Campus Sertãozinho realiza Etapa Escolar da Mostra Brasileira de Foguetes 2024

• Publicado: Segunda, 20 de Maio de 2024, 12h57
  • Última atualização em Segunda, 20 de Maio de 2024, 13h10

A Mostra Brasileira de Foguetes, MoBFog, é uma olimpíada experimental que consiste em construir e lançar, obliquamente, foguetes a partir de uma base de lançamento, com o objetivo de alcançar a maior distância possível. Realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) e com apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a MoBFog visa fomentar o interesse dos jovens pela Astronáutica, Física, Astronomia e Foguetes.

Os foguetes são construídos pelos alunos a partir de duas ou mais garrafas PET de qualquer volume, presas a uma base de lançamento fixada no chão. Como combustível, utiliza-se apenas a mistura, em qualquer proporção, de vinagre (com concentração de 4% de ácido acético) e bicarbonato de sódio (puro ou contido no fermento em pó).

Os lançamentos dos foguetes ocorreram na quarta e quinta-feira, dias 15 e 16 de maio, no Parque Ecológico e de Lazer "Gustavo Simioni" (Prainha de Sertãozinho). Participaram desta etapa 51 estudantes, divididos em 18 equipes, sob a supervisão do professor de Física, Ailson Cunha. O evento também contou com apoio das professoras Patrícia Pinheiro e  Riama Coelho e dos monitores Caynnam Leal, Betina Bizinoto e Maria Julia Akemi.

Foram realizados mais de 50 lançamentos de alto nível este ano, com 12 equipes alcançando distâncias superiores a 200 metros, elevando significativamente o nível da competição local. A Equipe Aerospace, composta pelos estudantes Felipe Ramachoti, Hélio Bizio e Hendrus Souza, todos do 3º ano do curso Técnico em Química Integrado ao Ensino Médio, alcançou o maior lançamento da competição com a marca de 401 metros, tornando-se tricampeã da MoBFog - Etapa Escolar do IFSP Campus Sertãozinho. A equipe atualmente detém o recorde nacional de lançamento de foguetes de garrafa PET, com a marca de 494 metros, obtida há duas semanas na Copa Sudeste de Foguetes, realizada em Lavras - MG.

Em segundo lugar, com um lançamento de 277 metros, ficou a Equipe Omni Rockets, formada pelos estudantes Cauê Spanger, do 3º ano do curso Técnico em Automação Integrado ao Ensino Médio, João Vitor Milani e Umberto Coelho, ambos do 3º ano do curso Técnico em Química Integrado ao Ensino Médio. Em terceiro lugar, com 267 metros, ficou a Equipe Aero Desastre, formada pelos estudantes João Pedro Lima, Matheus Felipe da Silva e Renan Scavasini, do 3º ano do curso Técnico em Automação Integrado ao Ensino Médio. A equipe ainda realizou um excelente lançamento que não pôde ser medido, pois o foguete caiu no canavial e se perdeu.

O evento, realizado com o apoio da Prefeitura Municipal de Sertãozinho, contou com a presença de professores, técnicos administrativos e familiares dos estudantes que acompanharam os lançamentos. Também estiveram presentes o Diretor Geral do Campus Sertãozinho, Paulo Sérgio Calefi, o Diretor de Pesquisa e Inovação, André Dias, e o Diretor de Ensino, Márcio Reis. O vereador professor Tiago Lira também acompanhou os lançamentos e entregou duas Moções de Aplausos aprovadas na Câmara Municipal de Sertãozinho: uma para a Equipe Aerospace pela conquista da Copa Sudeste de Foguetes e pela obtenção do recorde nacional, e outra para o IFSP Campus Sertãozinho pela realização da MoBFog na cidade.

Os resultados nacionais da MoBFog, com as equipes medalhistas, serão divulgados em julho pela organização nacional da competição, que também divulgará as equipes classificadas para a Jornada Nacional de Foguetes, realizada em setembro em Barra do Piraí - RJ. Por fim, no fim do ano, a organização nacional anunciará os estudantes classificados para receber uma Bolsa de Iniciação Científica Júnior em Foguetes.

RESULTADO FINAL – 18ª MOSTRA BRASILEIRA DE FOGUETES – ETAPA ESCOLAR INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO CAMPUS SERTÃOZINHO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO CAMPUS SERTÃOZINHO

Mais imagens

WhatsApp Image 2024 05 17 at 14.11.36