabelecendo um diálogo permanente com as outras áreas do conhecimento, buscando a interdisciplinaridade2.

Além da docência na área de Química, o licenciado também será capaz de elaborar e conduzir atividades de divulgação científica e exercer demais atividades da área Química (pesquisa, extensão, laboratório e indústria) que sejam compatíveis com as suas habilidades, competências e atribuições. O curso de Licenciatura em Química tem duração de 4 anos (8 semestres), sendo oferecido no período matutino. São ofertadas, anualmente, 40 vagas, e o ingresso se dará por meio do SISU. Como pré-requisito, os candidatos às vagas deverão ter concluído o Ensino Médio ou equivalente2.

Portanto, conforme mencionado acima, no município de Sertãozinho há um curso superior de Licenciatura em Química, gratuito e cuja excelência e qualidade são atestadas pelo Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), contribuindo assim, para o desenvolvimento e formação de profissionais para a região.

Enade2017 Quimica.jpg

Para maiores informações: