Estudantes do IFSP/Sertãozinho conquistam 3 medalhas na Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas

• Publicado: Quarta, 15 de Março de 2023, 06h59
  • Última atualização em Quarta, 15 de Março de 2023, 06h59

A Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP) divulgou a relação dos estudantes que conquistaram medalhas em Nível Nacional na OBFEP/2022. Foram inscritos cerca de trezentos mil estudantes. O Câmpus de Sertãozinho do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo conquistou 3 medalhas, sendo: um ouro, uma prata e um bronze. Além disso, a OBFEP premia escolas e professores por estado: o Câmpus de Sertãozinho foi novamente uma das 3 escolas premiadas do Estado de São Paulo e o professor Ailson Vasconcelos da Cunha um dos 3 professores premiados do Estado de São Paulo.

A OBFEP é realizada pela Sociedade Brasileira de Física (SBF) com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, (CNPq), e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

A olimpíada é realizada anualmente, conta com duas fases e com a participação voluntária dos estudantes. A 1ª fase contou com quinze questões de múltipla escolha e foi realizada no dia 30/08. Já a 2ª fase, contou com cinco questões abertas e prova experimental, que foi realizada em 26/11 no Departamento de Física da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da Universidade de São Paulo (USP).

A participação dos estudantes na 2ª fase foi viabilizada pela Secretaria Municipal de Educação de Sertãozinho que ofereceu um ônibus para transportar os estudantes da cidade, uma vez que, a rede municipal e a rede estadual também tiveram estudantes classificados: oito estudantes da EMEF "Prof. Roberto Zanutto Desidério", oito da E.E. Anna Passamonti Balardin e 11 estudantes do IFSP/SRT. Na ocasião, os estudantes foram recebidos, antes da prova, pelo prefeito do município, Dr. Wilsinho, pela secretária municipal de educação, Luciana Ambrósio; e pelo secretário de Governo, Walter Celine. Os estudantes foram acompanhados pelos professores Rodrigo Domingos Dias e Ailson Vasconcelos da Cunha.

A cidade de Sertãozinho vem sempre se destacando em olimpíadas científicas e, em especial, na OBFEP. Além de uma grande quantidade de estudantes medalhistas de todas as séries participantes, em 2019 entre as 3 escolas premiadas pela OBFEP no Estado de São Paulo, duas foram do município: o IFSP/SRT e a EMEF “Prof. Roberto Zanutto Desidério". E em 2022, a cidade conquistou outras 5 medalhas, além das 3 medalhas do IFSP/SRT, totalizando 8 medalhas para a cidade, uma escola e um professor premiado.

Os estudantes do IFSP/SRT premiados na OBFEP foram:

• OURO: MARIA JÚLIA AKEMI KOGURE BESSA (2º ano do EM)

• PRATA: GABRIEL CARDOSO DE SOUZA (1º ano do EM)

• BRONZE: HENDRUS SANTOS DE SOUZA (1º ano do EM)

Os demais estudantes de Sertãozinho premiados (todos do 9º ano do EF) foram:

• OURO: GABRIEL MORAES SILVA – E. E. ANNA PASSAMONTI BALARDIN

• PRATA: ANA CLARA ALMEIDA BARBOSA – EMEF PROFESSOR ROBERTO ZANUTTO DESIDERIO

• PRATA: ANA LUIZA YUKIKO KATAYAMA – EMEF PROFESSOR ROBERTO ZANUTTO DESIDERIO

• BRONZE: GABRIEL VILLALTA DIAS – EMEF PROFESSOR ROBERTO ZANUTTO DESIDERIO

• BRONZE: MARIA EDUARDA GIMENES – EMEF PROFESSOR ROBERTO ZANUTTO DESIDERIO

Escolas premiadas no Estado de São Paulo:

• Municipal: Escola Técnica de Paulínia – Paulínia / SP