Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Projeto Manipueira lança sua primeira safra

  • Publicado: Quarta, 30 de Agosto de 2023, 14h55
  • Última atualização em Quarta, 30 de Agosto de 2023, 15h12
  • Acessos: 967

Cerveja selvagem produzida pelo Campus Sertãozinho será lançada em encontro em 6 de setembro

 

O Campus Sertãozinho do IFSP é um dos participantes de projeto nacional que incentiva cervejarias locais a utilizarem a microflora presente na mandioca para criar cervejas únicas, fermentadas por leveduras e microrganismos selvagens. Na quarta-feira, 6 de setembro, acontecerá o lançamento da sua primeira safra, a partir das 16h, no Empório Alto Pinheiros, em São Paulo (SP), com entrada gratuita.

A Manipueira Selvagem, cerveja resultado de projeto do campus, utilizou a manipueira (líquido é extraído na prensagem durante o processo de produção de farinhas da mandioca) produzida no assentamento Mário Lago, de Ribeirão Preto (SP), como fonte local de microrganismos para a fermentação, criando uma cerveja selvagem e única. O mosto (líquido fermentado) produzido seguiu uma receita comum, acordada previamente entre os produtores participantes. Desde então, a cerveja é fermentada em barril de carvalho e está próxima do envase e lançamento. 

No lançamento, produtores de diversas cidades do Brasil que se uniram para produzir cervejas fermentadas com microrganismos da mandioca apresentarão os resultados de suas criações. O Projeto Manipueira, coordenado pela Associação Brasileira de Cervejas Artesanais (Abracerva), conta com mais de 40 fábricas de dez estados brasileiros.

Além dos aspectos culturais e de mercado, o IFSP participa do grupo de pesquisa que analisa cientificamente a produção, comparando microbiotas dos diversos locais de produção do Brasil, por meio de análises microbiológicas, genômicas e físico-químicas.

“O projeto é um marco para a cerveja brasileira, tanto pelo terroir, quanto pelos estudos que estamos realizando, que permitem entender um pouco mais da dinâmica dessas fermentações complexas. O estudo é único nessa extensão no Brasil”, explica o professor Jean Rodrigues, coordenador do Centro Multidisciplinar de Tecnologia Cervejeira do IFSP — Campus Sertãozinho.

Nos dias seguintes ao lançamento, acontecem mais dois eventos relacionados ao projeto: o II Encontro Selvagem, com palestras, cursos e mesas-redondas com produtores, cientistas, chefs de cozinha, sommeliers e diferentes profissionais do Brasil e do Exterior relacionados ao mercado, dialogando sobre cervejas ácidas complexas brasileiras e sul-americanas; e a 1ª Feira Selvagem, com degustação de cervejas ácidas complexas, produzidas por cervejarias artesanais e independentes. Para estes, é necessário a compra de ingressos.

 

Notícias relacionadas: Câmpus Sertãozinho participa de projeto para uso de leveduras nacionais na fabricação de cerveja

 

Publicado por: DiCom, em 29/08/2023,  disponível no link: https://www.ifsp.edu.br/component/content/article/17-ultimas-noticias/4002-projeto-manipueira-lanca-sua-primeira-safra

registrado em:
Fim do conteúdo da página