Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Projeto - Aves do Campus Sertãozinho

  • Publicado: Quinta, 13 de Dezembro de 2018, 18h53
  • Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 15h31
  • Acessos: 3700

Projeto AvesSertaozinho

No andar vagaroso e silencioso pelas áreas não edificadas do campus duas vezes por semana, de fevereiro a dezembro de 2018, foram registradas mais espécies de aves do que imaginamos que seriam encontradas… mais de sessenta!

         Normalmente elas não são muito visíveis na correria e falta de atenção do cotidiano e foram percebidas no meio da folhagem pelo som de seus piados ou de suas batidas ritmadas em troncos e galhos ou mesmo pela percepção de movimentos.

         É fascinante acompanhar o ritmo da vida ao longo do ano, as florações e frutificações sequenciais e as aves visitantes de cada uma, bem como as aves residentes, vistas diariamente (ou quase) no campus por quem se propõe a estar presente e atento.

         Quem diria que seriam registradas cinco espécies de pica-paus? Quatro espécies de beija-flores? Sete espécies de aves de rapina? E tantos passarinhos coloridos e tão bons cantores!

         Espero que você se inspire e reserve algum momento na sua semana para observar seu entorno. A avifauna urbana é mais diversificada e interessante do que imaginamos.

         Caso tenha perguntas sobre esse trabalho, comentários, sugestões, críticas ou queira ajuda para realizar algo semelhante no entorno da sua residência, escola ou trabalho, entre em contato!

Estela de Sousa Rossetto – Professora de Biologia do IFSP-Sertãozinho. O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

           

Clique aqui para o download Jogo da Memória - Aves do Campus I - Pica-paus, periquitos e outros

Clique aqui para o download Jogo da Memória - Aves do Campus II - Pica-paus, periquitos e outros

Clique aqui para o download do Calendário 2019

Em breve, link para download da cartilha

registrado em:
Fim do conteúdo da página