Estudantes do Campus Sertãozinho do IFSP conquistam medalha de Ouro em Jornada de Foguetes

• Publicado: Sexta, 06 de Outubro de 2023, 15h18
  • Última atualização em Segunda, 09 de Outubro de 2023, 15h38

Equipe bate recorde nacional de 425,7 m

Três equipes de estudantes do Campus Sertãozinho do IFSP conquistaram a medalha de Ouro na 45ª Jornada Nacional de Foguetes. A competição foi realizada entre os dias 25 e 28 de setembro em Barra do Piraí - RJ e contou com a participação de 77 equipes de todo Brasil.

A Jornada de Foguetes é uma olimpíada experimental, realizada pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) e com apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A competição consiste em construir e lançar, obliquamente, foguetes, a partir de uma base de lançamento, o mais distante possível. O foguete é construído pelos estudantes a partir de duas garrafas PETs e tem como combustível a mistura, em qualquer proporção, de vinagre e bicarbonato de sódio.

A Equipe Aerospace é formada pelos estudantes do 2º ano do curso Técnico em Química Integrado ao Ensino Médio: Hendrus Santos de Souza, Hélio Vinícius Bizio Corrêa e Felipe Ramachoti Neves; foi a 2ª colocada geral, quando seu lançamento alcançou a incrível marca de 425,7 metros, batendo o recorde nacional que era de 387 metros. Na competição, a equipe vencedora (do Sesi-Itapetininga) alcançou 475,7 metros quebrando novamente o recorde. Essas duas equipes se tornaram as únicas do Brasil a alcançarem mais de 400 metros em lançamentos com esse tipo de foguetes.

A Equipe Burning Wasp é formada pelos estudantes do 2º ano do curso Técnico em Automação Industrial Integrado ao Ensino Médio: Pedro Bondezan, Gabriel Cardoso de Souza e Cairo Eduardo Lima Júlio; e alcançaram 272,0 metros. A Equipe VIP, formada pelos estudantes do 2° ano dos cursos Técnico em Química Integrado ao Ensino Médio e Técnico em Automação Industrial Integrado ao Ensino Médio: Vinícius Pereira de Paula Sá, Isabela Caroline Silva Viana e Liriel Vitória Gomes Ferreira; alcançaram 264,4 metros. As duas equipes também ganharam a medalha de ouro na competição.

O estudante Hélio Bizio comentou: “A preparação para competição foi árdua, com muitos desafios e testes, buscando alcançar uma melhor metragem”. Já o estudante Hendrus Santos destacou: “A experiência foi gratificante, de muito aprendizado e de muito conhecimento ao dar sentido mais prático a própria teoria que muitas vezes não é testada”.

Para o professor de Física Ailson Cunha, orientador das equipes, o resultado foi excelente e reflete um longo trabalho e muito aprendizado: “São muitos conhecimentos envolvidos seja de física, química, aerodinâmica, etc; esses estudantes se dedicaram muito, fizeram dezenas de testes, inúmeros lançamentos”. Além disso, o professor destaca que essa pode se tornar uma carreira científica no futuro: “Muitos estudantes que participam da Jornada de Foguetes acabam seguindo a carreira aeroespacial, a qual demanda profissionais altamente especializados”.

Equipes Sertãozinho1

Presentes na foto: Cairo Eduardo Lima Júlio, Pedro Bondezan, Gabriel Cardoso de Souza, Liriel Vitória Gomes Ferreira, Isabela Caroline Silva Viana, Hendrus Santos de Souza, Hélio Vinícius Bizio Corrêa, Felipe Ramachoti Neves, Ailson Cunha e Vinícius Pereira de Paula Sá.

Equipes Sertãozinho2

Presentes na foto: Felipe Ramachoti Neves, Hélio Vinícius Bizio Corrêa, Hendrus Santos de Souza, Ailson Cunha, Isabela Caroline Silva Viana, Liriel Vitória Gomes Ferreira, Vinícius Pereira de Paula Sá, Pedro Bondezan, Cairo Eduardo Lima Júlio, Gabriel Cardoso de Souza.