Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Biblioteca > ENSINO > Biblioteca > Biblioteca Sobre
Início do conteúdo da página

Biblioteca Sobre

Publicado: Sexta, 02 de Junho de 2017, 18h23 | Última atualização em Terça, 18 de Abril de 2023, 15h29 | Acessos: 2968

A Biblioteca tem por finalidade oferecer suporte informacional aos programas de ensino, pesquisa e extensão do IFSP – Câmpus Sertãozinho e destina-se, primordialmente, a alunos regularmente matriculados em todos os níveis de ensino do Instituto, seus professores, servidores e a comunidade em geral para consultas in loco.

O acervo segue a Política de Desenvolvimento de Coleções das Bibliotecas do IFSP, aprovada pela Portaria nº 967, de 09 de março de 2015, e tem como objetivo atender a toda demanda interna do Instituto (alunos, professores e técnicos-administrativos) e público externo, fornecendo apoio ao desenvolvimento das atividades acadêmicas e dando prioridade ao atendimento das necessidades informacionais dos alunos da instituição. Atualmente, conta com mais de 15650 exemplares físicos. O acervo físico está tombado e informatizado e o acervo virtual possui contrato que garante o acesso ininterrupto pelos usuários, ambos registrados e com o acervo adequado aos componentes curriculares.

No endereço eletrônico http://pergamum.biblioteca.ifsp.edu.br é possível pesquisar todo o acervo que é tratado e disseminado por meio do Sistema de Gerenciamento de Bibliotecas Pergamum.

Os usuários também têm à disposição:

  • Livros eletrônicos disponíveis na Biblioteca Virtual da Pearson, que pode ser acessada pelo link https://plataforma.bvirtual.com.br/;
  • Normas técnicas pela assinatura da Target GedWeb, que são acessadas via Sistema Pergamum, utilizando-se o link http://pergamum.biblioteca.ifsp.edu.br/;
  • Periódicos e bases de dados nacionais e internacionais disponíveis por meio da assinatura de bases de dados do Portal de Periódicos da Capes, que contém em seu acervo títulos com texto completo, resumos, bases referenciais, bases dedicadas exclusivamente a patentes, além de livros e conteúdo audiovisual.

O espaço disponível para a Biblioteca compreende uma sala com espaço para a alocação do acervo, bancada de atendimento, área de estudo com 12 baias para estudo individual e 10 mesas com 4 lugares cada para estudo em grupo, sala de computadores, com 12 computadores conectados à internet, destinados à consulta do acervo e pesquisas em geral e 4 salas para estudos individuais ou para grupos de até 6 pessoas.

Há acesso direto ao acervo pelos alunos, servidores docentes e técnicos administrativos do IFSP, bem como à comunidade geral, e também empréstimos domiciliares, consulta no local, reserva de materiais online, levantamentos bibliográficos e empréstimo entre as bibliotecas do IFSP, o qual permite a todos os usuários – alunos e servidores com vínculo ativo – o acesso ao catálogo online para consultas, buscas bibliográficas, reservas e renovações de todos os câmpus participantes. O software Pergamum permite realizar todo o processamento técnico dos materiais bibliográficos e realizar o atendimento local, a divulgação de novas aquisições, o encaminhamento automático de alertas via e-mail, como alerta de empréstimos, alerta de devolução, de atraso, suspensão, reserva atendida, entre outros. O Regulamento seguido pela Biblioteca é o apresentado na Portaria n.º 1612 de 07 de maio de 2019, que aprova o regulamento de uso das Bibliotecas do IFSP.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página