Março das mulheres: IFSP terá ações durante todo o mês

• Publicado: Terça, 07 de Março de 2023, 07h32
  • Última atualização em Terça, 07 de Março de 2023, 07h54

Ações serão atualizadas ao longo do mês nesta página; webinar e debate, no dia 8, abrem a programação

notcia mulheres

Em alusão ao Dia Internacional das Mulheres, celebrado oficialmente no dia 8, o IFSP está preparando um conjunto de ações para todo o mês de março.

A principal iniciativa é uma ação institucional apoiada pela reitoria e organizada pelas diretoras-gerais de câmpus. O “Março pelo (re)conhecimento das Mulheres no IFSP vai promover debates e reflexões sobre os desafios da atuação das servidoras da Instituição, no contexto de uma sociedade estruturalmente machista. A ideia é que as atividades desenvolvidas possam estimular a identificação das dificuldades encontradas e a proposição de ações que visem à igualdade de gênero.

Uma das diretoras à frente da ação, Caroline Jango (Câmpus Hortolândia) aponta que, assim como no restante do Brasil, no IFSP também há uma cultura institucional que identifica os servidores homens como mais aptos aos postos de gestão. “Essa cultura possivelmente tem uma origem histórica na organização de instituições de ciênciaetecnologia”, diz. Segundo ela, na sociedade em geral, as mulheres têm pouco espaço para atuarem como lideranças, principalmente nessas áreas do conhecimento.

Também envolvida na organização dos eventos que acontecerão no IFSP, a diretora do Câmpus Barretos, Juliana Pimenta, reconhece alguns progressos na instituição, mesmo que tímidos. “No Instituto, muitos desses cargos são ocupados por homens e mulheres eleitos pela comunidade. Se olharmos para os nossos processos eleitorais veremos avanço na participação feminina, ainda que de forma mais lenta do que gostaríamos.” Para Juliana, a parceria entre as gestoras e a reitoria nas ações relacionadas ao mês das mulheres também demonstra que há uma disposição da gestão em fomentar esse debate e buscar caminhos possíveis para mudanças estruturais.

Atualmente não há dados sistematizados a respeito da participação das mulheres nos cargos de gestão dentro do IFSP, mas existe uma pesquisa desenvolvida pela servidora Camila Fátima dos Santos, sob o título “Mapeamento da participação feminina em ações de ensino, pesquisa e extensão no Instituto Federal de São Paulo (IFSP): um estudo exploratório”, cujos resultados serão apresentados em uma webinar no dia 8 de março. No mais, Caroline acredita que a transformação de uma cultura institucional é um processo em constante movimento. “Ações como esta que estamos realizando, entre outras que discutam e valorizem o papel da mulher na nossa sociedade, são totalmente necessárias”.

Além de Caroline Jango e Juliana Pimenta, integram a equipe organizadora dos eventos as diretoras de câmpus Gabriela Arduino, Juliana Moraes, Karina Maretti e Letícia Pedroso.

Evento conjunto -  Na manhã do dia 8 de março, Caroline Jango representará o IFSP no evento Gênero, Equidade e Diversidade nas Universidades e Institutos, que ocorrerá no Auditório Raízes, na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a partir das 9h. O evento é uma ação conjunta entre o IFSP e as universidades públicas paulistas.

Durante o encontro, dirigentes do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Universidade Federal da ABC (UFABC) discutirão a elaboração de um termo de compromisso para a criação da Rede Equidade, a partir da qual será elaborada uma Política de Equidade de Gênero que considere as articulações entre gênero e outras diferenças e desigualdades que será tomada como base para a elaboração de planos de ação institucionais que possibilitem a consecução dos objetivos da Rede.

Confira abaixo a programação do IFSP para o dia das mulheres:

08/03 – 17h – Webinar: “Março pelo (re)conhecimento das Mulheres no IFSP” - um panorama dos dados sobre a atuação das servidoras do IFSP em geral e em espaço de gestão. Inscreva-se para participar.

16/03 – 17h – Reunião Virtual: Desafios das Servidoras do IFSP nos postos na gestão no IFSP (convite será encaminhado por e-mail junto ao link da sala virtual);

30/03 – 17h – Formação no Colégio de Dirigentes: As diretoras-gerais envolvidas na ação vão levar os temas debatidos ao longo do mês a fim de serem pensadas ações que colaborem com o enfrentamento dos desafios.

Programação

Como parte das ações do mês das mulheres, a Pró-Reitoria de Extensão e os câmpus do IFSP estão preparando diversas outras atividades durante todo o mês de março. A programação será disponibilizada nesta página assim que forem sendo confirmadas. Acompanhe!

Retirada do site da reitoria, disponível no link: https://www.ifsp.edu.br/component/content/article/17-ultimas-noticias/3584-marco-das-mulheres-ifsp-tera-acoes-durante-todo-o-mes