Campus Sertãozinho do IFSP participa da Competição Regional BAJA SAE em São João del Rei

• Publicado: Segunda, 30 de Outubro de 2023, 15h49
  • Última atualização em Segunda, 30 de Outubro de 2023, 15h53

A equipe Tatu Baja do Campus Sertãozinho participou do Campeonato Regional Baja SAE Brasil que aconteceu de 18 a 22 de outubro, em São João del Rei em Minas Gerais.

A competição reuniu futuros engenheiros de universidades de todo o país, enriquecendo a experiência educacional dos participantes e demonstrando a excelência do ensino, da pesquisa, da inovação e da extensão realizados no IFSP.

Nesses cinco dias, as 24 equipes participantes tiveram que enfrentar várias provas até chegar ao último dia de competição, quando aconteceu a etapa principal: um enduro em uma pista repleta de obstáculos onde os carros são desafiados ao máximo, com muitas quebras e retornos aos boxes para reparos emergenciais. Para chegar à última fase, o protótipo Tatu Baja IFSP —teve que passar por testes de freio, suspensão, motor, chassi, direção, aceleração e assim, sendo aprovado em todas as provas, garantiu a vaga na fase final.

Antes das provas práticas que duraram cinco dias, o processo todo envolveu várias aprovações anteriores, com o projeto ainda no papel. O coordenador da equipe, Professor Paulo Frighetto, reforçou que a participação da capitã da equipe, Caroline Cardoso de Faria, foi fundamental para a gestão da equipe.

Além da capitã, a equipe participou com o piloto Carlos Eduardo Pavan, e os membros: João Pedro Galvão Gomes, Maira Eduarda de Lima, Pedro Nogueira Cardoso, Phillip Wilson Mesquita, Renato de Almeida Motta Maraia Rezende, Roger Souza Cruz, Vanessa Carneiro dos Santos Kalaki e Victor Hugo Chini Trindade.  Os alunos foram acompanhados pela técnica administrativa Fabiana Andrea Fracacio Frighetto e pelo professor Paulo Frighetto e conta com o apoio do professor Daniel Bazoni. Além dos integrantes da equipe atual, que consta com alunos de todos os períodos da engenharia mecânica, contamos com a colaboração muito importante de ex membros da equipe, inclusive os que já se graduaram e continuam atuando efetivamente no projeto.

O projeto já tem oito anos e o veículo foi sendo construído com tubos e peças doadas por empresas parceiras e a colaboração do Campus Sertãozinho e da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRP), que através de Editais, permitiu a compra de novas peças, proporcionando a construção de um veículo competitivo a nível Baja SAE BRASIL. A ajuda da INOVA-Reitoria na pessoa de Eder José da Costa Sacconi foi fundamental.

Confira as fotos:

image 2

Presentes na foto: Carlos Eduardo Pavan, Caroline Cardoso de Faria, João Pedro Galvão Gomes, Maira Eduarda de Lima, Pedro Nogueira Cardoso, Phillip Wilson Mesquita, Renato de Almeida Motta, Maraia Rezende, Roger Souza Cruz, Vanessa Carneiro dos Santos Kalaki e Victor Hugo Chini Trindade, Paulo Frighetto e Fabiana Andrea Fracacio Frighetto.

image 3

Presentes na foto: Carlos Eduardo Pavan e Victor Hugo Chini Trindade.